A propósito dos parquímetros

| 5 Comentários

Ao reler toda esta discussão em torno do aumento do preço de estacionamento em Ourém, relembro um artigo do Paulo Morais no JN de Dezembro de 2008 e que aborda esta questão num contexto mais profundo: as câmaras municipais deste país são incompetentes na gestão do espaço público. Publico aqui o artigo:

"Alvo errado" - JN - PAULO MORAIS - 2008-12-10

"Natal à porta. A maioria das famílias portuguesas refugia-se nos centros comerciais e grandes superfícies. E não nos iludamos: este já não é um efeito sazonal, mas sim um sintoma mais profundo da falta de gestão do espaço público.

Não foi só o comércio, mas sim a vida das cidades que parece ter-se deslocado definitivamente das ruas para o interior dos centros comerciais. Afinal, estes propiciam-nos a qualidade de vivência que em tempos caracterizava os núcleos urbanos. O verdadeiro centro cívico e cultural das cidades transferiu-se para os shoppings.

Nos centros comerciais, o acesso é normalmente fácil e o estacionamento quase sempre gratuito. No seu interior, a limpeza é regra. Ao abrigo de qualquer intempérie meteorológica, circula-se confortavelmente e em segurança. Há acessos para pessoas com mobilidade reduzida e carrinhos de bebé. Os pequenos problemas que as famílias enfrentam, como a necessidade dum espaço para mudar fraldas ou levar miúdos à casa de banho, estão perfeitamente acautelados. Juntemos a isto a possibilidade de almoçar e jantar em conta, ou ainda assistir a um filme de estreia. Só aqui vemos implementado um novo conceito de centro cívico urbano.

Na outra face da moeda, temos as baixas das cidades, a que não se acede facilmente, onde o trânsito é habitualmente caótico. O estacionamento é inexistente ou caríssimo. As ruas e passeios estão em péssimo estado, fruto duma crónica ausência de manutenção e conservação. Os idosos correm perigo permanente de tropeçar num qualquer buraco. A via pública está imunda, resultado duma limpeza urbana ineficaz. Somos permanentemente abordados por arrumadores de automóveis e pedintes. Se um miúdo necessita de ir à casa de banho, está sujeito à fila interminável do café ou a ter de pagar o acesso a um desses "wc" tipo nave espacial. A oferta cultural é escassa, não há cinemas, os concertos e espectáculos são raros e têm quase sempre pendor elitista. Não nos admiremos, pois, pelo facto de os centros urbanos estarem em processo de morte lenta e o comércio tradicional em estado comatoso.

Enquanto isto, os representantes do comércio tradicional limitam-se a reclamar contra os centros comerciais. Atiram ao alvo errado. Mais do que tentar impedir o sucesso dos centros comerciais, deveriam era copiar a receita desse êxito. E queixar-se, em primeiro lugar, das câmaras municipais que se revelam incompetentes na gestão do espaço público."

5 Comentários

Estou perfeitamente de acordo. Regra geral, os centros comerciais fora dos centros urbanos têm parqueamento gratuito. Já aqueles que estão no centro urbano, são regra geral pagos.
Nos centros urbanos para se regular o estacionamento a forma mais eficaz é através do parqueamento pago.
Se o estacionamento for demasiado barato, não se consegue criar as bolsas de estacionamento, pois as pessoas para não andarem 200 ou 300mts são capazes de darem voltas sem conta com os automóveis para estacionarem.
Ourém tem inúmeros estacionamentos que não são utilizados, ora em frente ao centro de saúde, ora no mercado.
No entanto o comodismo das pessoas, faz com que algumas artérias apesar de terem estacionamento pago estão sempre cheias. Se estivessem vazias de certeza que não eram tarifadas. A tarifação existe, não como fonte de receita, mas sim como elemento regulador do parqueamento urbano de Ourém.

Ó sr psd de 3ª valia mais gravar 1 disco, que estar sempre a bater na mesma tecla!
Onde está a intervenção da autarquia pela positiva nas ruas e passeios de Ourém? Tal como se lê no artigo que dá azo a este debate "As ruas e passeios estão em péssimo estado, fruto duma crónica ausência de manutenção e conservação. Os idosos correm perigo permanente de tropeçar num qualquer buraco." Em Ourém é mesmo assim!!!
Não reparam as estradas (miseráveis)da cidade, e os passeios que mais parecem os altos e baixos do carrocel, mas "disciplinam o estacionamento"!
Possivelmente nem se questionaria o aumento dos parquímetros, se o valor fosse moderado!
O buzílis da questão são os 120%!!!
120% é dose nos tempos que correm!!!
Não queira fazer dos outros parvos, nem trouxas!
E não tente perverter os artigos aqui publicados, em proveito dos seus interesses pessoais e/ou da sua cor partidária, porque os outros também sabem ler!!!

Ainda há bem pouco tempo foram feitas obras de repavimentação e de calcetamento no centro de Ourém. Mais precisamente, desde a casa do Administrador até à rodoviária do tejo. Foi construído de raiz um parque infantil e remodelação por completo dos WC junto à Igreja de Nª Srª da Piedade.
No entanto outras ruas estão necessitadas de obras, caso da Av. D. N. Álvares Pereira. Já há projectos para essa zona. Mas na minha modesta opinião essas obras só deverão ter inicio após a conclusão duma via circular a Ourém de forma a desviar o transito pesado do centro da cidade. Penso que após a conclusão do IC9 já haverá condições para avançar com a reconversão da Av. D. N.A.Pereira. Mesmo com o IC9 tudo depende da localização dos nós de acesso. Entendo que sem alternativas ao trânsito na artéria principal de Ourém, seria um desastre fazer intervenções de vulto na referida Avenida.

A precisar de reparação estão TODAS as ruas de Ourém! Onde passaram obras de saneamento básico, ou outras, nunca mais ficaram em condições! Culpa da autarquia que não obrigou a que as repavimentações fossem executadas convenientemente!
As obras de "requalificação"??? na zona desde a casa do Governador até à rodoviária, foram um assassinato do histórico centro de Ourém! Transformaram toda a zona na "Eira da Pedra", como um ilustre residente um dia lhe chamou, e muito bem!
Ourém é só isso? Só o centro? Olhe-se para a rua Francisco Sá Carneiro, ande-se a pé por aqueles passeios miseráveis, ou circule-se de carro!
Entre-se em Ourém pelo lado do Regato, é uma vergonha! É uma dor de alma para quem vem carro, já para não falar de quem anda a pé, que em dias de chuva toma banho sem querer!!!
Entre-se pelo lado de Leiria! - Estrada nova com altas piscinas!
Olhe-se para a maioria das perpendiculares da Av. DNAP!...
Se não fosse o sr psd de 3ª fazer aqui estas loas "cor de laranja", vivíamos na ignorância nesta esburacada terra de Ourém!!!
Qualquer dia sou capaz de propôr (só propôr!) a um dos "Deuses", daqueles que têm a chave aqui do Castelo? para lhe redigir um voto de louvor!
Pode ser mesmo um "encore" em inglês, para não se cansarem muito!!!

Sr psd de 3ª estou tãããooo feliz com o seu discurso!!!
EXCELENTE início de campanha eleitoral!
Vai deixar de ser o tal "dente da engrenagem" para passar a ser PODER ???
Apresente-se sr psd de 3ª! terei todo o gosto em fazer parte do seu staffffffffffff!!!
:(

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38