Des-reserva Agrícola Nacional

| Sem Comentários
RAN_redu.JPG
A Reserva Agrícola Nacional, RAN, assume no Concelho de Ourém uma importância acrescida. A sua importância vai para alem do seu valor estratégico na defesa dos solos com potencialidades agrícolas, garantido assim que o mais precioso recurso de um território (o solo cultivável) nunca deixe de estar disponível para as gerações vindoiras, venham elas a precisar, ou não. Estas áreas, em especial no norte do concelho - como exemplifica a fotografia aérea de uma dessas áreas em Ribeira do Fário, Ourém - sendo protegidas da florestação, para além de serem um forte contributo para a biodiversidade e conservarem as boas propriedades dos solos, assumem-se como importantes estruturas naturais na prevenção da deflagração dos incêndios florestais e, por isso, obviamente que tem um importância extra que é vital durante o nosso veraneio.
Ora, as alterações do regime da Reserva Agrícola Nacional, através do Decreto-Lei nº 73/2009, é mais um brilharete de um governo que, tem demonstrado um estiloso desprezo pelas boas práticas no Planeamento e Ordenamento do Território, não só no conteúdo das leis, mas também na forma como elas são levadas em frente. Enfim nada de novo. O facto é que no presente cenário, é previsto permitir a incondicional florestação dos solos agrícolas. Ora, temos que dizer que, para além de gravoso, é irresponsável.
Felizmente, parece que arrogância vai diminuir. Felizmente também, parece que com apenas um pouco mais que duzentas assinaturas a juntar às milhares já existentes, ainda há hipótese do assunto voltar à importante e estratégica discussão. Assim se espera.

Faça aqui o seu contributo.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38