As famílias royal

| 1 Comentário
Nada perceber de política é uma coisa boa até ao momento em que se pretende ou tenta perceber alguma coisinha do assunto. Por exemplo, para que raio é que serve um partido político? Um partido político é algo dado a franchising? Que tipo de consistência tem um partido político? Um partido político pode ter ao mesmo tempo ou pouco tempo depois uma posição e uma posição muito diferente? Vamos aos factos que suscitam estas interrogações.
Caso á. Durante anos e anos o psd propôs, suportou e sustentou David Catarino como presidente da câmara municipal. Agora, embora os modos bons da vergonha - e o humanismo de Vítor Frazão - não permitiam afirmar o alívio decorrente da abalada dele, a malta do psd anda a fazer quantos abrenúncios pode para esconjurar a fama má que foi colhendo durante o consulado do presidente da câmara municipal anterior. Daí que as mesmas pessoas que participaram em decisões «assim», mal David Catarino virou costas, tenham passado a participar em decisões «assado», como se o mundo estivesse do avesso. Bonito. Em Ourém o psd é como o resultado das multiplicações célebres do outro: dá mais ou menos o que dá.
Caso bê. O ps também é mais ou menos assim. Em sessão da câmara municipal, no dia treze último - vide acta da câmara municipal, pp. 4-5 -, os vereadores socialistas votaram contra a participação do município de Ourém no capital social de uma empresa a ser criada no âmbito do projecto fátiparques e em sessão da assembleia municipal, acontecida ontem, o grupo socialista votou a favor. Jasus, valha-nos o santo novo. É que a malta do psd esperou que David Catarino tivesse dado ao slide para começar a fazer o contrário do que andava a fazer.
Em face do exposto, sem risco de a prova empírica contradizer a conjectura, pode propor-se a hipótese seguinte: em Ourém, psd e ps são uma massa política com consistência frouxa e tremulante. Enquanto granel, a malta de um e de outro dos partidos políticos referidos dá para «isto» e para «o contrário disto» sem mudar de cor ou pudor. É mais ou menos como a gelatina. Embora a gelatina, ui, dê para comer.

1 Comentário

O autor parece perceber de política e, como tal, ter uma boa solução para o concelho de Ourém.
Foi pena que tivesse parado a sua dissertação antes de apontar a solução do problema...

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38