sinais, iii

| Sem Comentários
Uma medida tomada pela maioria socialista na câmara municipal no sentido de contribuir para a resolução da opacidade que caracteriza a política local é a abertura das sessões desse órgão à comunicação social (vide Notícias de Ourém, n.º 3748, 6.novembro.2009, p. 2). Como é óbvio, o sucesso desta medida depende do tipo de cobertura de tais sessões que vier a ser feita pelos órgãos de informação locais (1). E se é certo que quanto mais publicidade for dada à informação sobre a realidade municipal melhores tenderão a ser as condições de acompanhamento e de juízo dos munícipes em relação a tal realidade, não menos certo é que a qualidade da informação transmitida é fundamental para garantir a melhoria das condições referidas (2). Pelo que, sob condição, a presença da comunicação social nas sessões na câmara municipal pode proporcionar um modo de informação e de prestação de contas do elenco camarário eficaz e regular. Conquanto não sirvam uma intenção de propaganda, o mesmo é válido em relação às conferências de imprensa e aos briefings que se vierem a realizar após as mesmas sessões.
__________
(1) O primeiro exemplo do que pode resultar desta iniciativa é uma notícia estampada na última edição do Notícias de Ourém (n.º 3749, 13.novembro.2009, p. 3), referente à sessão extraordinária da câmara municipal que aconteceu na terça-feira passada. A que se junta este exercício de pergunta e resposta, com intermediação do mesmo semanário, em que o presidente da câmara municipal respondeu a uma pergunta formulada por uma munícipe.

(2) A este propósito justifica fazer-se referência a um caso recente que suscita preocupação. Dois jornais locais - o Notícias de Fátima (n.º 483, 6.novembro.2009, p. 6) e o Notícias de Ourém (n.º 3748, 6.novembro.2009, p. 15) - publicaram peças sobre a sessão da assembleia municipal que se realizou imediatamente após a tomada de posse. Em tal sessão foi eleita a mesa do órgão, processo que foi reportado com clareza por ambos os jornais. O problema é sobre o que sucedeu depois, quando representantes eleitos pela cdu, pelo cds-pp, pelo ps e pelo psd fizeram intervenções, afirmando as posições, disposições e expectativas respectivas em relação ao mandato que então se iniciava. Na peça do Notícias de Fátima são sumariadas as intervenções dos representantes da cdu, do cds-pp e do psd, sendo omitida a intervenção por conta do ps. Na peça do Notícias de Ourém existem os resumos das intervenções dos representantes eleitos pela cdu e pelo ps, sendo omitidas as duas outras intervenções, por conta do cds-pp e do psd. Ou seja, em relação ao mesmo acontecimento, há relatos parcelares ou insuficientes, portanto distintos do que aconteceu, o que tem consequências evidentes ao nível do entendimento que se pode ter sobre o que de facto sucedeu.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38