Quercus denuncia obra em reserva ecológica nacional

| 9 Comentários

Notícia do dia de hoje no Destak online:

A associação ambientalista Quercus denunciou hoje a construção de uma pista para uso de aeronaves ultraleves em Reserva Ecológica Nacional (REN), na freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, Ourém, tendo requerido à Câmara Municipal o seu embargo.

O presidente do Núcleo do Ribatejo e Estremadura da Quercus, Domingos Patacho, disse à agência Lusa que a obra “decorre há uma semana, em REN, com abate de azinheiras, num baldio” da localidade de Sobral.

“A pista não está prevista no Plano Director Municipal de Ourém, o local encontra-se inserido em espaço agro-florestal e a planta de condicionantes e a carta da REN classificam cumulativamente o espaço como áreas de máxima infiltração e cabeceiras de linhas de água”, explicou o ambientalista.

Domingos Patacho lembrou ainda que “não existe desafectação, nem autorização da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo” e que “não existe licença da Câmara Municipal de Ourém, estando a correr o processo de licenciamento”.

O dirigente da Quercus referiu que “no local existem núcleos de azinheiras, alguns com densidade de povoamento, e, segundo os serviços da Autoridade Florestal Nacional, não existe nem pedido, nem autorização para abate”.

“Estão também a ser abatidas e transplantadas oliveiras, mas desconhecemos se existe autorização dos proprietários e da Direcção Regional de Agricultura”, esclareceu Domingos Patacho, que acrescentou ter solicitado o embargo da obra à Câmara Municipal de Ourém.

O presidente em exercício da autarquia, Vítor Frazão, declarou que só se pronuncia sobre o assunto “na próxima semana, depois de analisar os relatórios dos serviços municipais que se deslocaram ao local”.

Já fonte da Autoridade Florestal Nacional afirmou à Lusa terem sido recebidas denúncias por fax e telefone sobre a obra.

“Técnicos deslocaram-se ao local e o assunto está a ser analisado”, adiantou a mesma fonte.

Por seu turno, o comandante do Destacamento de Tomar da GNR, Duarte da Graça, confirmou que o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente esteve no local, tendo fiscalizado a situação no âmbito do abate de azinheiras e da movimentação de terras.

“Quanto ao abate de azinheiras, está a ser elaborado o expediente e em relação às terraplanagens foi contactada a entidade competente para uma vistoria conjunta”, declarou o responsável.

Destak/Lusa | [email protected]

9 Comentários

em total desacordo com as politicas de Catarino,numa coisa tem razao.se houvesse quercus nao havia cidades...fabricas...aeroportos...claro que e exagero.mas tbm nao e exagero a quercus parar todas as obras por causa dos sobreiros...o meu avo abatia sobreiros para a lareira...olha se o patacho soubesse...

Das duas uma:

Ou somos a favor de uma forte regulamentação sobre o território, para evitar fenómenos como o caos de Fátima, ou então somos perdulários e aceitamos que a especulação dite as suas regras.

O Planeamento é fundamental e a Quercus tem o seu papel. Se ela não tiver razão o Tribunal Administrativo não lha dará.

A construçao desta pista será a contrapartida de kê, hem???
kem sabe, kem é???

Esta pista e pra substituir a existente,uma vez que vai ser construido um polo de energia eolica no local da actual

obrigada jingle! sp atenciosa (sem ironia!)
pois é, do parke eolico, e vai daí... zuca! pista nova!!!
ah! isto deve ser o principio do novo aerodromo de Fatima!
para incentivar o turismo religioso!
e dar protagonismo ao novo président!
e ajudar tb o novo président da regiao de turismo Fatima/Leiria!
o kêêê? o novo président da câmara na sabia do parke eolico?
nem da terraplanagem?
ah!entao por isso mandou la os outros!
os fiscais!
fez mt bem!
coitaaaado, nunca lhe dizem nada!!!
mas a desgraçada da pista ainda ta kanita, quase na se vê!!!
mais umas sobreiritos e ...ja tá!!!

PS:ah! e ja ke o terreno é baldio façam-me cá chegar uns pauzitos p'rá lareira!
sim, essa lenha tb é minha!!!
ou nao?

Marealuz,esta pista nao terá nada a ver com esse aerodromo de fatima,que já existe e é de muito maior dimensao.O sr Clemente é um anfitriao fabuloso.Peça lhe e ele mostra.

Quem quizer lenha que a procure pois até ajuda a manter a linha.
A nossa sociedade actual está toda ao contrário:
Agora em vez de defenderem os olivais defendem-se os pequenos matos e carrasqueiros.
No verão vem o fogo e leva tudo...é bem melhor assim!!!

A pista que se vê na fotografia é a que actualmente existe, onde operam os aviões do aeroclube local. Tem 600m, existe há alguns anos e não incomodou ninguém até há pouco. Agora incomoda o negócio das eólicas. O caso agora levantado não tem nada a ver com este local; fica a 1700m, em linha recta, para nordeste.
É só para que não façam confusão!

obrigado Ouremreal pela chamada de atenção. foi falha minha no post que fiz. deveria de ter deixado isso claro.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38