castelo de fátima

| 54 Comentários

54 Comentários

Memória curta a de Vitor Frazão.
Aquelas placas foram colocadas no pressuposto da criação do Concelho de Fátima e na extinção do concelho de Ourém.Assim estaria tudo conforme a legislação.
Nós por Cá engolimos tudo na nossa boa fé Mariana.
Como o concelho de Fátima está em banho Maria,os de Lá tomaram conta dos destinos dos de Cá e assim já têm o Concelho de Fátima só não conseguiram mudar o nome(Pormenores) mas têm fronteiras mais alargadas .Estratégicamente Perfeito.

O erro no frontespício (se é que é assim que se escreve), vai ser colmatado...um dia destes!

Muito Bom!

«castelo de fátima» está ao nível do «quarto duque de ourém». a propósito de castelo e milagres, vide o mirante, n.º 872, 2.abril.2008, p. 8 (neste instante ainda não dispnonível online)

E a Estação de Fátima onde é que é?

Eheheh!

Esta reportagem na TV, que não tinha visto, deixou- me... em ânsias. À espera da correcção do erro assumido. E, já agora, do outro, oportunamente denunciado, do Estádio Municipal... de Fátima!
Isto, sublinhe-se, não tem nada (nadinha!) contra Fátima, mas tem tudo (tudo!) por Ourém, onde Fátima (ainda) se inclui.

Errar, é humano. Persistir no erro é de outros...

ourém cada vez é mais uma terra de duques..

Ó Doutor Sergio,Estadio Municipal de Fatima,Pavilhao Municipal do Caneiro,...mal estaria se fosse Estadio do Municipio de Fatima,Pavilhao do Municipio do Caneiro

Estádio Municipal .(Ponto)
Qual Fátima qual carapuça!
Nª Srª apareceu no concelho de Ourém, numa terra de pedras e pastores, chamada Cova da Iria, próximo de Fátima.
Frazão presidente do movimento Fátima a concelho, leia-se independência, candidato a Ourém? E se Fátima fosse concelho amanhã, o que faria?
O que diz o norte do concelho?
Querem um castelo? O de Ourém já vai nu! levem a câmara nova e as dívidas.
O CONTINUO (PRESIDENTE) ENVERGONHA QUALQUER UM!

O suposto "erro" já foi ou está em vias de ser corrigido meus senhores.

E digo suposto erro porque caso não saibam "alguém" colou por cima da palavra Ourém a palavra Fátima e depois chamou a reportagem da SIC...

Será que a oposição estå assim tão assustada com o Dr. Vitor Frazão para engendrarem jogadas tão baixas?...

Ó jingle, que coisa mais esfarrapada...
Estádio Municipal, em Fátima
Pavilhão Municipal, no Caneiro
... está bem assim? Mas há outras alternativas, nunca Estádio Municipal de Fátima!

Ó João Miguel, neste País de conspiradores, mais uma conspiraçãozita ou outra "campanha negra", é?

Por acaso eu sabia da colagem ,e pode se confirmar la no local como a chapa era originalmente,mas vamos andando

Olhando atentamente para o inicio do filme dá para ver que a palavra Fátima está num autocolante de cor ligeiramente diferente da base do painel publicitário.

Ó Sergio Ribeiro, se ela é negra, rosa ou vermelha, isso não sei, agora que ela existiu, existiu...

E depois chamarem a SIC! Que tristeza, ao que isto chegou!

Foram foi pouco cuidadosos estes "conspiradores", como lhe chama, ao menos colavam melhor o autocolante para não se notar.

De conspirações e conspiradores saberá quem sabe. Disso nada sei. Reformei-me há 35 anos anos! Só conspirei contra o fascismo e a guerra colonial. E reciclar-me-ei rapidamente se for preciso.
Entretanto, nestes anos todos (35!) sou o que, e como, gosto de ser: militante transparente.

Diz a voz popular, que a mania é pior que a doença. E parece ser.
O pessoal tem medo de quê? Que Fátima seja concelho? Qual é o drama? Se for é e o sol continuará a nascer do lado de Tomar e a pôr-se do lado de Leiria, mesmo sem autorização administrativa.
Que porra de incómodo é esse com os nomes dos estádios, dos pavilhões, as placas e as sic's. Quem quer ser de Ourém é, quem não quiser, andex e passe bem.
Muito sinceramente, não compreendo essas ciumeiras que mais parecem tema para entreter patêgos, quando há tanta coisa importante para discutir. Mais me surpreende, verificar que esta doença/mania é transversal à sociedade oureense, o que pressupõe, que chega não apenas aos inconformados crónicos, mas atinge também os iluminados e os mansos.

Não se trata de mania, nem de doença. É uma questão de "o seu a seu dono". Pelo que me parece, ninguém está contra a criação do Concelho de Fátima:até é desejada.

No entanto,do ponto de vista de informação turística acho que a anomalia de "Castelo de Fátima" deveria ter sido corrigida logo após "o suposto" acto malévolo, que originou a gralha.Não tinha sequer começado a polémica.

O ser humano falha. Falhou (?), por exemplo, quando chamou ao estádio de Fátima, Estádio Municipal de Fátima. Também foi gralha ou foi intenção?

Tentando fazer a união entre todos os Oureenses, sugere-se que o Estádio possa ter o nome do Sr. Padre Pereira, a quem o clube deve tanto, ou até do Edil sob cujo mandato foi construído. Porque não?

Por acaso está bem visto mlu! Vamos tentar fazer a união entre todos os oureenses! Chamar-lhe Estádio David Catarino é uma homenagem mais que merecida a uma pessoa que tanto contribuiu para o estado em que está o concelho de Ourém! E a chave de ouro da cidade, mais o colar de mérito e uma qualquer grã-cruz de honra e o nome da rua principal de cada aldeia do concelho. Ourém tem de estar profundamente agradecido ao edil! Parabéns pela brilhante ideia! Não estou a ver nada que seja tão consensual e que faça tanta união.

possivelmente, ao atribuir-se o nome de"estadio municipal de Fatima" ao dito, contribuiu-se para um lauto agradecimento "em votos". a mesma jogada terá servido para localizaçao de outras infra estruturas desportivas espalhadas por aqui e por ali. a verdade é que a sede de concelho nao está dotada de um pavilhao gimnodesportivo digno de receber a pratica de qualquer modalidade.
igualmente, quando se organizam torneios, campeonatos, jogos, festividades desportivas, etc. - os atletas locais, os atletas visitantes, mais os amigos, os familiares, os simpatizantes, (mais ainda os implicativos, os pacíficos, os barulhentos, os calados, enfim...) deslocam-se para outros pavilhoes perifericos.
a construçao de um equipamento destes na cidade de Ourem proporconaria, certamente, mais valias sociais para os residentes e economicas para os comerciantes.
a dispersao de recursos é uma boa estrategia? para quem?

A distribução de recursos é boa para as pequenas localidades, ou essas não têm direito a nada?

têm? 1 pavilhao gimnodesportivo em cada aldeia e/ou vila periferica é um direito? a sede de concelho, nesse caso, só tem deveres nao?

A arte de peneirar do Sr. J.M. é exuberante. A farinha é joeirada para o lado que lhe dá mais jeito, sem qualquer avaliação prévia. Claro, que todas as populações têm direito a todas as infraestruturas necessárias.

Para o Desportivo de Fátima jogar na Divisão de Honra construiu-se um estádio e, ainda apesar da descida de divisão verificada, ficou com um espaço que lhe permite voos sempre mais altos e lá está à frente do seu grupo, em condições de subida de escalão e oxalá que tal aconteça.Deseja-se veementemente.

O J.O. parece enteado da CMO e joga no Pinheiro. Não será que tem direito a jogar na Cidade, com um apoio contínuo da população e satisfação dos comerciantes, numa infraestrutura onde o trabalho a desenvolver seja profícuo e entusiasmante?...eu não imagino o D.F a jogar continuamente no Campo de jogos do Vasco da Gama, sabe.

Ainda bem que temos opiniões contrárias.

"Nós por cá" pôs-nos a conversar sobre coisas interessantes "de cá". Honra aos "conspiradores", se os houve. É evidente que tem havido uma falta de planeamento da implantação de instalações desportivas no concelho, como tem havido falta de uma falta de abordagem estratégica para tudo no concelho como um todo. Ao sabor dos votos, das "clientelas", e de outras conveniências...

Pela ordem de ideias apresentada no comment da 1:55, construa-se 1 repartiçao de finanças em cada aldeia, 1 câmara, 1 tribunal, 1 psp, 1 gnr, 1s bombeiros, 1s correios, 1 EBI, enfim por aí fora!......... a isso chama-se gestao correcta de recursos. Aqui fica a estrategia.

Mote da proxima campanha eleitoral cá do sítio, para todos os partidos:
"EM DEFESA DOS DIREITOS DAS ALDEIAS"

Que eu saiba o JO pratica as suas modalidades desportivas onde tem mais praticantes na cidade de Ourém. A natação é praticada nas piscinas Municipais de Ourém, a patinagem artistica é praticada em Ourém e penso que os treinos e os jogos da camadas jovens do hoquei também são praticados em Ourém.

Não me queiram impingir a ideia de que os atletas todos do JO praticam desporto no Pinheiro.

Realmente têm os treinos no velhinho pavilhao de Ourem, mas se o Antonio sabe tanto, gostaria de saber ao certo onde decorreram os jogos da 1ª divisao de hoquei no concelho? e por onde andaram perdidas as alminhas que nao sabiam ir ter ao local? e a quem aproveitou o facto de trazerem comitivas? Porque é que se vao construindo novos equipamentos desportivos fora de Ourem? Está à vista do mais cego!!!
Com os seus argumentos quer fazer ver que a sede de concelho está muito bem equipada ao nivel das infra estruturas desportivas? Visite os concelhos envolventes, compare, e depois, só depois, argumente e faça-nos crer que Ourem (sede) é um exemplo de progresso a copiar!!!

há já uns anos a esta parte, vao-se fazendo umas obras daqui, uns remendos dali e, o pavilhao Municipal de Ourem lá se vai aguentando. Está aqui está a fazer sombra a muitos, pelas suas condiçoes e sumptuosidade. é só esperarmos gente!
na outra situaçao tambem se alterou o "frontespício" e...pronto!!!

ah! esquecia-me de dizer (reforçar) que a culpa é da oposiçao: agora deu-lhes "na mosca" para andarem a alterar placas de sinalizaçao, imagine-se! ele há cada um!...............
LOL

É obvio que eu não estou satisfeito com as infraestruturas desportivas na cidade de Ourém. Porém também entendo que o Municipio de Ourém não deve ser pai de todas as infraestrutuas que os clubes entendem necessárias para a pratica desportiva.
No meu entendimento o poder central, por obra da secretaria de estado dos desportos, devia, essa sim, investir mais em Ourém. Ou os Oureenses só servem para pagar quotas ás Associações distritais ou ás federações nacionais.
A pratica do desporto deve ser acessivél a todos, mas os municipios não podem ser responsabilizados pelos filhos dos outros.

No entanto tanto quanto sei já estão projectados e em vias de concretização um polo desportivo em Ourém e outro em Fátima.

É claro que já devia estar ao serviço da comunidade. Mas penso que tem havido outras prioridades, como por exemplo o saneamento básico e respectivo tratamento.

Se calhar em saneamento básico o concelho de Ourém dá cartas aos concelhos vizinhos.

Se tiverem duvidas procurem indagar junto das populações rurais de Tomar, Torres Novas, Alcanena, Leiria.

deve estar a baralhar ideias Antonio: "Ou os Oureenses só servem para pagar quotas ás Associações distritais ou ás federações nacionais" este seu "interludio musical" nada tem a ver com as condições logisticas da pratica do desporto local. nao compete às federaçoes investirem em equipamento, mas sim contribuirem para a uniao do associativismo nas diferentes praticas desportivas. nao se pede ao municipio que seja responsavel pelos filhos dos outros, quando nem pelos seus tem afeição.
mais um equipamento para Fatima? entao construa-se 1 estadio para o CAO!
qualquer dia desliga-se a luz de Ourem e fecha-se a cidade. É isso???

Pois, pois, o autocolante foi-se colar na placa sozinho... lol

Diz o António que "Se calhar em saneamento básico o concelho de Ourém dá cartas aos concelhos vizinhos.". Com certeza que não vive em Ourém e não tem a noção da realidade Oureense. Informo-lhe que a minha casa situa-se na freguesia de Nossa Senhora da Piedade, que como todos sabemos, é a freguesia da sede de Concelho. E repare bem: Não tem saneamento básico! Pode acreditar naquilo que lhe estou a dizer, pois é a mais pura das verdades. A casa está situada a 3Km do centro da cidade de Ourém e não há lá sinais quaisquer de saneamento básico, portanto não preciso de ir perguntar às populações rurais de concelhos vizinhos. Se quer defender o indefensável, tente pelo menos utilizar um argumento válido.

Olha, olha, a minha está a 1 km da CMO e também não tem. Mas do lado oposto já tem (Modelo)!
AS

Lol... Pior ainda. É "o concelho de Ourém [que] dá cartas aos concelhos vizinhos" em relação ao saneamento básico. É isso.

O Anto'nio diz coisas engrac,adas:

1) Que deve ser o governo central a investir nas infra-estruturas locais de desporto. O Anto'nio, como praticamente toda a gente em Portugal, ainda na~o percebeu que o governo central na~o e' uma ma'quina ma'gica de fazer dinheiro. O dinheiro do governo central vem dos impostos de todos. Por que raio deviam os habitantes de Braganc,a pagar um pavilha~o em Oure'm?

2) Que esta ca^mara tem tido outras prioridades como o saneamento ba'sico. Esta e' de rir 'a gargalhada. A na~o ser, claro, que o Anto'nio na~o tenha reparado naquele edifi'cio novo entre a Escola das Meninas e as Financ,as, por exemplo.

O "frontespício" estava mal e pronto! Além disso nao vejo o que ganha a oposiçao (digo eu, que nada tenho com esses "movimentos conspiratórios!) em mandar turistas para o castelo de Fatima!? Ou em dizer que tudo o que aparece naquela tabuleta marada, pertence a Fatima!? E se o presidente da CMO assume o erro, qual é o problema? Enfim...
Quanto ao saneamento básico... realmente!!!
Há...mas... e para isso ficaram as ruas com um pavimento!... tem-nos saído bem caro, o saneamento!!!!!!!!!!!!!

Caro ricjo, pergunte ao Presidente da Junta de Freguesia de Nª Srª da Piedade o que tem feito pela sua dama.

Bem, por aqui se vê que a responsabilidade pode ser sempre descartável!
O saneamento deixou de ser responsabilidade da CMO para ser da Junta de Fª.
Por este andar o ricjo vai ter que ir perguntar é à empresa de recolha de lixo, não é Antonio?
Quem é que defende a sua dama, afinal???

Tirou-me a Maria as palavras da boca. Não é preciso dizer mais nada.

Sinceramente não percebo essa da recolha do lixo. Mas dá para perceber pelo vosso silêncio que a Junta de Freguesia de Nª Srª da Piedade não tem razão de existir.

Não tem poder nenhum e só serve para passar atestados de residência.

De qualquer modo e porque eu falei em saneamento, tenho como certo que a taxa de cobertura de saneamento no concelho de Ourém é em muito superior à de Torres Novas, Tomar, Leiria.

Ou seja, terão grandes pavilhões para a pratica desportiva, mas os seus habitantes estaram carênciados de saneamento básico.

Questões de prioridades??????

Bem, Antonio isto já nao é debater nada de interesse. Chamo à sua intervençao "um ataque de partidarite agudo". A CMO é da sua cor, é inatacável.A JF é de cor oposta, acabe-se com ela.
Do saneamento há queixas...
Da falta de infraestruturas há queixas...
Da má pavimentaçao de todas sa ruas há queixas...
Enfim...nem vale a pena enumerar mais...

Agora lembrou-se que a Junta pode substituir-se à CMO e pronto: começaram os disparates e as derrapagens de raciocinio iguaizinhos às do psd de 3ª!!!

Engraçado, afirmam que eu sofro de partidirite. Vocês por acaso não têm espelho em casa?
Eu é que vejo tudo por determinado prisma, vocês não? Quem é que querem enganar? Só se vocês se enganam a vós próprios.

Bom como ousaram dizer mal do novo edificio da Camara. Pergunto-vos?

Sabem concerteza que a escola secundária vai receber obras profundas. Sabem também com certeza que essas obras foram negociadas como contrapartida da passagem da ESO a agrupamento, ainda pela mão da Profª Arménia.
Agora que as obras vão entretanto começar, e visto que a escola sente a falta de estacionamento para os professores e funcionários, sabem vocês quantos lugares de estacionamento vai a escola criar?

A resposta é Zero.

O Modelo para se instalar cria estacionamentos, o Aldi para se instalar também os cria. Porque raio as instituições publicas não fazem o mesmo.

Será que a culpa também é da Camâra. Ou será que a Camâra só serve para resolver os problemas criados pelos outros.

Anto’nio, isto nada tem a ver com a cor da junta de freguesia. Fique a saber ate’ que desde que me conheco como gente, teve a junta de freguesia de Nossa Senhora da Piedade mais vezes tons de laranja do que rosa, portanto se a sua ideia era tornar este assunto numa discussa~o partida’ria, culpando a actual preside^ncia para o lamenta’vel estado da na~o existe^ncia de saneamento ba’sico em parta da freguesia, fique sabendo que isso na~o pega, por tre^s razo~es:

• A urgente necessidade de saneamento ba’sico na freguesia (para na~o falar no concelho) na~o vem de somente ha’ quatro ou ate’ oito anos a esta parte. E’ uma necessidade fundamental (dai’ se chamar de sanemanto BA’SICO) de bem mais de uma de’cada que na~o serve boa parte da freguesia em particular e do concelho em geral, logo e’ facciosismo poli’tico da sua parte querer incutir as culpas ‘a preside^ncia actual da junta de freguesia (ate’ lhe diria, fosse ela da cor que fosse);

• Pode ler aqui: http://www.anmp.pt/anmp/age/cong/12/ambi.pdf que “Sistemas municipais de drenagem e tratamento de águas residuais urbanas” sa~o “da responsabilidade das autarquias” e na~o das juntas de freguesia. Como e’ o’bvio, alia’s. Servem as juntas para outros problemas mais locais e na~o para tomar conta de projectos de infraestruturas que, neste caso especi’fico, apesar de me estar a concentrar apenas ne freguesia, sa~o interligados com o restante sistema municipal de drenagem e tratamento de a’guas residuais. Ou acha que deveria ser a Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade a responsa’vel tambe’m pelas ETARs de todo o concelho e consequente rede de saneamento?

• Tendo a autarquia de Oure’m a reponsabilidade no saneamento, que volto a frizar, e’ ba’sico, e sendo eu um Oureense privado de tal sistema, fico incre’dulo e ofendido em como essa autarquia investe todo o dinheiro que tem, mais o que na~o tem e o que deveria vir a ter no futuro mas acabar’a tambe’m por na~o ter, num edifici’cio camara’rio que todos sabemos ser megalo’mano e nada fulcral para Oure’m, quando em comparaca~o com (muitas) necessidades ba’sicas em falta que o concelho tem no seu todo.

Quem na~o quer ver isto e’ que estara’ completa e totalmente cego por partidarismos.

Bem Antonio, nao vale a pena!...
Quem nao pensa como o sr é "da oposiçao" e "engana-se a si proprio"!
"Bom como ousaram dizer mal do novo edificio da Camara. Pergunto-vos?"
Quanto a isto, nem vale a pena responder-lhe! Cego é aquele que nao quer ver e já está respondido em comments antriores.
Quanto à escola secundária, negociou o que devia: obras no espaço interior! que se saiba nao é dona do espaço exterior, ou é? A CMO prescindiu dele? Na realidade, o estacionamento continua a ser uma competência da CMO!... nao especule!.........

Opiniões, cada um tem a sua.

Se a JF Piedade tivesse outro poder interventivo que não tem, se calhar o saneamento básico estaria masis avançado do que está na referida freguesia.

O sr. Zé da farmácia lá terá os seus predicados, mas não o tenho visto preocupado com o saneamento básico na sua freguesia. Talvez por achar que isso é responsabilidade da CMO, descura os interesses dos habitantes da freguesia da Piedade.

Não deixo de referir que ele podia ser mais interventivo e mais reinvindicativo. Normalmente só manda atordoadas em periodo de eleições.

Opiniões. Cada um tem a sua.

E continuo, o concelho de Ourém dá cartas aos concelhos vizinhos em saneamento básico.

Só não vê quem não quer.

troll-e é troll-e.

no comentário de hoje da 1:02 pm é flagrante a ignorância - não a opinião - sobre o que são as atribuições das freguesias e dos municípios, assim como sobre o que são as competências dos órgãos respectivos de um e outro tipo de autarquia local.

o saneamento básico é uma atribuição expressa dos municípios. pelo que a redação do n.º 1 do artigo 26.º da lei n.º 159/99, de 14 de setembro é a seguinte: «é da competência dos órgãos municipais o planeamento, a gestão de equipamentos e a realização de investimentos nos seguintes domínios: a) sistemas municipais de abastecimento de água; b) sistemas municipais de drenagem e tratamento de águas residuais urbanas; c) sistemas municipais de limpeza pública e de recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos».

o saneamento básico não é uma atribuição expressa das freguesias.

eit...incrível!...
fique lá com as suas opinães e opinões iguais às da 1:02PM e continue a ziguezaguear!..
canse-se!...

Eu sei e todos nós sabemos que o saneamento é competencia do Municipio

Mas então para o que é que serve a JF da Piedade, não deveria a referida JF ter uma posição mais interventiva junto da CM no sentido de ver maior cobertura do saneamento na Piedade.

Eu pessoalmente não me sinto satisfeito com a actuação desta JF junto da CM.

E continuo, enquanto alguns insistem em comparar os campos de futebol e os pavilhões dos outros Municipios, eu insisto em comparar a cobertura do saneamento básico com essas mesmas autarquias.

Questões de prioridades, cada um vê as que quer.

reacção ao comentário de ontem das 8.08 pm.

há quem pretende transferir a responsabilidade relativa à situação do saneamente básico na freguesia de n.ª s.ª da piedade para o presidente da junta. por motivos óbvios e vários, tal pretensão é tonta.

para começar o saneamento básico é uma atribuição dos municípios. assim sendo, é da responsabilidade dos órgãos municipais - maxime da câmara municipal, por ser o órgão executivo - o que há e o que não há de saneamento básico no município de ourém e, portanto, na freguesia de n.ª s.ª da piedade, que integra tal município.

depois a pretensão referida assenta na presunção ou no desejo de que a câmara municipal corresponde ou deve corresponder consoante solicitações - ou pressões - particularistas que lhe são dirigidas e não conforme um projecto, um plano e um programa de investimentos global, que responda às necessidades locais, independentemente de quem consegue berrar mais ou ajoelhar-se com mais jeitinho na escadaria do edifício dos paços do concelho.

acresce que, a propósito, faz sentido considerar estas palavras do actual presidente da junta de freguesia de n.ª s.ª da piedade: «vejo determinados presidentes [de junta de freguesia] a terem certas facilidades que eu não consigo. se calhar, até nem gostam que apareça na câmara [municipal] muitas vezes».

não sei. mas, considerando tudo isto, arrisco que quem afirma não sentir-se «satisfeito com a actuação desta jf junto da cm» talvez pudesse também não sentir-se satisfeito com a actuação da cm junto desta jf e dar ênfase a isso. quanto mais não seja porque, insisto, o saneamento básico é uma atribuição dos municípios e não das freguesias.

por fim, não consta que a junta de freguesia de n.ª s.ª da piedade ande a ver passar os comboios. por exemplo, apesar de todas as limitações que condicionam a acção das freguesias, quando a câmara municipal de ourém decidiu tirar o tapete à universidade sénior, a junta de freguesia de n.ª s.ª da piedade apoiou a iniciativa e permitiu que ela se concretizasse. isto não é resolver todos problemas do mundo, mas é fazer alguma coisa. coisa que a câmara municipal se recusou a fazer.

Que assim seja sr. António!

Uma vez que já reconheceu que a JF de NSP, ou outra qq, nada tem a ver com o saneamento, vamos lá então comparar o saneamento básico entre Ourém e os concelhos vizinhos.

Onde estão os dados para tal comparação?

Quer dados estatisticos?

Pegue no seu carro e percorra as freguesia rurais de Torres Novas e Tomar e compare com Ourém.

Simples e não deixa duvidas.

O melhor que o PSD arranjou para cá vir comentar foi o António e PSD de 3a? Fraquinho, muito fraquinho.

Hummmmm...... não tem, nem sabe onde estão, dados estatísticos.

Bem me parcecia... tem andado para aqui a debitar certezas com base em voltinhas de carro... está bem.

Se não têm gasolina para gastar e ver in loco sempre podem consultar o INE ou o Eurostat.

Fui ver no Eurostat e tá lá tudo,no INE(M)dizem que já não tem cura,Diagnóstico -Partidarite aguda terminal,com incidencia no discernimento-Cosequencias-raramente tem duvidas,mas engana-se muito(a si próprio ,que é ainda mais grave)

Muito bonito sim senhor, até me vieram as lágrimas aos olhos.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38