Onde mora o "juízo"? Nascimento de um abaixo-assinado

| Sem Comentários
Segue, em anexo, um artigo intitulado "Onde mora o "juízo"? Nascimento de um abaixo-assinado" acerca do tema "Localização do Centro-Escolar Ourém Nascente" para publicação, que esclarece a posição dos abaixo-assinados.

Onde mora o "juízo"?

Nascimento de um abaixo-assinado 

     Na sequência dos acontecimentos que se prendem com a localização do Centro Escolar "Ourém Nascente", muito se tem dito e pensado e mais ainda há a esclarecer. Importa, contudo, fazê-lo de forma séria e isenta.

     Propomo-nos, dessa forma e através deste artigo, dar a conhecer, a todos os leitores, o que despoletou o movimento "abaixo-assinado - proposta de localização do Centro Escolar Ourém Nascente" (que, saliente-se, em apenas três serões recolheu cerca de 500 assinaturas e vai continuar até atingir o seu objectivo).

     Soube-se, sobretudo através dos meios de comunicação, que o local escolhido para a construção do "Centro Escolar Ourém Nascente", que implicaria o encerramento das escolas EB1 e JI das freguesias de Seiça (escolas de Seiça e de Coroados), de Alburitel e de Vale Travesso, era a localidade de Fontaínhas, lugar fronteiriço entre as duas primeiras freguesias referidas. De facto, diriam alguns, "é uma ideia gira". Contudo, o nosso propósito não é defender "ideias giras", mas sim defender o interesse da população (pais, encarregados de educação, família, moradores e, sobretudo, crianças). Legitimamente, surge a questão: se a localidade é fronteiriça entre ambas as freguesias, se pertence inclusivamente à freguesia de Seiça, como pode surgir um abaixo-assinado precisamente dos encarregados de educação desta freguesia? São várias as razões. Cabe ao leitor inteirar-se delas e pensar por si mesmo, políticas à parte. (As seis razões aqui enumeradas são as que constam no abaixo-assinado):

     "1º - A não proximidade em relação à cidade de Ourém e à sede do Agrupamento, locais para onde conflui a generalidade dos Encarregados de Educação;" (auscultados muitos destes, a resposta foi unânime: "Não andamos para trás. Trabalhamos em Ourém, os nossos filhos vão para Ourém.")

     "2º - A localização prevista para a construção não servirá a maior parte das aldeias abrangidas, visto ser no limite geográfico do concelho de Ourém;" (afastando-se do "epicentro" de ambas as freguesias, sobretudo da mais populosa - Seiça).

     "3º - O deficiente acesso rodoviário;" (Seja qual for o percurso escolhido, o acesso é péssimo e não se trata apenas da falta de asfalto. Trata-se de estradas estreitas, onde um autocarro e um carro não cruzam, trata-se da ribeira de Seiça, que, com as cheias, impossibilita o acesso a Fontaínhas, quer por Seiça, quer por Coroados-Valada).

     "4º - O elevado custo que acarretará o transporte dos alunos;" (Dada localização prevista, os pais não conseguem assegurar o transporte, tendo de recorrer aos autocarros. Como é do conhecimento geral, a rede de transportes é insuficiente, tornando os horários incompatíveis com os dos pais e péssimos para as crianças).

     "5º - A localização contígua a uma indústria que envolve produtos inflamáveis;" (Onde fica a segurança e o bem-estar das crianças? poluição ambiental e sonora,  camiões e transporte de crianças em estradas sinuosas, ...).

     "6º - A previsão de um custo de construção bastante elevado, quando comparado com outros Centros Escolares em construção, de maior capacidade, em virtude do declive acentuado do terreno." (Basta consultar as previsões orçamentais; sem mais comentários quanto à parte económica ...)

     Queremos ainda transmitir aos leitores que, tal como referido no ofício dirigido à Ex.ma Sr.ª Presidente da Assembleia Municipal e ao Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal, "saudamos a construção de um Centro Escolar para esta zona do concelho, pretensão há muito ansiada por toda a população, e sublinhamos que esta manifestação se refere unicamente à localização prevista do Centro Escolar, que não serve a maior parte da população que se pretende abranger, e não questiona, em caso algum, a construção do mesmo."

     Se nos forem permitidas ainda mais duas linhas de texto, gostaríamos de responder aos receios de desertificação das freguesias, em virtude do crescimento dos grandes centros urbanos e da contribuição da falta de escolas nos meios mais rurais - receio apontado pelos defensores da localização prevista. 

     Com todo o respeito, condenado ficará um Centro Escolar que não sirva a maior parte da população visada pela sua construção.

     Ainda que a proposta deste abaixo-assinado aponte para uma localização fora de ambas as freguesias, - zona de Alcaidaria (freguesia de N.ª Sr.ª da Piedade, à qual pertence o lugar de Vale Travesso) - esta proposta vai ao encontro do trajecto diário da população das freguesias de Seiça e Alburitel. Há quantos anos as escolas de Fontaínhas, Valada, Cristóvãos e Pêras Ruivas encerraram? E a escola de Coroados? Essa mantém-se. E mantém-se dado o seu acesso favorável, dado o trajecto habitual dos encarregados de educação e familiares e a sua proximidade com Ourém. Exactamente isso. Não se mantém apenas com alunos de Coroados e Quintas (lugares visados por esta escola). Mantém-se com alunos de Covas da Raposa, Cristóvãos, Pêras Ruivas, Valada e inclusivamente de outro concelho (Torres Novas).

     Apelamos a si, leitor, a si, senhor Presidente de Junta de Alburitel,  a si, senhor Presidente de Junta de Seiça e a si, senhor Presidente da Câmara de Ourém, a tomarem uma posição pró-crianças; apelamos a usarem de bom senso que, para nós, se prende com a segurança, com o bem-estar daquelas, a todos os níveis, e com o desempenho profissional dos pais e encarregados de educação -  evitem-se percursos sinuosos e desnecessários em autocarros escolares e localizações, no mínimo, duvidosas; apelamos a esquecer qualquer cor política, porque de politiquices as crianças nada querem saber e, como já dizia o poeta Fernando Pessoa "o melhor do mundo são as crianças" (Poema Liberdade).

     Leitores cidadãos, trata-se de crianças a partir dos 3 anos de idade! 

     Os responsáveis pelo movimento "abaixo-assinado"

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38