Tratem-nos da Saúde!

| 19 Comentários

Este post no meu Blogue com o titulo - Azar - aplica-se aos actuais e também futuros autarcas e/ou candidatos. Muito no concelho de Ourém terá que mudar na saúde. A população sente-o! Os futuros candidatos aos órgãos autárquicos têm conhecimento da forma inoperante ( não por culpa dos profissionais aí alocados) como está organizado o Centro de Saúde concelhio?
E já agora o que têm a dizer sobre a Unidade de Saúde Básica a que o concelho de Ourém, julgo, ter direito, justificada pelo número de dormidas ao longo do ano, ( a rondar já mais de meio milhão de dormidas) não falando na distância existente entre hospitais? Lutarão ou não pela USB? Continuaremos a enviar doentes para Tomar ou Torres Novas para que estes usufruam de "urgência hospitalar", como é desejo da comissão de utentes do CHMT, em vez da USB que merecemos?.
Os futuros candidatos revelarão a sua empatia pelas populações dos concelhos vizinhos, ou pela população Oureense? Esperemos para ver!...

19 Comentários

Ourém é simplesmente o segundo "maior" concelho do Distrito de Santarém, o "maior" do Médio-Tejo.

Não obstante esse facto, perdemos a corrida a hospitais como os que foram colocados em Tomar, Torres Novas, Abrantes, etc...

Culpa?
De muitas pessoas, mas em primeiro lugar dos Deputados da nossa Terra, em especial o "velho" Albuquerque que já anda pela Assembleia há mais tempo de dias que eu vivi e por nós pouco fez.

A não ser ir a ao Jantar dos Bombeiros comer umas febras à conta do orçamento, com o carro do Governo Civil a ter que vir de Santarém para o fazer andar 300 metros.

Vá viver a reforma e aproveite o Modelo e o Aldi para comprar uma verdura para si, para a sua madame e mande o seu rapaz para a bola, porque promiscuidade e "calanzisse" já há muito quem faça.

Boas!
O concelho de Ourém tem vindo a ficar sistematicamente para trás em todas as grandes decisões distritais. Parece que não há vontade política para nada! Veja-se o que se tem perdido em questões de desenvolvimento, por comparação com os municípios vizinhos. Será que os nossos autarcas acham normal a estagnação desta terra/concelho?
Cá por mim, também vou esperar para ver! E ouvir!

Alguém me sabe dizer porque é que eu com mulher e filhos não temos médico de familia? É proprio de Ourém, ou de um pais do 3º mundo?

Carlos Costa...ora agora é o prof albuquerque,que lhe devia merecer algum respeito,o responsavel por nao haver hospital em ourem..boa :)...e o rapazote..pra bola ? já cá ha calanzice a mais ? Realmente o rapazote ,o 1º emprego ke teve foi agora na camara...ate aki numca trabalhou...ah...e tenha o cuidado de nao morder a lingua..ou entao ter um antidoto á mao...

e ja agora,ke vc controla os carros do governo civil,tem de apontar os kms todos...e as febras a conta do orçamento ?...do seu ? é socio dos bombeiros..? ou akilo tambem é promiscuo...tadinhos ,nao se metem em nada e é só deitar veneno escondidos.
Agora,construtivamente,e sem provincianismos cromicos...um amigo meu era dos ke mais acesamente defendia as "urgencias" em ourem.pois teve o azar de um filho ter um acidente.viu o ke se passou,como se trabalha com a saude,o profissionalismo dos bombeiros do INEM,e no fim disse..se fosse ha 2 anos o meu filho tinha morrido,porque ia para ourem antes de ir para Leiria.Nao podemos ter um hospital em cada 5 kms.e o mal é das pessoas ke pensam como o sr Carlos Costa,os politicos la de cima,por causa dos votos,fazem hospitais a toa por ai.depois nao teem como preencher as valencias.Nao seria melhor um bom hospital com tudo,em vez de Torres >Novas Tomar Abrantes cada um com suas valencias ?

Fui sócio até uma situação infeliz em que foi notória a falta de profissionalismo destes.

Uma estória para outra altura.
Concordo com o que diz, no que toca à dispersão de valências e sei que em Ourém as Urgências não valem nada.

Mas deva entender Vossa Excelência que nem todos temos capacidade de deslocação rápida para Leiria e que as urgências primárias (centros de saúde) não funcionam.

Assim, para pequenas constipações o SAP está lá muito bem.

Já quanto a Professores e Alunos, mantenho o que digo.

Vá investigar o trabalho feito na Assembleia da República pelos deputados do Concelho, e tire as suas próprias conclusões.

Já a promiscuidades elas por acaso nem existem, devaneios meus. E não disse nada sobre os empregos do rapaz, deve estar a ler nas entrelinhas isso, mas deva saber que tudo o que é entrelinhas só poderá ser sua imaginação, a minha inteligência não me permite tal perspicácia.

Penso k o essencial da kestao em debate é a nao dispersao de recursos humanos, materiais e fisicos em cada aldeia de cd concelho,neste caso o de Ourem. Isto pode-se fazer concentrando esses recursos, facilitando com essa estrategia resposta mais rapida e eficaz às populaçoes das aldeias, permitindo triagem mais fidedigna e posterior encaminamento, dado k os medicos poderao sp trocar impressoes sobre a situaçao clinica de cd doente se estiverem 2 ou 3 em simultaneo ao serviço.
Da forma como a saude está organizada, esta situaçao nunca acontece nos pekenos postos de atendimento de cd aldeia, onde só vai 1 medico umas horitas por dia, quando vai!...
Venham as UBS's!!!
Quanto ao hospital, concordo com a jingle. Um bom hospital, c/ todas as valencias, e escusavamos de andar de "Poncio" para "Pilatos" conforme a "macacoa". Isso teria sido o ideal, se os interesses de alguns (eleitos) nao chocassem com os interesses de muitos (eleitores). E se outros (eleitos) tivessem lutado pelo que devem (eleitores)!
E Carlos, O SAP vale o k vale... mais nada...passei por lá há pouco e senti isso na pele; nem aí ha troca de impressoes entre medicos...ou é impressao minha?

Sr Carlos Costa.a sua afirmaçao sobre ter sido testemunha de mau profissionalismo dos bombeiros e cobarde.desafio a se nao ker dize lo aki,a comunicar o mesmo por escrito a direçao ou ao comando dos bombeiros.e grave e cobarde o ke afirma.aki nao se trata de politica,mas difamaçao

Há mais de 15 anos, ardiam pertences meus, quando petiscavam em casa de um vizinho chouriço e vinho tinto.

Mais recentemente basta ver a mobilização de meios para protecção da Gondemaria (Kayene), onde bombeiros meus amigos se gabam de ter estado lá dentro na conversa e na galhofa, com a frente do fogo enfrentava toda a Atouguia, e os Bombeiros?

Nem um apareceu.

No rescaldo, populares a tentarem salvar vinhas e um dos bombeiros "deixem estar, se arder agora já não arde mais"......bravo....

Mais cobardolices...diga nomes e datas..ou etao cale a retrete para sempre...deitar calunias de taberna ,.,..vá pra l+á ver se faz melhor

E toda esta conversa para dizer que os bombeiros nao socorreram quem? os bens? esses têm outras instituiçoes para os regular, nao precisam de cuidados medicos, UBS's, SAP's ou hospitais!!!
"Os futuros candidatos revelarão a sua empatia pelas populações dos concelhos vizinhos, ou pela população Oureense?" Pela populaçao Oureense, claaaaro! privatiza-se a saude (clínica?) com a bençao do poder politico e o prejuizo dos contribuintes.
Há outras propostas srs candidatos? "Esperemos para ver!..."

No momento em k neste blog se fala de saúde, surge esta intervenção (http://psourem.blogspot.com/)ja conhecida por qualquer cidadao atento. Mas fikei a saber k o Engº Socrates vai ser candidato em Ourem e k vamos aki ter uma Unidade de Cuidados Continuados. Satisfeita! Muito!!!

O recente fogo da Gondemaria, não se lembra?

Fale com os Bombeiros de serviço e pergunte quantos deles tiveram a atacar o fogo na frente que se estendeu entre Fontaínhas e Pinhel?

Estavam nas costas do lobo.

Se Vossa Excelência sofre de um mau hálito tal, que confunda a sua boca com uma retrete, não pense que seja uma padecência que todos sofram.

Seja educado, se faz favor.

Há descoordenação de meios, pouca experiência, pessoas que andam para usar a farda há de tudo.

Há pessoas que sofrem, pessoas que andam nos Bombeiros por respeito, que sacrificam a sua vida pessoal e profissional por essa actividade, o que é de enaltecer.

O que disse foi tudo verdade e aconteceu.

Contudo o lançamento de uma suspeita generalizada sobre os Bombeiros é extremamente injusto

Assumo-o.

Peço desculpa por isso.

Que se recentre o debate, na saúde.

Não na boca porca de ninguém, dado que nunca aqui questionei os comentários de ninguém, só desabafei com os meus.

Fui lá espreitar o site http://psourem.blogspot.com/ !
Tambem fiquei satisfeita, aranha! Muito!!!
Clap! clap! Clap!

Em relação ao assunto aqui debatido relaciuonado com a saúde no nosso Concelho, penso que era de bom agrado a criação das chamadas SUB´s, para tal é necessário termos uma Câmara que fizesse pressão junto do Governo central, deixa-se de investir única e esclusivamente em Fátima, investimentos a fundo perdido, estamos a deixar as sementes para mais tarde outras gentes colherem os frutos.

No que toca á saúde já enviei um email, ao Governo Civil, M.S. a dar a minha singela opinião sobre a saúde no Concelho de Ourém. Como é óbvio está de mal a pior, defendo a criação de uma Ambulância SIV (Inem), para o Concelho, lembro que no Concelho de Ourém não convém nada ter uma Paragem Cárdio Respiratória, principalmente depois da meia-noite. Eu como Socorrista da Ambulância INEM juntamente com os meus colegas, vemo-nos encapacitados na prestação do socorro adequado à vítima em tal situação. Disfibrilhador automático externo (D.A.E.), DEPOIS DA MEIA-NOITE NÃO EXISTE,durante o dia temos um semi automático no centro de saúde, aprelho importante para a reversão das paragens cardíacas.
Nós nos Bombeiros ainda não temos autorização para os utiilizar, lembro que este aparelho na maior parte dos países da Europa é utilizado por leigos, foi para estes que ele foi concebido.
Na minha opinião é so socorro pré-hospitalar e na actuação de todos os intervenientes que poderá estar a chave do sucesso.
Como aqui já foi referido, para esclarecer à cerca de 4 anos que os Bombeiros têm autonomia para se deslocarem para o Hospital mais próximo com valência para a situação.
Informo que nós nos Bombeiros de Ourém, já transportamos doentes a fazer A.V.C. na ambulância INEM directamente para o Hospital de Stª Maria Lisboa, Coimbra, Abrantes, neste momento raramente nos deslocamos ao Centro de Saúde, se necessário temos apoio médico da VMER Leiria ou Abrantes que fazem uma estabilização e acompanhamento da vítima até o Hospital. Assim como o acionamento do Helicópetro do INEM, no espaço de um mês veio fazer 2 evacuações primárias de um sinistardo e de um queimado.
O socorro pré-hospitalar está a funcionar, o que não está a funcionar correctamente, são as valências Hospitalares, que no nosso Distrito em nada no beneficiam. Tomar,(cirurgia, medicina, psiquiatria, oftalmologia, utologia, mais recentemente cuidados paliativos). Torres Novas (pediatria, cirurgia, pneumologia, cardiologia, medicina, gastroentrologia). Abrantes, contempla todas as especialidades á excepção, de neurocirurgia, oftalmologia, e as que estão no Hospitais de Tomar e Torres Novas.
seria benéfico Tomar ter Ortopedia assim como Torres Novas, no Hospital de Abrantes estão 3 Ortopedistas de serviço à urgência uma reestruturação nesse serviço, tirando 2 poderia ser colocado 1 em cada Hospital, o serviço de Ambulatório mantinha-se em Tomar, outro ortopedista, poderia ficar escalado de chamada, se fosse necessário para ir ao bloco.
Quanto a Ourém pena que não tivessem feito aqui um Hosp. à uns anos, agora temos de nos ajustar a estas regras!

Em relação a afirmações que aqui foram escritas para denegrir a imagem deste corpo de Bombeiros, com quase cem anos, posso afirmar que são todas falsas, em relação aos incêndios, a formação que recebemos é para ajudar os outros com respeito, e profissionalismo, se eu vou au mecânico mandar arranjar um carro, não estarei jnto a ele a dizer-lhe como ele tem de fazer o seu serviço, o mesmo se passa comnosco.


Cumprimentos

Tendo em atenção o último comentário de maria mar, depois de ter postado aqui, diversas vezes sobre a matéria em apreço,constato:

os políticos afectos ao poder local sempre vão prestando atenção ao que por aqui se vai escrevendo, contrariamente ao que querem fazer crer.

"água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".

o Edil e futuro candidato foi reclamar junto do Poder Central a SUB, que tantas vezes por aqui e noutros blogues, por mim foi reivindicada, em defesa da aprestação de cuidados urgentes de saúde, de forma rápida e mais eficiente.

sabendo que a SUB não tem que funcionar dentro do CS local, nada melhor que a Câmara tentar disponibilizar instalações por forma a facilitar a rápida exequibilidade do processo de instalação da mesma.

por esta iniciativa nesta área, reconheço o empenho do Dr. Vítor Frazão.

Bem parece que finalmente alguém reconheceu, aqui pelo burgo, que af tem vindo a pugnar por um direito que assiste a todo o povo do concelho de ourem.
http://manuelinhodaire.blogspot.com/
"Serviço de Urgência Básica" e outros que se poderão procurar no histórico dos blogues em que escreve.
Ser-lhe-á então reconhecida alguma razão???

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38