Ourém colabora com todo o Planeta

| 21 Comentários
earth%20hour.jpg

É com enorme satisfação que informo que a Câmara Municipal de Ourém vai aderir à Erth Hour - a Hora da Terra - evento à escala mundial impulsionado pela WWF e apadrinhado por Ban Ki-moon, Secretário-geral das Nações Unidas. Ourém torna-se assim numa das primeiras cidades Portuguesas a desligar simbolicamente o interruptor.
Na sequência do desafio aqui lançado - e depois de eu próprio ter enviado um email ao Município - foi com bastante entusiasmo que li a resposta positiva, via correio electrónico, dada pelo Vereador Luís Albuquerque. Assim, com esta adesão inédita em Ourém, neste Sábado, das 20h30 às 21h30, a iluminação será desligada nos seguintes espaços e monumentos:

- Castelo de Ourém
- Jardim da Praça do Município
- Jardim do largo das Escolas Profissional e EB 1 de Ourém
- Estaleiro Municipal.

É sem duvida uma atitude louvável por parte do poder político! Lanço mais uma vez o desfio a todos vós, para que participem! Em especial aos comerciantes e empresários que poderão colaborar preciosamente, apagando as luzes dos seus espaços. Que, acima de tudo, durante os 60 minutos, como Cidadãos do Mundo, possamos reflectir a nossa atitude perante o Planeta.

21 Comentários

É de louvar sem dúvida esta adesão do município a uma necessidade premente nos dias que correm. Bem hajam.

Ora aí está uma chapada de luva branca para quem dizia que a Camara não iria aderir a iniciativa.

Antes de falarem informem-se!

Muito Positivo a adesão da CM á iniciativa.
Já agora podiam aproveitar para programar a iluminação Publica para acender só á noite.
Muito Positivo a adesão da CM á iniciativa.
Já agora podiam aproveitar para programar a iluminação Publica para acender só á noite.

Muito bem Tiago.
Um "Viva" à CMO.

O que decorre de actos de boa gestão, perante o País e o mundo, por parte de uma Autarquia nas suas Cidades e Vilas ( será que todas, no Concelho de Ourém vão ter apagões?), não é motivo de comentários laudabílissimos, mas actos normais de quem gere uma comunidade autárquica.

Gostava mais de ouvir loas às preocupações dos autarcas pelo urbanismo,estacionamentos, Educação, Saúde, e espaços de lazer. Em duas palavras bom Ambiente e satisfação dos munícipes.

Ah! quanto ao apagão da "hora da terra", resta-me a dúvida se não é um idealismo ( mas também vivemos com eles - e muito bem), se é mais benéfico para o planeta terra apagar todas as luzes ao mesmo tempo,ou se é mais nefasto "levantar" todas as centrais eléctricas em simultâneo. No caso, "in dubio pro reo".

ja doi ver tanta reacao á Louçã....fez se ou nao ?

ja doi ver tanta reacao á Louçã....fez se ou nao ?

Preferia que a Câmara mantivesse as luzes ligadas, mas que defende-se uma política integrada de respeito pelo nosso espaço.

Não fosse ao arrepio de medidas casuística em diversos domínios, indo de encontro a muito o que é defendido aqui, nesta iníciativa.


Mas sim, que é de louvar, é.

af,

dizer que uma lâmpada de 100w por uma hora consome mais energia estando desligada do que estando ligada - por alma do fenómeno de retoma no abastecimento energético - cheira no mínimo a teoria da conspiração. mas, percebendo eu muito pouco sobre o assunto, vamos admitir que isso venha a acontecer. vamos admitir que é verdade e que então, o panda da WWF, assim como um montão de parceiros e apoiantes do evento, estão no fundo a fazer sacanagem e a querer queimar mais uns quantos barris. mesmo nesse cenário, é óbvio e que é uma sacanagem muito bem feita e claramente justificável. vamos ver se me explico:

ao contrário do que algumas pessoas pensam por essa blogosfera fora, a sociedade deste planeta não se muda com relatórios de ONGs ou artigos científicos. isso, só por si, vale muito pouco. na sociedade da comunicação em que vivemos, apesar de já haver livre oportunidade de difusão de informação e de pensamento - através de um blog ou coisa parecida - a grande parte dos cidadãos ainda não vive de informação independente, nem têm uma consciência social própria. (digo própria, porque consciência social têm sempre alguma, nem que seja a do Rock in Rio, que lhes entrou por um qualquer ecrã das suas casas!)

ainda este último fim-de-semana, em conversa com alguns primos mais novos, soube que não lêem um único blogue. mas o cenário é pior. usam a Internet apenas para jogos, para os emails engraçados e para as redes sociais que, podendo estas ter aspectos positivos para a discussão, debate e difusão de informação, não são usadas nesse sentido . enfim é desesperante... se até ao final deste último século acreditava-mos que o comportamento dos cidadãos era amorfo porque viviam na sombra do formato televisivo, a verdade é que, depois de terem nas suas mãos a ferramenta de comunicação e informação mais fabulosa na história da humanidade, o seu comportamento ainda não mudou quase nada.

nunca como hoje a comunicação teve um papel tão importante. e nunca tanto como hoje essa mesma arte da comunicação enfrentou tão grandes desafios. eu próprio, há uns tempos atrás - ainda não há um ano - acreditava que a blogosfera e a informação independente iriam ser impostas como fonte de informação por excelência. mas infelizmente, creio que fui demasiado utópico e admito que estava enganado. se até então, neste curto espaço de tempo, lutamos contra a televisão e contra os mass media tradicionais, preparem-se!, porque virão lutas bem maiores pela independência na informação que chega às grandes massas dentro da World Wide Web.

as pessoas ainda actua consoante o que lhes impõem!, ainda como fantoches... digo com tristeza, é claro. e, quem tem a tarefa de comunicar, sabe disso. aliás, sempre o soube! o que não soube nos dias antes de Obama, era como o fazer nos meio de comunicação emergentes. mas, depois do fenómeno das últimas eleições americanas, diria que já não existem segredos.

quero eu dizer com isto que, hoje, mais do que nunca, tem-se consciência que mais facilmente se muda o comportamento de um cidadão pela força da imagem do que por outra via qualquer.

assim, parece-me claro que esta sacanagem do Dia da Terra, para além de ser bem feita e de estar bem montada na rede - note-se o montão de links ao fundo da página da Earth Hour: Flickr, Twitter, Facebook Group, MySpace, Canal YouTube e Facebook Fans - é completamente justificável! o balanço energético a longo prazo será certamente positivo. diria mesmo que tem mais efeito na eficiência energética do planeta se 1 milhão de seres desligarem um interruptor e publicarem o seu acto na caixa What's on your mind? do Face Book, do que serem escritos 10 milhões de posts na blogosfera sobre o tema! para o bem e para o mal, é assim que a coisa funciona.

cumprimentos,
tiago

Ontem foi o aniversário do Clube Desportivo de Fátima onde sou atleta. Fui à festa no D. Nuno em Fátima. Olhei para a mesa da presidência e não vi o Sr. Governador Civil, Paulo Fonseca.
Estava o Presidente do Clube, Luís Albuquerque, os veradores todos do PSD, o Professor Mário Albuquerque que falou como deputado.
No fim perguntei ao meu treinador porque é que não estava o Dr. Paulo Fonseca que foi o Governador Civil que nos recebeu no Governo Civi? Também estranhei não estar o Dr. Gameiro a quem o meu treinador foi pedir uma ajuda à Assembleia da República, logo depois do Padre Pereira se ir embora.
O meu treinador disse que eram politiquices.
Que o Presidente Luís Albuquerque não quiz convidar o Dr. Paulo Fonseca e o Dr. Gameiro.
Senti-me como atleta do CDF usada.
Nós somos atletas de um clube ou somos peças políticas para mexer, agitar e usar?
Gosto muito do Dr. Paulo Fonseca que é um homem honesto. Tem ajudado o Clube Desportivo de Fátima.
Até senti vergonha. Por isso vim aqui deixar escrita a minha indignação.
Podem ver o meu número de sócia e quem sou como atleta. Se quiserem, Sr. Luís Albuquerque expulse-me do Clube por aqui estar a escrever, mas depois vou fazer queixa a toda a gente e dizer que é uma vergonha usar o Clube para fazer política!

no tempo do prof. albuquerque como governador civil, a associação equestre regional de fatima ainda recebia apoio financeiro do governo civil.

desde que la chegou o paulo fonseca. deixou de haver apoio financeiro.

quando vou comer fora costumo pagar a conta do que como. como o governo civil de santarem deixou de contribuir monetariamente, tambem deixou de comer a borla.
é natural que tal atitude do novo governador civil crie mal estar nas colectividades.

Caro Tiago
Quem disse que eu não estava de acordo consigo? Ao ser humano todas as interrogações fazem sempre bem. Acabei dizendo "in dubio pro reo". Logo a bola ficou do seu lado.

No tocante à "blogosfera", também acredito nela. Se tal não fosse, não tinha o meu Blogue, desde de 2004.
Claro que toda a Comunicação áudio ou escrita obriga o homem a pensar, sem deixar de lado a leitura de autores e a música.Da escolha de cada um, surge o seu pensamento...completado pela escola, pelo convívio entre amigos e sobretudo pela educação recebida dos nossos Pais.

Só com uma sadia discussão fortalecer-se-á a vida democrática do Concelho. Pena é que nem todos percebam isto, nem dêem a cara como é nosso apanágio por aqui. Quem sou eu para julgar alguém?...Lá terão os seus motivos.

também concordo consigo ;)

Quando fazemos anos convidamos para nossa casa os n?ossos amigos.eu fui a festa e o meu convite 'ficou me por 25 euros,bem como o de muitos politicos que lá estavam.a carla escreveu este comentario neste assunto porque ? Que tem a ver ? Será que sr Paulo Fonseca tem feito assim tanto pelo concelho ? Carla,o aqui escreveu,sem contexto,é que é politiquice pura.

Ja agora Carla,ha dois e tres anos o sr Governador foi convidado e nao apareceu...O Prof Mario Albuquerque esteve presente como Presidente Assembleia Geral da Associaçao Futebol de Santarem.Nao politiquize,nem se deixe utilizar.

A Sra. Carla, antes de publicar a sua opinião, devia informar-se melhor, para não ficar envergonhada publicamente. O governador Civil foi convidado em 2006, 2007 e 2008 e não foi simplesmente ao jantar. Só este ano, curiosamente (ou não) ano de muitas eleições, é que levanta este problema. Deve-se ir aos locais por livre vontade e não por interesse.

carla,vc foi usada.ficava lhe bem,a si e ao tal treinador,rectratarem se.como é que tao facilmente bateu na direccao do fatima,em defesa d alguem que pontualmente podera ter ajudado o clubet?

Carla, entendo bem o que dizes, também sou atleta do clube e sei a politica baixa que é ali praticada pela clã familiar.
No jantar vi ainda uma situação mais grave, o presidente do clube discursou e coitadinho, até os tomates coçou durante o discurso, o paizinho VERGONHOZAMENTE discursou logo de seguida a auto-elogiar o clã familiar, vergonha, vergonha, vergonha.
A práticas Nazis são frequentes, que o digam o Sr. Padre Pereira (o meu presidente) e a homenageada da noite a Toina, foram afastados sem dó nem piedade.
O Sr. Paulo Fonseca não foi apenas porque se fosse o Paizinho Albuquerque deixaria de ser a figura!

Tiago és um puto insolente, tendencioso e que tem a mania que é mais esperto do que os outros. Com os elogios ao Sr. vereador Luizinho entendo agora as tuas criticas ao Moura. A tua matriz ambientalista não te levou a tecer elogios quando leste o último jornal n ourém? Viste quantas noticias trazia sobre iniciativas ambientais? Talvez não tenhas visto, o teu ensaio de cegueira é demasiado, talvez tenhas demasiados apagões.
Já agora, a forma como tratas o pfig revela a tua prepotência, para lhe chegares aos calcanhares tens de comer muita farinha, de preferência à luz da vela, ou então aproveitas os milhares de wts que o clubezinho do teu amigo gasta nos treinos, quando podia muito bem treinar de dia, isso sim seria um bom tema que podias trazer aqui.
Quanto é que o teu amigo da câmara consome à câmara em electricidade, água dinheiro etc etc etc
Tiago do Favacal, estás à distancia de um simples clic, não para poupar energia, mas antes para nos poupares aos teus comentários de intelectualoide frustrado.

Carlos:
Não fui ao jantar mas ocorreu-me um outro a que assisti lá para os lados da Freixianda. Á direita do pai, está o filho, um jantar com pompa e circunstancia, a nata dos empresários ourienses, com momento musical e tudo.
Fala o pai e passa a palavra ao filho, a familia Albuquerque ao rubro, a pedincha para o clube e no final imaginem só... desatam a distribuir envelopes pelos presentes para o pagamento da dizima.
Também já ouvi falar em facilidades de licenciamentos na câmara em troca de massa pro clube.
VERGONHA

Fui dos que duvidou (publicamente) que a câmara aderisse ao (simbólico - e sublinho, simbólico) acontecimento energético do fds. E não tenho problemas em dizer que o meu palpite esteve errado e que fiquei contente ao saber que a C.M.O. tinha aderido. Chapada de luva branca da câmara? Meu dEUS... Valesse este gesto à Câmara o ilibar de tantos outros problemas e talvez aceitaria essa designação. Mas como não é o caso...

Quanto aos ataques pessoais que se têm passado por cá (não dirigidos à minha pessoa, mas dirigidos aos autores e alguns comentadores d'O Castelo), acho extremamente lamentável e triste que não se consigam discutir ideias e ideais sem os ataques baixos.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38