primeira ZIF

| Sem Comentários
Uma excelente notícia que se espera dar origem a outras, via O Mirante:

Na sexta-feira, dia 30, realizou-se na Junta de Freguesia de Seiça, Ourém, uma reunião para a constituição da primeira Zona de Intervenção Florestal (ZIF) do concelho. Cerca de meia centena de pessoas reuniram-se para tomar conhecimento sobre a nova estrutura e as vantagens da sua constituição.

O arranque do processo iniciou-se com 215 hectares, de 11 proprietários florestais, mas no espaço de um ano este número terá que chegar aos 750 hectares. A ZIF só poderá ser considerada válida quando se reunirem aderentes detentores de metade da área florestal de Seiça.

O presidente da Junta de Freguesia de Seiça notou que há um problema geral ao país que é "a dificuldade de associação", mas o objectivo "é que todos sejamos beneficiados". Assim, de 15 em 15 dias, uma técnica da Geoterra, empresa que assegura o processo de constituição da ZIF, vai encontrar-se na Junta de Freguesia para ajudar no processo.

A ZIF é promovida pelo Estado e tem por objectivo associar em condomínio comum proprietários florestais das áreas de pequena propriedade. Com uma gestão florestal comum, torna-se mais fácil combater fogos e gerir o património, sendo que ajuda a captar mais fundos comunitários e do Estado. Os proprietários mantêm a plena posse da terra, mas têm que respeitar regras comuns.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38