Centralismo

| 6 Comentários

Caro Sérgio, não é por acaso que no distrito de Santarém (entre 1993 e 2007), os concelhos que mais cresceram em termos demográficos são os que têm mais proximidade a Lisboa: Benavente e Entroncamento (linha férrea). Pior, são os únicos que cresceram. Chama-se a isto, centralismo. Na minha opinião, Ourém está em terceiro lugar devido a Fátima e a uma melhor proximidade ao litoral (Leiria). No contexto do distrito, claro.

6 Comentários

Do Entroncamento a Caxarias por via férrea são só 20Km! Centralismo não sei, é mais ver comboios a passar...

Caro Fred,
aquilo foi apenas um apontamento de actualização, tomado num guardanapo de papel, num café e a folhear o Templário. Quando foi da "nossa" (PCP) Conferência de 2007, o estudo foi relativamente aprofundado. De qualquer modo, as causas que refere são reais. Obrigado pela reacção.
Um abraço

O concelho tem a felicidade de ser servidor por 2 estações de caminho-de-ferro na Linha do Norte, e por infelicidade ou inépcia, nunca conseguiu ser devidamente servido em horários para Lisboa ou Porto.

Alguém já falou na ligação da linha do norte ao TGV, a partir da Vila de Caxarias,quando este passar por Leiria. Alguém anda incomodado com isso?...

O IC9 entretanto,rasgará o nosso Concelho. Alguém já falou de uma via rápida a passar por Caxarias e a atravessar o Concelho a partir de Freixianda, com entrada para quase todas as freguesias. Onde estão os estudos e a preocupação da CMO, para tal?...

É caso para dizer não se sabe, como acontece com os nós do IC9, que ainda estão para delinear quando a CMO já devia tê-los construido para obrigar a Entidade das Estradas a encostar neles,como acontece,quase sempre por todo o País. Cá virá um inteligente a partir de Almada, quase de certeza, a determinar a sua situação. Enfim!..

Olhando para as obras que por aqui sao feitas para ficarmos "mais centrais", o IC9 deve ser uma cópia da nossa ligaçao a Fatima: curvas e mais curvas, com viadutos à mistura, para servirem os interesses de poucos em prejuizo de muitos!!!
Desconhece-se concretamente por onde irá passar o traçado desta via, os nós, os viadutos, enfim...até ao dia do "no return"!
Quando acharmos que estamos mal servidos, já nao haverá nada a fazer!!!

É sintomático que nos comentários ao post seja reforçada a questão dos caminhos-de-ferro. Quem usou este meio de transporte enquanto estudante (nos anos 90 em concreto) deve lembrar-se das muitas dezenas de oureenses que o utilizavam, sobretudo aquelas concentrações ao domingo da malta que ia para o Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa e outras, dizia-se até à época que era uma das estações com maior movimento daquelas entre Lisboa e Coimbra (quem sabe existirão estatísticas). Arrastaram-se as obras na linha, com penosa substituição do serviço por morosos autocarros. Creio que durante este período o número de passageiro caiu vertiginosamente (via chegar muitas vezes o autocarro vazio, e partir com menos gente do entroncamento) pese embora a solução adoptada a situação era temporária. O pior foi quando a circulação normal retomou, tinham desaparecido comboios da estação de Caxarias, quase todos os inter-regionais foram “promovidos” a inter-cidades (com concomitante aumento de preço apesar da mesma distância, mesmo número de paragens e equivalente demora do percurso! os lugares passaram a ser menos por causa da reserva de lugar) e alguns deixaram de aí parar (continuaram a existir dois inter-regionais nos dois sentidos entre Porto e Lisboa, depois apenas um em horários da madrugada tendo sido recentemente extintos neste percurso – Lisboa/Porto).
O advento do inter-cidades, essa dádiva do charlatanismo, agravou os custos de um serviço que na realidade piorou, como o confirmará qualquer utilizador.

Tenho ideia que o IC9 passa sobretudo a sul/sudoeste do concelho (entre Ourém e Fátima) como se pode ver em mapas por aí acessíveis na rede. Um acesso será certamente em Vale dos Ovos e as vias para aí são as que existem, para outros locais desconheço em concreto, mas creio que prioritário é sem dúvida que as vias do concelho que actualmente existem sem condições pedonais, escoamentos de águas e segurança do piso sejam de facto concluídas (é o mínimo que se pode dizer), mais ainda as que darão acesso ao IC9.
Ligar a Freixianda a Ourém passando por Caxarias parece-me uma definição da N 356, que é a que aí existe, e que precisa de muitos melhoramentos. Uma via rápida é uma ideia muito vaga (que entre o vazio de projectos políticos e o jugo cognitivo da demagogia eleitoralista será muito querida) quer na indigência do investimento quer na harmonia com o território em apreço,

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38