Pelo que ainda resta do comércio local em Ourém

| 23 Comentários

Um grupo de comerciantes em Ourém decidiu efectuar o abaixo-assinado (169 assinaturas) que aqui divulgamos e que está também a ser divulgado pela ACISO. Refere-se ao recente aumento do preço de estacionamento. O tal que passou de 0,30€/hora para 0,66€/hora por causa do aumento da inflação desde 1994.

Adenda (pfig): E que os comerciantes defendiam por terem as lojas sempre cheias de gente que só lá ia passear e ocupava estacionamentos de que eles precisavam.

23 Comentários

Oh! PF... que adenda absolutamente despropositada!
Que comerciantes defendiam isso? Quais? Quantos destes 169 que agora assinaram o documento de protesto-pedido? Teria havido 1 ou 2 que tivessem tido essa "opinião"? O que o autoriza a essa generalização? Um inquérito por amostragem?
O que às vezes se ganhava por estar calado!

Já agora:
Tendo eu divulgado no meu "por aqui-por ourém" este abaixo-assinado às 19.14 de 23.03, estranhei que o "miradouro" de ocastelo não o tivesse transcrito com a rapidez habitual (e que muito louvo), e mais estranho a sua divulgação, agora, dia 24 e às 10.08, e neste "post" sem a menor referência ao menos à origem da imagem que é, claramente, do meu "post", aliás ainda não reproduzido no "miradouro".
Não reivindico qualquer prioridade ou "direitos de autor... mas haja um bocadinho de fair-play!

caro se'rgio, respondendo aos seus 2 comenta'rios:

1. o abaixo-assinado foi-nos enviado pela aciso. pode ser um choque para si, mas na~o e' a u'nica pessoa em oure'm para quem enviam coisas.

2. o miradouro corre umas vezes bem, outras mais devagarinho. desconfio que tenha tido um soluc,o. no entanto, vi o seu artigo aparecer no dia 23 'as 19:22 (8 minutos depois de aparecer no por aqui por oure'm, portanto), com o comunicado visi'vel. estava ate' para republicar o seu post n'o castelo, mas entretanto recebemos o mail da aciso e passado algum tempo o fred publicou-o. desde ja' pec,o desculpa por na~o dedicar 12 horas do meu dia ao castelo e outros blogs oureenses (mas principalmente aos seus) para ter isto sempre como o se'rgio gostaria.

3. resulta dos 2 pontos anteriores que a imagem na~o e' nada "claramente" do seu post. acho incri'vel que ao fim destes anos todos, em que publica'mos comenta'rios que nos enviou, republicamos com alguma regularidade posts que faz noutros blogs, linkamos, etc., o se'rgio venha com a insinuac,a~o que na~o fizemos barulho para passado um dia nos apropriarmos do "seu" post e da "sua" imagem. enfim, sempre a aprender.

4. sobre a minha adenda, pareceu-me claro que a ironia era evidente qb. no post original sobre o aumento dos parqui'metros e na discussa~o que se seguiu, houve uma alminha que disse que a raza~o dos aumentos era a que eu ali escrevi em cima.

5. tenho no entanto que lhe dar raza~o numa coisa: o que 'as vezes se ganhava por estar calado.

Caro PFig
1. A sua ironia (?) sobre o meu choque por eu não ser “a única pessoa em Ourém a quem enviam coisas” resulta ou do seu “estilo” (que, confesso, me desagrada), ou de total e voluntária ignorância das minhas idiossincrasias (com que tenho de conviver), ou de mero intuito de agressão (que lamento).
2. Já fiz um "mea culpa" (e pedidos de desculpa) sobre o segundo comentário, por não o ter conseguido apagar ao reconhecer o meu erro! Enfim… sejamos um pouco mais tolerantes para quem erra e assume os seus erros.
3. Quanto ao primeiro comentário, mantenho-o e reafirmo-o. A sua adenda é despropositada pois generaliza descabidamente, e desvaloriza o protesto ao insinuar que os comerciantes que agora protestam teriam, em tempos, defendido o aumento das taxas de parqueamento.
4. Teremos razão e acordo numa coisa? Óptimo… se, como quero concluir, eu deveria ter estado calado em vez de fazer o segundo comentário, e V. calado deveria ter estado em vez de avançar com aquela adenda.
Saudações

Sérgio, vou tentar explicar isto bem devagarinho, pela última vez, que sinceramente a sua atitude de dono da verdade incompreendido e injustiçado já me cansa e a minha vida não é isto. Se não perceber agora, temos pena.

Na altura do post sobre o aumento dos parquímetros (que linkei no meu comentário e o Sérgio podia ter ido reler), um funcionário da câmara comentou, várias vezes, que os aumentos eram bem-vindos pelos comerciantes, que assim iriam deixar de ter os estacionamentos à frente dos seus establecimentos sempre ocupados durante horas a fio por pessoas que nem iam fazer compras. A premissa pareceu-me idiota na altura, pelo que agora decidi chamar à colação tais afirmações.

Ou seja, o que eu queria dizer era, "bem, afinal, ao contrário do que os arregimentados pela câmara repetiram vezes sem conta por aqui, parece que os comerciantes não estão nada satisfeitos com os aumentos".

Dispensados os "caros" para cá e os "caros" para lá" e as "saudações" de cá para lá, só me resta agradecer-lhe, pfig, a condescendência evangélica e a paciência pedagógica que me dispensou. Mas ainda bem que desistiu, que se lhe esgotaram a paciência e a condescedência, porque sou decerto um caso perdido e só lhe estava a fazer perder o seu precioso tempo. Ademais, sou, também, o "dono da verdade" e "o incompreendido e o injustiçado" que tanto o cansa, fórmulas que só comprovam a sua contumaz intenção de agredir (mesmo que eu pudesse ser isso tudo... é assim como chamar coxo a um coxo e não o tratar pelo nome e outros eventuais atributos identificadores).
O único ressentimento com que fico, e agravado, é comigo mesmo, a perguntar-me como é que cai outra vez nesta de, tão desastradamente, vir à fala com o interlocutor que V. (não) é.
Ah! e desta vez pelo menos não me sinto nada incompreendido, nem injustiçado, nem usei a verdade de que serei dono. Pois se até errei e pedi desculpas pelo erro. Deu por isso?

Bom, chego tarde a esta questão, mas já todos percebemos que os "timings" de publicação derivaram de vários factores e isso foi esclarecido. O resto são mal-entendidos que sinceramente não penso serem importantes para o assunto em questão. Pelo lado positivo, houve um grupo de pessoas que decidiu juntar-se, cada um com os seus motivos, mas juntaram-se e fizeram algo, um abaixo-assinado, que vale o que vale, mas mostra uma posição. Lembrando também o Sr. Guerra é caso para dizer que cá na terra, nem todos se calam perante os disparates de quem rege a guarnição. Como diria o José Adelino Maltez, é preciso pôr a justiça acima do direito, o direito acima da lei e a lei acima do regulamento.

Caro Fred,
inteiramente de acordo consigo quando sublinha que um grupo de pessoas tomou uma posição e que isso é que é o importante! O resto são outras coisas... mas nem tudo mal-entendidos. Algumas são e julgo-as esclarecidas, outras são fruto de preconceitos e da intenção de agredir.
Hão-de me dizer onde é que a "linkagem" para que o sr. pfig manda os leitores do seu post autoriza a leitura que ele faz no comentário em que, sobranceiramente, condescendentemente, agressivamente, com o ar de quem se dirige a uma criança pouco dotada ou a um atrasado mental me explica o que disse, e que não está estava, nem ficou, explicado, e que, objectivamente, desvaloriza o que é, repito consigo, importante, (mesmo que tal não fosse, acredito, a sua intenção).
Digo isto porque me sinto incompreendido e injustiçado? Nem por sombras. Psicanalisado e etiquetado pelo senhor pfig? Que presunção!

Para mim, o incidente está arrumado. O pior é que, passado algum tempo, esqueço e caio noutras com o(s) mesmo(s). Tenho de não me esquecer!
Saudações

Será que o assunto está mesmo encerrado?...os mais prejudicados são sempre os Oureenses e os comerciantes locais, pois dia a dia ficam com menos estacionamento para os possíveis clientes.

Alguém recusou a ironia do "post". Calculo, sem má intenção e sem pretender baralhar.

No tocante a "desculpas", estas devem ser feitas, em primeira mão, no local onde são devidas. Entendo, também, que este local livre, não está sujeito à lei da imprensa, mas caramba!...respeito por todos.

Votos de que a tranquilidade regresse depressa a este espaço. Os oureenses entendem melhor isso, gostando mais de ver a discussão de ideias novas do que a escalpelização de coisas de "lana caprina".

Já não há paciencia para o 'coitadinho'.

O tempo que dedica a tipo de pormenores seriam bem mais uteis à Juventude.

A equipa senior de hoquei patins que herdou era uma referência de Ourem.
Lutava para subir à 1ª divisão enchia o pavilhão - agora é humilhada em todo lado, jogadores no banco a discutir com o treinador, perto da descida à 3ª divisão, etc.
UMA VERGONHA.

Ai Tatiana, os olhos só vêm o que a alma permite.

Justo

Só por curiosidade: porque assina uma vezes com Sergio Ribeiro e outras como Justo?

Porque pode haver outros curiosos que não uma curiosa Tatiana, nunca assinei nada com o nome(ou pseudónimo) de justo.

Tatiana,nao acha ke ha pessoas ke por tudo o ke fizeram e fazem na vida,merecem o nosso respeito ? estou nos antipodas politicos do dr sergio,mas é um homem que merece respeito e educaçao.tambem lhedou razao na kestao da juventude.é vergonhoso o que se está a passar com o pseudo tecnico,que parece mais interessado em gozar o prato,que em suar a camisola.mas dai a ofender o dr...

"Muito mal vai Ourém, mas há lá quem muito vá bem."

Tenho dito....

Ao passar a ribeirinha tenho que por o pé,não pelo estacionamento que é a questão de fundo e que muito me apraz ver discutida e opinada no sentido de melhorar o nosso comércio local que tanta vida deu á vila e que agora a cidade parece ter esquecido,mas para abordar a chamada para a J.O.,pois que é injusto falar da Juventude Ouriense com uma equipa de OK Seniorquando o clube tem mais de 400 atletas em formação e competição em diversas modalidades com resultados que ano após ano são conhecidos e reconhecidos por quem quer ver,relativamente ao OK Senior a questão é fácil de explicar ,sem euros não se podem fazer equipas de 1ª divisão.
Percebido ,ou aqui estarei para qualquer esclarecimento relativo a este assunto,pois já chateia pensar na JO com só OK Sénior.

Parece que este tema nao sai do quotidiano dos Oureenses.
Hoje, por acaso junto da Escola do 1º Ciclo de Ourem descobri 2 lugares de estacionamento a menos, que de um dia para o outro ficaram por conta da "VerOurem", com sinal de transito indicativo da situaçao. Como antes nao existia semelhante placa a "privatizar" aqueles lugares, quem por ali estaciona continuou a fazê-lo normalmente, sem se aperceber daquele "ovni"! Resultado: foi multado! Por causa da privatizaçao de lugares!!!

Com a CMO é assim! O municipe que se lixe, que procure estacionamento, pq para os edis e gestores municipais TEM que haver sempre lugares cativos!

Caso para utilizar uma frase que Carlos Costa por aqui escreveu a proposito do tema(desculpe o abuso!):
"Já era assim antigamente nas tabernas! Havia sempre onde prender os burros."

PS: para o mini autocarro que transporta as crianças do JI todos os dias, nao ha necessidade de lugar especifico para as carregar e/ou descarregar.

Informação geral (já regulamentarmente publicada ha comunicação social): Terça, 31 de Março,às 21 horas, Assembleia Geral do Juventude Ouriense, na sua sede. Espera-se que os Tatianos e as Tatianas tenham a mínima decência moral de estar presentes e de, ali, avaliarem e julgarem os que, nestes últimos anos estiveram, e até à próxima AG electiva estarão, nos corpos gerentes da colectividade, neste último mandato apenas porque outros não apareceram e fazendo o melhor que puderam com os meios de que dispuseram, alguns conseguidos com enorme esforço pessoal (e não só do "coitadinho" do Presidente, que nessa tarefa - e noutras - teve quem muito mais que ele fizesse).
Não tem havido grandes dificuldades de estacionamento nas proximidades, e por ali não há (ainda!) parquómetros.

Amiga(o) Tatiana(o), o Justo sou eu e nada tenho a ver com o Dr Sergio Ribeiro, a sua verdade não é a verdade de todos, aliás é mentira para muitos.
Discorde mas respeite, critique mas ajude a melhorar, Apareça...

Fantástico Maria por repescar esta frase.
"Já era assim antigamente nas tabernas! Havia sempre onde prender os burros."

A verdade é bem essa.....

Srs Comerciantes em vez de fazerem o abaixo-assinado que não dá em nada porque é que não requisitam um lugar de estacionamento para a frente do vosso estabelecimento. Ou será que isso é só para alguns? Ex. loja de peças de automóveis junto ao Banif, armazém de mercearias na Rua Dr. Justiniano da Luz Preto. Este tem um lugar só para eles para cargas e descargas.
Uns são filhos outros são enteados.

Já agora alguém me sabe informar se Ourém já tem um parque de caravanismo, é que tenho visto uma caravana já á alguns dias no parque do Intermarché antigo.

Brincadeira à parte, não tem, mas devia ter. Como auto-caravanista sei que são espaços fáceis de criar, quando se trata de estacionamentos para auto-caravanas. Muitas Câmaras já o fizeram:têm diariamente no período de inverno alguns destes turistas auto-transportados, e no verão sempre bastantes. Na vizinha Câmara da Batalha existe um espaço destes.

O espaço de estacionamento basta ter uma pequena estação de manutenção, já à venda no mercado deste segmento. Nem tão pouco quero falar na instalação de wireless, ou luz, como já existem em bastantes, por aí.

Estes turistas aproveitam sempre para visitar o local da pernoita,deslocando-se à padaria,aos Correios para enviarem um postal ilustrado, dar uma espreitadela pelas montras do comércio ou fazer qualquer compra necessária ou atractiva.
Seria mais um contributo de apoio ao comércio e divulgação gratuita da cidade.. Sem esse "mobiliário" as caravanas passam e a nós resta-nos vê-las passar.

Na cidade de Fátima, pelos motivos de grande afluxo de auto-caravanistas, este tipo de mobiliário merece um estudo mais aprofundado das infraestruturas.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38