Quercus denuncia obra em reserva ecológica nacional II

| 15 Comentários

Por curiosidade - não trazendo novos dados - fica também a notícia no final de um artigo no Publico Última Hora:

A associação ambientalista Quercus denunciou ontem a construção de uma pista para aeronaves ultraleves em Reserva Ecológica Nacional (REN), na freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, Ourém, tendo requerido à câmara o seu embargo. O presidente do Núcleo do Ribatejo e Estremadura da Quercus, Domingos Patacho, disse à agência Lusa que a pista "não está prevista no Plano Director Municipal de Ourém, o local encontra-se inserido em espaço agroflorestal". O presidente em exercício da autarquia, Vítor Frazão, declarou que só se pronuncia sobre o assunto depois de analisar os relatórios dos serviços. Já fonte da Autoridade Florestal Nacional afirmou à Lusa terem sido recebidas denúncias sobre a obra, e que o assunto está a ser analisado. Também o comandante da GNR de Tomar, Duarte da Graça, confirmou que o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente esteve no local, tendo fiscalizado a situação.

15 Comentários

Concerteza
que a pista de aeronaves existente era ilegal,pois só assim se percebe que se instale um parque eólico no seu lugar,no entanto os terrenos onde ela se localizava teriam dono que agora receberá umas valentes massas para a instalação do dito parque eólico.
Concerteza
que os homens dos aviões querem é sitio para descolar e ATERRAR e pouco ligam ao PDM e á Quercus ,é que eles andam lá por cima e o território é no nivel inferior.
Concerteza
Que se até aqui tudo estava controlado(Politicamente falando),tambem não é agora que se impede a construção de uma pista de aviação, só porque o presidente saiu(As instruções concerteza que foram claras), tem que se agradar a quem tanto favor se deve( e não só)agora que vamos para eleições.
Concerteza
Que se houver mais terraplanagens para pistas de aviação o sr.Presidente( na falta de instruções claras e atempadas)vai invocar o PDM e outros argumentos para o impedir.
Concerteza
Que devemos elogiar o jogo de cintura e a elasticidade dos argumentos,mas não acham que estão a perder a vergonha na cara.
Concerteza
Que o rasto do dinheiro pago para a instalação do parque Eólico está e estará sempre no segredo dos deuses( e de quem lá anda perto) e só quem não quer ver é que não vê.
Concerteza
Que isto não é politica mas sim BUSINESS ,as usual.

Com certeza!
deve ser isso tudo e mt mais!
:)

Sinceramente, cada vez percebo menos a Quercus. Com a existência da pista, é possivél a sua utilização pelos aviões no periodo de combate aos incêndios. O que significa protecção à zona verde e à zona urbana.
Pois com estes entraves, temos de esperar que a serra arda para então vir depois a autorização para a construção da pista. Por esta via de ideias primeiro deixa arder, depois constroi-se.

Existe a lei que restringe intervenções sobre áreas ardidas.

E não me parece que seja esta pequena pista que dê para a descolagem de aviões de combate a fogos. A menos que os ultra-leves carreguem um balde de 5 litros.


A Quercus faz o trabalho dela.

A Câmara de Ourém, em 5 ou 6 casos, há uns tempos para cá é que mostra o que realmente sabe, ou melhor não sabe, sobre Planeamento e Gestão do Território.

Basta olhar para a rua de Castela.

Concerteza:
Que a pista está legalizada... consultar página Inac (instituto nacional aviação civil).
Concerteza:
Que os pilotos se preocupam com a protecção da natureza e do meio hambiente.
Concerteza:
aviões ligeiros dromader só precisam pista com 500/600 mts e levam bem mais de 5 litros agua.
Quando não sabem não comentem !!!

Vivi muitos anos na aldeia. Os olivais eram amanhados, nem uma erva se via.
Agora ninguém quer saber da agricultura e há até gente que pensa que o azeite nasce na garrafa.
E já há gente que confunde uns pequenos carrasqueiros com azinheiras.
É a Quercus no seu melhor .

Concerteza
Que a pista está ilegal(desde 1997),conforme reconhece a CMO
no parecer(sobre o parque eólico) enviado para o Ministério do Ambiente,Administração do Território e Desenvolvimento Regional em 2008.
Concerteza
que os pilotos se preocupam com o meio ambiente,diria mesmo que são EXPERTS na Matéria,pois que se estão a construir em Zona REN(Protegida)é porque são mesmo ESPERTOS e Preocupados com o meio ambiente,ou seja a unica parte do território que ocupam não tem que obedecer ás leis em vigor(pois os experts são eles e quem é a querqus para os contradizer).
Concerteza
que concordo com os meios de apoio ao combate a incendios.mas será que não é possivel fazer tudo de forma legal e transparente(Invocando interesse publico)
Concerteza
Que o SR. Vitor Reis (tesoureiro) é a pessoa indicada para explicar ;
como vão ser distribuidos os 500000€(do parque eólico)
e porque carga de água ou promessa autarquica começaram a construir sem as licenças exigidas ás pessoas e colectividades normais.
Concerteza
Que a junta de Freguesia das Misericórdias ao invocar o interesse publico para a implantação do parque eólico tambem deveria explicar os beneficios directos para a Junta (ou são só pessoais)
Concerteza
que ningem acredita que o dono da Desarfate iria por 4 máquinas a trabalhar numa obra ilegal sem que o seu amigo Dr.Frazão lhe desse garantias de que tudo estaria controlado.
Concerteza
Que tudo vai ficar por esclarecer em nome do interesse publico(ou será que a invocação de interesse publico apenas serve para ultrapassar legislação contrária ao interesse privado).
Concerteza
que não têm vergonha na cara nem respeito pelos outros

O melhor é a malta cá da terra começar a fazer como faz o sr. Belmiro de Azevedo. Começa-se por dar uns dinheirinhos a uma qualquer instituição de ajuda às aves que se aleijam. Inclui pagamentos de ordenados a pacifistas e ambientalistas. Depois se alguém levanta ondas quando ele quer fazer alguma coisa é só ameaçar que a Sonae vai cortar as verbas
Cá como não se alimentam "passarinhos" é vê-los a esvoaçar e a chilrear por todo lado a dizer que se está a cortar mato no alto da Serra.
Já não há pachorra para aturar a Quercus.

Pois é,a Quercus Chateia muito , e ainda por cima sem razão nenhuma,como se vê, está tudo legal e conforme as boas práticas de defesa do interesse PÚBLICO.
Concordo consigo, que sabe do que fala,quando diz que "Cá como não se alimentam passarinhos",todos sabemos que cá só se auto alimentam os passarões do Costume que agora até vão para uma gaiola nova,embora não saibam como a vão pagar,mas que há volta dela continuará a haver passarões para alimentar e muitos a mamar, e ai de quem vem tentar esclarecer a verdade,incomoda muito não poder fazer as coisas sem ninguem saber e depois como até já está feito SIGA A FESTA AD( Há 34 anos que assim é)

Infelizmente há quem se esconda atrás do anonimato para lançar mentiras para a opinião publica.
Se as actuais istalações do Pias Longas estivessem ilegais, não teriamos a pista certificada pelo Inac. Se o Sr.Ciclope não sabe, não opine erradamente. O Pias Longas não está a fazer obras,pois já possui pista e intalações para
quem tem o prazer de voar.

Não tenho nada contra as associações que defendem o bem estar de todos. Já não posso com algumas quando se deixam partidarizar e servem alguns interesses políticos. Que dizer por exemplo das extraccão de blocos na área protegida da Serra Aire e Candeeiros no Bairro,da fauna e flora ali destruida.
Nunca vi ali nenhuma acção efectuada pela QUERCUS.

Sr. Vitor Reis é só fazer busca no Google" Decisão de Incidências Ambientais Pias Longas" e veja o parecer transmitido ao Ministério do Ambiente(Agosto 2008) pela CMO onde se declara que a construção é ilegal.
Só se a legalizaram após esta data ou a CMO mentiu descaradamente ao Ministério.
Em que ficamos?

Sr. CICLOPE, se anossa actual Pista está aprovada e certificada só uma das suas duas hipóteses se põe. Não quero criar casos, mas o Sr.fala desta modesta associação com algum rancor.!!!
Terei todo o gosto em mostrar a realidade do actual Pias Aeroclube,onde estão pessoas de bem, que só pretendem o seu espaço( ganho com muito suor e trabalho)para desenvolver actividades ligadas ás coisas do ar. Há quem goste das actividades aéreas, outros não. E há quem não entenda o associativismo sem interesses pessoais...mas é a sociedade que temos. Apareça no Pias Longas e tire a máscara.!!!

Ja alguem reparou que isto e para por parque eolico ? Parece ke ta tudo maluco...a energia que gastamos tem de vir de algum lado.sera ke e melhor continuar mos com o carvao e o petroleo..custa uma azinheiras..sera um drama,perante os beneficios que no futuro trazem estes parques ? Custa me entender...a serio

Jingle deve estar a fazer confusão ao dizer que afinal são só umas azinheiras. A questão não é umas azinheiras, é saber se alguém está dispensado de cumprir as leis e regulamentos municipais.

Custa-lhe entender? Deixe-me fazer uma comparação absurda: imagine que alguém decidia fazer uma fábrica no seu quintal. Essa pessoa podia? Não, porque não era proprietária. E se tivesse autorização do proprietário, já podia? Provavelmente não, porque esse tipo de equipamento não era autorizado naquele local.

Mas então, não era para bem de todos? Criava empregos, etc. Provavelmente até era bom e talvez até nem prejudicasse ninguém. Mas se as leis, regras, regulamentos, planos directores, etc. não servem para nada, por coerência devíamos acabar com eles, em vez de os ignorar quando convém e de os fazer cumprir aos outros.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38