Ainda os nós do IC9

| Sem Comentários
A população de Alburitel parece não desistir do seu nó, com que foi contemplada pelas Estradas de Portugal SA. E, parece que tem razão. Vê nesse entrosamento de estradas a forma de não ficar isolada do desenvolvimento do resto do Concelho. Mais ainda, o nó, salvo melhor opinião, não servirá só a população de Alburitel, como também um conjunto de populações vizinhas, com actividades económicas complementares das suas, como seja a freguesia de Seiça e, parte da Freguesia da Sabacheira no Concelho de Tomar, assim como uma boa parte da freguesia de Assentiz do vizinho Concelho de Torres Novas. Indirectamente, o "dito" nó servirá também algumas das populações das freguesias de Caxarias, Rio de Couros, Casal dos Bernardos e Freixianda. Sabe-se, que muitos dos habitantes dessa freguesias se dedicam à construção civil nos concelhos limítrofes, tais como Tomar, Constância , Abrantes, etc. É vê-los de manhã e à tarde galgar por estradas esventradas, que atravessam as freguesias mencionadas, para rapidamente chegarem ao local de trabalho. Para estes, também nada melhor que o nó de Alburitel, já que as estradas por onde atravessam dentro do nosso concelho e nas suas freguesias são péssimas, como disse, sendo que uma delas, numa área de 3 ou 4 quilómetros nem é alcatroada. Também estes empresários, quase todos em nome individual, que cavam fora riqueza para o nosso concelho, merecem melhor.
No tocante à construção dos nós junto da cidade de Ourém, tudo o que a Câmara fizer, mobilizando populações, conjuntamente com os seu acólitos é pura demagogia, no momento actual. Interessou-se em mudar o traçado do IC9, com elevados custos para as populações que tiveram os seus terrenos sob área de reserva durante mais de duas décadas, e esfregou as mãos de contente, pensando, que o resto era com as Estradas de Portugal SA. Puro engano! A quem não planeia acontece-lhe destas coisas. Vê passar ao longe a obra, sem "lhe cair a camionete em casa", com diz o povo de Alburitel. O ovo nem sempre é certo no sítio certo.
Há muito tempo que a cidade de Ourém merecia uma cintura viária externa, como aconteceu, por exemplo, com a cidade de Torres Novas. Ninguém se preocupou e, o mais grave é que viram fugir muitos "fundos comunitários", aos quais podiam apresentar candidaturas. Bem estiveram os homens que há mais de sessenta anos delinearam e construíram a Av.ª D.Nuno Álvares Pereira. Esses tiveram visão, o mesmo não se pode dizer de quem nos tem governado.
A Câmara de agora, anda a esmolar junto da "E.P. SA", quando se existisse a tal cintura externa, não restava nada mais a esta entidade, do que encostar o IC9 à nossa cidade. Agora não! Como pode fazê-lo, se o município de Ourém e quem a ele preside não tem uma visão estratégica, acompanhada de um estudo sério dos limites da cidade de Ourém?...Muito bem estão as Estradas de Portugal SA, que pelo menos deixam espaço para que a cidade de Ourém se desenvolva harmoniosamente, sem constrangimentos de poluição, provocado por um caudal imenso de trânsito como a nova via a construir vai ter...
Temos que acreditar que os tempos são de mudança. Nada melhor do que o diálogo. Este só pode ser feito com outras caras. Os existentes nada provaram, a palavra aos eleitores... .

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38