A distinção dos maiorais e mais

| 4 Comentários
Como avesso do artigo de António Gameiro – e da entrevista incipiente de Paulo Fonseca publicada na semana passada (in Notícias de Ourém, n.º 3721, 17.Abril.2009, p. 5) –, merece destaque o depoimento longo, em jeito de balanço do mandato municipal em curso, prestado ao Notícias de Ourém (n.º 3722, 24.Abril.2009, pp. 6-7) por José Manuel Alho, vereador local, eleito pelo ps. Depoimento que, pela denúncia da prática política sem projecto e sem estratégia do psd e das consequências acumuladas e evidentes disso, vale sobretudo pela afirmação da diferença que, em termos de orientação e de acção municipais, possa haver entre ps e psd. É que, se quer constituir-se como factor de mudança por cá, o ps não pode deixar de, considerando as necessidades, as disponibilidades, as possibilidades e os anseios dos oureenses, afirmar um projecto, marcando e explicitando os pontos em que se distingue ou pretende distinguir do psd e porquê. Sem isto o ps até pode ser o partido político mais votado para a câmara municipal e Paulo Fonseca até pode ser entronado como o «timoneiro» em que - afirmou na entrevista referida – está armado. Porém dificilmente a malta socialista logrará concretizar pauta e intervenção municipais diferentes das que têm vigorado sob a égide do psd. O que significa que, se é para mudar, o ps tem que fazer muito mais do que celebrar o seu candidato a presidente da câmara municipal. Porque isso fez e há-de fazer o psd com Vítor Frazão, que, nunca tendo sido candidato a presidente da câmara municipal, tem a vantagem de já ser presidente da câmara municipal.

4 Comentários

Para que a coisa se normalize decorrendo da lucidez do sérgio faria, só falta expurgar o lead do sítio. Ou em elternativa, que sofra as necessárias actializações, nem que calhe sempre ao mesmo.
Aos poucos, os também poucos inteligentes que por aqui publicam, como é o caso do sérgio, talvez possam ensinar aos bimbos, esses sim "Pepes", que melhores que os óculos de massa, com lentes de fundo de garrafa, só em Alcanena.

faço as seguintes observações: - parece que pela primeira vez se mistura o órgão legislativo com eleições autárquicas (os boys do ps foram antecipadamente informados das prebendas eleitoralistas avulsas) claro que quanto a alterações do código do trabalho, fórmula de cálculo das pensões, continuação da entrega aos privados do serviço nacional de saúde e outras privatizações galp edp.., perdas de dinheiro da segurança social no casino da bolsa ou ainda a utilização destes dinheiros para financiar despedimentos, aumento das custas judiciais, mudança do código penal para protecção dos prevaricadores etc. etc. nem uma palavra. mas diria ainda que considero uma vergonha que a oposição condene o executivo local altamente endivididado por não ter construído o campo de golfe de caxarias sobretudo quando o faz pela voz dum homem a quem não tem faltado cargos em pelouros do ambiente. eu pessoalmente fico agradecido ao psd por não ter levado a cabo tamanha calamidade pelas seguintes razões:
-o investimento não teria repercussões locais no que se refere à distribuição de receitas, essas ficariam dentro do resort e mais ninguém lhes tocaria.
- o aquífero de Caxarias ficaria condenado à contaminação por nitratos, visto que o solo onde pretendiam fazer o campo de golfe se constitui de cascalheiras e arenitos muito pobres em nutrientes (daí a necessidade de adubação maciça para a relva) e altamente porosos (com a consequente infiltração dos nitratos no aquífero, além de que seriam gastas quantidades exorbitantes de água na rega - da rede? - não amigos o campo de golfe fica à distância necessária e suficiente da rede para que não sejam obrigados a ela se ligarem podendo gastar agua à bruta das captações próprias.
- em terceiro lugar nos terrenos onde se projectava fazer o campo de golfe está localizado um habitat da directiva, as turfeiras atlânticas (além de outros como os matos xerofíticos onde ocorrem espécies de plantas protegidas), que seria destruído acaso o projecto se concretizasse, quer fosse pelas movimentações de solo quer fosse pelas alterações de pH provocadas pela adubação ( os nitratos no sistema digestivo são reduzidos a nitritos os quais são compostos cancerígenos).
(acho uma vergonha que pessoa com tamanhas responsabilidades no ambiente faça estas afirmações) retrate-se ou informe-se Sr José Alho

reacção ao comentário de ontem das 3.21 pm.

palavras de José Manuel Alho: “esta coisa de o nada acontecer, em questões de planeamento, é também visível nos projectos que têm sido divulgados. é o caso do campo de golfe em caxarias, de que nunca mais ninguém ouviu falar” (in notícias de ourém, n.º 3722, 24.Abril.2009, p. 7). não me parece que isto seja «uma acusação ao psd por não ter sido construído o campo de golfe de caxarias». pelo menos interpretei esta passagem como denúncia de um exemplo da actuação tipo barata tonta do psd. é que em 2004 o município promoveu a constituição de uma empresa e participou nela, foram invocados estudos, estudinhos, plano de pormenor e mais não sei o quê por David Catarino e, agora, no final do mandato em curso, o que se verifica é nada. creio que foi este tipo de procedimento sem orientação, errático, casuístico e circunstancial que José Manuel Alho focou, sem exigir ou reclamar concretamente o campo de golfe em caxarias.

concordo, mas politicamente qual o porquê do outdor do ps em caxarias a dizer: - a câmara prometeu o campo de golfe em caxarias. onde está o dinheiro?
é não só no texto do N.O. mas também no contexto daquilo que vai sendo a campanha do ps que teci o meu comentário

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38