Moer, i


Conforme agendado, aconteceu na noite de sábado a apresentação do programa do moia - movimento pr'Olival independente e activo, apresentação seguida de debate. Bastantes pessoas estiveram presentes, sinal de que o moia, para além de ser um movimento que mexe, tem capacidade de mobilização e de suscitar o envolvimento cívico das gentes do Olival. Capacidade que, pelo que ficou patente, não depende de factores extra-políticos - não havia banda ou vedeta da televisão para abrilhantar musicalmente o encontro, assim como não havia porco no espeto, a rodar e a ser retalhado para caber dentro do pão, e bebidas à descrição, chamarizes usados recorrentemente em ocasiões do género. As pessoas da assistência estiveram presentes sobretudo em razão da sua curiosidade e do seu interesse em relação às propostas do moia.
Na circunstância foi possível perceber que o movimento é a expressão de uma energia latente, que transcende os limites políticos convencionais e tradicionais, confirmando o discurso que vem sendo produzido e exposto no blog do moia. E embora tenha sido constituída uma lista de cidadãos eleitores com o objectivo de servir uma candidatura à assembleia de freguesia do Olival, o movimento dá sinais de ir ganhando consistência e um alcance não estritamente político, constituindo-se como movimento cívico, para durar e continuar a intervir para além da data das eleições. Prova disto é o facto de terem sido apresentados vários projectos que o moia pretende concretizar mesmo que os resultados eleitorais não garantam as condições para o fazer com o suporte dos órgãos da freguesia. Marcas de independência e de activismo maiores não há.
A título ilustrativo, merece referência a intenção de criar uma «academia de estudos», orientada para prestar apoio às crianças e aos jovens da freguesia fora do tempo lectivo, de modo a contribuir para que os alunos sejam mais autónomos no âmbito da sua aprendizagem e, por essa via, consigam melhorar as suas competências e os seus resultados escolares. Para o efeito, está a ser constituída uma bolsa de professores que cubra um leque alargado de áreas disciplinares e de níveis de ensino, para, em regime de voluntariado e gratuitamente, ser feito o acompanhamento dos alunos referido.
Uma notal final. O moia tem liderança. Mas não tem um líder tipo caudilho, soba ou maioral. Não por acaso a apresentação do programa do moia foi conduzida pelo candidato a presidente da junta de freguesia do Olival, mas outras pessoas fizeram a exposição e a justificação, expondo motivos e fundamentos, de algumas propostas específicas. O que significa que, para além da partilha de um conjunto de princípios e orientações fundamentais - assentes numa cultura de serviço público, de cumprimento de regras, de tratamento igual de pessoas e casos e de transparência -, é a disponibilidade e a complementaridade das pessoas envolvidas no moia que faz a unidade do movimento. Várias vozes para um objectivo comum e um projecto integrado. Percebe-se que, por tudo isto, seja um movimento contra ninguém. E pr'Olival.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38