Reforma dos Cuidados de Saúde Primários!

| 21 Comentários

Os "Agrupamentos dos Centros de Saúde (ACES) já foram criados. Espera-se melhor operacionalidade em termos desta nova Entidade com os utentes abrangidos, e melhor articulação com os Serviços Hospitalares, devido a uma situação mais próxima da população e menor dimensão da "Máquina de Gestão". A Sub-Região de Saúde de Santarém é passado.

O Agrupamento que integra os Centros de Saúde de Ourém e Fátima tem sede em Torres Novas e abrange os Centros de Saúde de Entroncamento, Alcanena e o CS onde está implantado. Alberga uma população de cerca de 126.500 utentes/clientes inscritos.

A Portaria n.º 276/209 que regula esta nova ordem dos "Cuidados de Saúde Primários" pode ser consultada aqui.

21 Comentários

Tal como as escolas: Centros de Saúde agrupados! Espera-se uma boa gestão, por forma a prestarem mais e melhores cuidados de saúde e rentabilizarem meios.
Possivelmente, falta outra grande decisão que seria "agrupar" os pequenos Postos de Saúde, ou pelo menos alguns a curta distância uns dos outros, ou até das sedes de concelho. Esta decisão permitiria/facilitaria igualmente acabar com a dispersão de recursos físicos e humanos, centralizar serviços e melhorar a sua qualidade.

m.m, torna-se necessário que as populações e sobretudo os autarcas percebam isso.

Parece-me um bom ponto de partida para um debate para as próximas eleições autárquicas. Saber se os diversos candidatos às freguesias quer a organização actual dos seus "Centros de Saúde", vulgo Extensões de Saúde, ou se querem uma organização destas de outra forma?

A Organização a actual não serve e muitos doentes têm que escolher o dia para adoecerem, derivado ao horário praticado, só em alguns dias da semana. Deste mau funcionamento resulta a carga desmedida do AC de Ourém.

Há que criar pólos com 8.000/10.OOO utentes no Concelho e a funcionarem das OH800 às 20H00, todos os dias úteis da semana e cada pólo deve criar o seu AC.

O apontado nada tem a ver com o encerramento das Extensões existentes: elas servirão para uma visita domiciliária colectiva a doentes crónicos, alguns atendimentos de enfermagem e acções de formação a levar a efeito junto da população,sempre que as equipas médicas criadas o julguem necessário.

Sempre tão diligentes no ataque ao Vitor Frazão, então agora não comentam a lucidez do homem na última entrevista? Ou agora não convém?

Tem sido uma constante ao longo dos tempos as sucessivas mudanças de forma a poupar dinheiro e a vã tentativa de melhorar o sistema de saúde publico.

Eu só sei é que já estive mais longe de ser avô, e o meu agregado familiar ainda não tem médico de família.

Claro que não leram e provavelmente dirão que nunca existiu. Não foi no Mirante nem no Região de Leiria! Ou seja, a albarda só serve aos outros. Aos ignorantes que leram coisas que nunca existiram, ou que nunca deveriam ter existido. Força Frazão!

Bem, pelos vistos qq tema serve para por aki se fazerem loas. Até 1 artº k sensatamente aborda 1 tema relativo à saude serve pa se fzr campanha eleitoral!!!
E qual entrevista? Esta?
http://www.regiaodeleiria.pt/?lop=conteudo&op=69421f032498c97020180038fddb8e24&id=5cb242507e8eb026d5d998d4d8816814&mode=comments

Realmente é extremamente elucidativa!!!
Direi mais : conclusiva!!!
Mais ainda : respondida com muita ética!!!
Maaaais: excelente trabalho do gabinete de imprensa da CMO - 2 fotos: promoçao da imagem! LOL

Bem, isto sou eu k sou ignorante e só leio jornais k na devo!... ou k publicam coisas k na devem!!!

Olááá!
Pelos vistos os srs das campanhas eleitorais estão a começar a aparecer!
E têm dinheiro! Não se preocupam com a saúde e tentam distrair os mais incautos!!!
A questão está na mesa! Propostas dos candidatos???

Aranha,tente saber a verdade.O Regiao de Leiria parece que esta a tomar posiçao no nosso concelho.nao foi como eles la dizem,pelo contrario.o Jornal que conte a estoria toda

O Jingle tem razão. Se lerem a entrevista do Frazão no jornal desta semana, podem ficar embuxados. E é válido para os más-línguas dos dois lados.

Pois é Jingle, a histª na foi assim, o jornal está errado, escreve o k nao deve, os editores sao toscos, ou os ignorantes (como eu!) lêem os jornais errados...
O texto de caixa (com destake laranja aki no "Castelo") tb é falso, o Noticias de Fatima será mais 1 jornal a banir da leitura do comum dos mortais aki do concelho mas, tal como em 2004,(quando uns incautos assinaram o k na deviam) vao-se fazendo loas a uns e deitam-se outros abaixo dentro do proprio partido. enfim!... politicas(os) que na podem ser criticadas(os), pk kem o faz passa a ser opositor e ignorante!

Sr. "doente crónico", por aki ninguem o esclarece: discutem-se entrevistas e posiçoes politicas!
Pelos vistos os politicos locais (ou candidatos a...) nao se expoem a dizer o que podem fazer pela saude dos municipes, só esperam que vamos sobrevivendo para lhes irmos pagando e... pagando sempre mais pelos serviços municipais!!!
Espero k resolva o seu problema o mais rapidamente possivel junto da gestao do novo Agrupamento dos Centros de Saude.
Neste país há falhas k nao se explicam nem se podem aceitar!............

Aos alegres conterrâneos que aqui comentam, se sabem a verdade verdadeira e os factos que "ocorreram", porque não se identificam e mandam um texto para este blog e jornais a contar tudo? Têm medo de quê? O Frazão é que manda agora não é?

Devo estar a ficar esclerosado, então não é que a gestão dos centros de saúde já dependem do poder local. Esta eu não sabia. Sinceramente, pensei que isto não tivesse nada a ver com o poder local mas sim com o poder central.

Tenho de ir à Assembleia municipal ralhar com aquela rapaziada, para ver se me arranjam o tal médico de familia.

Aranha,a questao nao é de forma ,mas de conteudo.o regiao de leiria nao deu hipotese de frazao dar entrevista conforme o ke tinham acertado,o ke aparece é uma rasteirinha infame desse pasquim de leiria


se calhar estou eu a ficar esclerosada, e nao me fiz entender!!! terei que procurar, eu tb, médico de família!!!

Há umas semanas, em conversa privada com um Sr. com posição de relevo na política do concelho de Ourém, perguntei-lhe se tinha o hábito de "espreitar" os blogue. A resposta "Quem escreve na blogosfera fá-lo por duas razões: por cobardia ou por estupidez".
Indignada, reagi e pedi que me trocasse, o que dissera, "por miúdos". Criou-se uma situação um pouco tensa devido a pontos de vista opostos. Porém, ao ler alguns dos comentários colocados, sobretudo neste post relativo à reforma dos cuidados de saúde primários, não deixo, de certa forma, de lhe dar razão.
O referido post, trouxe para a blogosfera uma decisão do governo que passou a ter validade jurídica e legislativa ao ser publicada no Diário da República, 1.ª série — N.º 54 — 18 de Março de 2009.
Quem colocou o post, cumpriu, e muito bem, o seu dever de cidadão.
Que se comente pois se a portaria vai ou não de encontro às necessidades do concelho; quais as suas vantagem e/ou desvantagens; de que modo será implementada e quais as suas “implicações” na vida dos utentes.

Bem parece que afinal os politicos locais (e/ou candidatos a...) sp podem fazer alguma coisa pela saude do municipes, tal como apresentar propostas ou projectos, que de alguma forma venham a beneficiar os seus eleitores!...
Aqui fica de alguma forma a prova disso:
http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=29382&idSeccao=424&Action=noticia

Já estou mais animadita, nao estou tãããão esclerosada como pensava!!! Só 1 pouco, talvez........

Quanto à gestão dos ACES, vamos ver se as direcções nao terao um aumento efectivo e quase total de delegaçao de poderes, que permita resolver situaçoes de forma mais rentabilizada e célere!!!

no comentário anterior foi feita referência ao facto de o presidente da câmara municipal ter ido hoje ao ministério da saúde reclamar a instalação cá de um serviço de urgência básica, por o município de ourém reunir os requisitos estabelecidos para o efeito. iniciativa louvável, que David Catarino nunca tomou durante o seu consulado, não obstante, à luz dos interesses dos oureenses, a pudesse e devesse ter tomado. só mais uma observação. há muito tempo que aqui, no castelo - que é um blog, coisa que Vítor Frazão parece enjeitar -, Alberto Figueiredo chamou a atenção para o facto. ou seja, pelo menos há dois anos que a câmara municipal de ourém podia e devia ter feito o que fez hoje.

Por aqui lê-se que a ministra é que não o recebeu!

reajo ao comentário anterior. a ministra pode não ter recebido David Catarino. mas o que pretendi referir no comentário das 12.10 am foi que David Catarino nunca teve como estratégia a reclamação do serviço de urgência básica. durante o consulado dele, de modo reactivo, para além do apoio à instalação de um hospital privado em fátima, insistiu-se na tese de que em ourém havia médicos em número suficiente e que o problema da falta de médicos nos centros de saúde locais seria resolvido se houvesse uma transferência de dinheiro para o município, de modo a que este contratasse directamente os médicos necessários. ao persistir neste registo, David Catarino não aproveitou um argumento político mais forte, inscrito no plano do governo, e que servia melhor as necessidades e os anseios dos oureenses: a instalação de um serviço de urgência básica cá. parece-me que é isto que Vítor Frazão está a fazer agora. o que é de louvar.

Tive duas tristezas ao mesmo tempo!...

Uma foi o facto de Portugal empatar com a Suécia.
Outra, acabar de saber que no Ministério da Saúde há verba disponível, para a construção de um Centro de Saúde novo, na cidade de Fátima. A Câmara por falta de terreno optou por obras no existente. Conclusão: prefere-se uma casa remendada, à alternativa de uma Unidade de Saúde nova, feita de raiz e sem barreiras arquitectónicas...e perde-se um edifício público, de entre muitas funções a destinar, que até poderia servir para a futura Câmara. Quem sabe?...

Saber eu que nos mandatos do antepenúltimo Presidente,Professor Mário Albuquerque, havia uma área reservada a esta construção. Onde está?...

É bom não esquecer que pelos estabelecimentos de Saúde Estatais passam todos...eu que o diga. A Medicina Pública, por maior disparate que pareça, só tem uma concorrente: ela própria.

Sendo assim, nem quero pensar, que a Câmara não vai tentar arranjar um terreno para a instalação do Serviço de Urgência Básica, no Concelho, de forma a pressionar o MS, na obtenção deste Equipamento. Será?...

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38