República sacra


O Spectrum - um blogue colectivo nacional sobre política - dá hoje o devido destaque à polémica Oureense levanta aqui pelo Sérgio Faria. Também por os facto serem sintomas do estado da centenária república, o caso teve o destaque merecido para uma discussão a outra escala. O post do Spectrum surge da seguinte forma:

A Câmara Municipal de Ourém (onde foi eleito pela primeira vez um executivo PS), está a organizar as celebrações religiosas da semana santa. Sim, a Câmara Municipal. São 7dias onde, para além de um concerto dentro de uma igreja, não faltam missas e outros rituais religiosos promovidos com popa e circunstância pelo poder local de um estado que, ao que parece, é laico.

estado laico ourem.jpg

Sérgio Faria, n'o Castelo vai nu:

Claro que podem sempre tentar convencer a malta que antes não havia lava pés, laudes após matinas, via crucis, procissões e páscoa e que princípios básicos e elementares do ordenamento jurídico português não se aplicam cá, neste reduto sagrado que é o município de ourém, por acaso parcela do complexo administrativo do estado. E claro que até podem estabelecer e declarar que há uma paróquia a colaborar - exactamente, nem menos nem mais, a colaborar - nas manobras pascoais organizadas pretensamente pela câmara municipal. No balanço que para aí vai, ainda hão-de publicar uma nota no site do município a creditar à câmara municipal a organização da visita do papa a fátima e a colaboração - ou, vá lá, a parceria - do vaticano e do reino dos céus nisso. Que fazer? A câmara municipal não podia limitar-se a contribuir para a divulgação e difusão de um programa de religioso - por ter valor cultural -, não, isso era pouco. Havia que ir mais além e publicitar o município como sendo uma estância confessional, pôr a câmara municipal - seguramente por via do vereador que tem o pelouro dos eventos - a organizar missas e tal.

No caso de querer deixar um comentário, é favor de o fazer na caixa de comentários original.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38