O JO e os subsídios da CMO a colectividades

| 32 Comentários

Recebemos de Sérgio Ribeiro a seguinte carta, que passo a transcrever:


Aos Colegas de Direcção e Colaboradores,

com cópia para os Presidentes da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal

para o Presidente da Câmara de Ourém

para a comunicação social

17 de Janeiro de 2009

Caros companheiros,

Tive ontem conhecimento, pelos “jornais da terra”, do mais substancial da distribuição de subsídios às colectividades do concelho relativos a 2008, segundo decisão de reunião do executivo camarário de 05.01. Vou, com a brevidade possível, arrolar factos e estranhezas, interpretações e decisão minhas.

  1. a 14.01, em resposta a pedido da direcção formalizado a 06.12, foi a direcção – por um vice-presidente e por mim –, acompanhada pelo responsável pela secção de karting, recebida pelo vereador Neto para tratar de assunto específico, tendo-se também, inevitavelmente, falado do facto de, a 14.01.09 ainda estar por receber metade do subsídio relativo a 2007;
  2. é por demais significativo que, na quarta-feira, passados 9 dias sobre a decisão relativa aos subsídios referentes a 2008, nada nos tivesse sido dito, pelo que o conhecimento, dois dias depois e pelos jornais, não só me surpreendeu como profundamente me chocou;
  3. não seria estranho que a 14.01.09 não houvesse decisão sobre a atribuição dos subsídios de 2008, pois a relativa aos do ano de 2007 apenas foi tomada a 31.03.08;
  4. lembro que, para que tudo fique claro – pela minha parte – e para sublinhar a importância que dou ao atraso no pagamento, quando eleito em Setembro de 2005 coloquei, como condição para tomar posse, o recebimento da totalidade do subsídio de 2004 pela direcção anterior;
  5. o balanço que faço dos exercícios em que estive presidente da direcção, apenas com a intenção de, com uma equipa, trabalhar por Ourém e pelos oureenses, é muito positivo – maior serviço à comunidade, mais modalidades e praticantes, sobretudo nos escalões mais jovens, melhoria da organização interna, estatuto de utilidade pública, relevantes resultados no plano competitivo –, apesar dos escolhos e dificuldades, alguns inesperados ou até inacreditáveis, não fugindo à inevitável existência de responsabilidades e erros pessoais (e também desgostos…);
  6. a decisão ora tomada pelo executivo camarário, de diminuir o subsídio ao Juventude Ouriense relativamente ao que se recebia há anos, é, para mim, o culminar de um processo a que não foi, decerto, indiferente a atitude de David Catarino para com o JO, ficando como a sua última decisão relativa à colectividade, enquanto Presidente da Câmara, o que também vem ao encontro da antecipação para 05.01.09 da atribuição dos subsídios de 2008;
  7. não seria assim se, face a problemas conhecidos, tivesse havido uma redução que a todos atingisse, mas é absolutamente inaceitável que as colectividades que, por diversas formas, têm recebido múltiplos apoios (cujo merecimento não se põe em causa) tenham visto o seu subsídio mantido ou acrescido, num caso em 33%, e o JO tenha o seu diminuído em 20%!;
  8. tomei a decisão que vos venho transmitir após ter tentado um telefonema em que, com toda a frontalidade, pediria explicações, mas aconteceu-me o que, ao longo destes quatro anos foi regra: a dificuldade, quando não impossibilidade, de contacto, com sucessivas faltas de consideração, não só para com o presidente da direcção de uma associação mas para qualquer cidadão de qualquer condição, para quem o acesso aos eleitos é um direito;
  9. por isso, caros companheiros, com a preocupação de salvaguardar o esforço colectivo realizado, tomo para mim esta gravíssima “agressão” e, no contexto de uma recomposição no nosso funcionamento, renuncio, como presidente, às funções de ligação à Câmara, antecipando o que será confirmado em assembleia geral, mantendo-me em toda a restante actividade até à sua reunião ordinária, se outra não for convocada, estatutariamente.
Espero que compreendam e aceitem a minha decisão. Que torno pública como veemente protesto. Que assumo pessoalmente. A não ser assim, teríamos de encarar as decisões camarárias não por o JO ter este Presidente da Direcção mas contra a colectividade, o que exigiria que a associação reagisse enquanto tal, com consequências muito danosas para toda a actividade que se desenvolve e que de modo algum se quer prejudicar.

32 Comentários

Incrível, como é possível estarmos a assistir a tal golpe de teatro por parte de um homem com tanta experiência política! Sinceramente achei que o Sérgio Ribeiro tinha uma ideia clara e lúcida das funções e responsabilidades de um dirigente associativo.
Que novo fatalismo é este que se cria por um Presidente abdicar ou delegar umas das suas inúmeras competências? Não quer exercer as suas funções em plenitude? Isso é um problema que deverá gerir para consigo e para com a sua consciência.
O Sérgio precisa mesmo de golpes de teatro para justificar o seu espaço numa candidatura autárquica? Creio que não! Não faz qualquer sentido! É um golpe de protesto? Nem isso, para além da eloquência não existe aqui mais nada de significativo.
Se não quer ser o representante do clube junto do poder político, não o seja, mande lá quem entender! Mas sem fumo, é certo que não haverá fogo!

O Jo não é a primeira colectividade neste concelho a ver a verba atribuída pela CMO sob a forma de subsídio a ser reduzida. Outras colectividades o foram noutros tempos e em 50% e nada de abandonar o barco.
No entanto lembro-me que no I fórum associações que houve em Ourém, militava então o JO na I divisão Nacional, não vi nada nem ninguém do JO no fórum. Porquê?
Quem perdeu foram os Ourienses, que quando o JO estava na maior não deu a cara e não se apresentou tal como as outras colectividades.
Mas quando é a pedir dinheiro, são os primeiros a chegarem-se à frente e a levantar bem alto a voz como se fossem únicos no concelho. Mas não são.
Já chateia ver a vitimização constante do Dr. Sérgio Ribeiro em relação ao JO.
Pergunto: Dos dinheiros recebidos onde está a obra feita pelo JO?
Não se lhes vêm carrinhas novas para transportar atletas, não se lhes vêm instalações novas.
O que se vê é dinheiro gasto em salários de jogadores, que nem são do concelho. E em meu entender o dinheiro do Município não deve servir para financiar as equipas seniores, verdadeiras sorvedouras de dinheiro. A CMO deve pagar aos seus funcionários não aos atletas profissionais dos clubes da terra.
Foram-se os anéis e ficaram os dedos.

Ribeiro no seu melhor. Sempre mais do mesmo!
Sempre a fazer-se de coitadinho.

Sou do Olival, escuteiro e curioso dos blogs. Venho corrigir uma afirmação do António, já que participei no Forum Associações com o meu grupo de Escuteiros e fiquei precisamente ao lado do Juventude Ouriense, que inclusivamente tinha um karting em exposição.

No I forum o JO não esteve presente. Esteve sim em 2008.

A insultos e processos de intenções não respondo; a quem, com o que afirma, apenas revela ignorância confrangedora, aconselharia (se valesse a pena...) que se informasse;
a quem, de entre os comentadores, seja sócio do JO - porque o quer ser, ou porque tem filhos na natação, na patinagem, no hóquei em patins, no futsal - pediria que o fosse por inteiro, e participase nas assembleias gerais;
a quem me quer "dar tau-tau" e lições de dirigismo associativo e de outras matérias, diria que estou sempre - mas sempre! - a aprender, mas nem toda a gente me ensina.
Entendi que a decisão camarária exigia um protesto e procurei a melhor forma de o fazer, evitando efeitos danosos para a associação. O protesto está feito, e é veemente. Nunca me senti vítima porque sempre lutei - e luto - como sei e posso. Nunca esperei, ou desejei, unanimidades. E sigo em frente.

"evitando efeitos danosos para a associação"???
Na perspectiva de quem quer proteger a associação, a solução única seria anunciar os novos responsáveis pela ligação do clube ao poder político. Nestes casos, retirar o mensageiro de cena é renunciar ao diálogo, promovido pela democracia das instituições.
O Sérgio está a politizar uma relação, que devia ser de cooperação permanente.
Na vida temos sempre de escolher o que queremos fazer e com quem é que queremos trabalhar, o Sérgio tem a postura de quem não quer trabalhar com quem quer que seja, pelo menos em certos períodos.
Quando as responsabilidades se tornam incómodos...

Demito-me mas não saio - já estamos habituados.
Não fez nada de novo - herdou uma equipa senior que teve resultados desportivos.
No hoquei cada vez tem menos miudos na formação.

Querer comparar o trabalho feito no Atletico e no Fatima nas ultimas epocas com o Juventude só pode ser brincadeira.
Já para não falar em conquistas desportivas.

São só 400 atletas nas varias modalidades, que raio de trabalho foi este ?!?!?!

Exemplo de resultados obtidos pela colectividade que alguns desconhecem ou não querem conhecer:
5º Lugar no campeonato nacional de Patinagem Artistica de uma criança de 9 anos de idade.


Um socio que vai às assembleias gerais

Ta tudo maluco ? Haja respeito pelas pessoas.Dr Sergio l'a tera as suas razoes...falou e ele sabe melhor que ninguem que as nossas posiçoes trazem consequencias...ele ja sofreu bem com isso.Haja corajosos para pegar na Juventude e nas outras associaçoes.Falar e criticar e facil,vao para la...

Critérios, quais são os critérios?!?!
O regulamento da atribuição dos subsidios onde está?
Está feito mas está à espera de não sei o quê .... ba bla bla bla ...... um estudo, não sei quê....
Saber pela comunicação social?!?! Quando tiveram uma reunião dois dias antes com o responsável, sem ter havido qualquer comunicação?
Respeito pela carolice, onde está?!?!

Mas quais 400 atletas? Nem a contar com aqueles que na natação ocupam as pistas dos federados sem o ser.

É uma forma clara e mais que provada do JO roubar os cofres da CMO em proveito próprio. É concorrência desleal com o CAO que não pode praticar os preços do JO na natação.

É o querer tomar os outros por tolos.

O Dr. Sérgio Ribeiro esteve mal em comparar a verba do CAO com a do JO. É que nunca vi publicamente o CAO a reclamar da verba do JO.

"É o querer tomar os outros por tolos."

É o que o Sr Antonio quer fazer.

Que grande confusão!
Como socio e membro dos orgãos directivos de 2 dos clubes aqui focados, fico satisfeito pela vontade que tantos iluminados demonstram em ajudar e talvez liderar mesmo alguma dessas instituições.
Se assim não for tenho que concordar com o Sergio, que tudo isto não passa de perseguição politica.
Para os mais distraidos informo que no fim desta epoca desportiva vão realizar-se eleições na JO, por isso é só pagar as quotas e concorrer.

Caro NMB,

Sabes bem que nos dias de hoje é impraticável o que se passa na grande maioria dos clubes do concelho e também a nível distrital e nacional.

Deves também saber que a actual postura de alguns clubes não se compadecem com as realidades regionais e nacionais. Sabes tão bem como eu que o subsidio atribuído pela CMO deve ser distribuído na formação. Acontece que alguns clubes aplicam essa verba no pagamento de salários de treinadores e jogadores, que não os da formação.

Essa incorrecta aplicação de dinheiro provoca repudio aos contribuintes que amantes da sua terra entendem ser desperdício andar a trabalhar para meia dúzia de craques viverem á custa de um desporto que se quer amador.

É natural que poucos sintam vontade de pegar no JO para andarem junto das diversas instituições do concelho a pedir para pagar salários de jogadores e treinadores.

Então sr. NMB pode esclarecer-nos sobre a posição do conselho fiscal do JO acerca das contas?
Então sr. NMB pode aqui fazer os comentarios que faz nas bancadas do pinheiro?

Esta moda de que a discussão das instituições e a democracia das mesmas se faz indo a votos, é uma grande palhaçada. Esta atitude é própria de quem não quer debater, por falta de preparação e espírito democrático.
Mesmos amigos, quem inventou esta discussão foi o Sérgio Ribeiro quando solicitou a publicação deste SEU comunicado neste espaço. Continuo a defender que um clube não pode cortar relações com o Município de forma unilateral, com a única justificação de que o mensageiro se sente agredido! Não faz sentido e não é saudável.
Façamos a única coisa responsável, comecemos a trabalhar numa proposta de regulamento para a alocação de verbas municipais pelo movimento associativo do concelho. Vamos ter essa coragem e introduzir este ponto na próxima convocatória de assembleia-geral, serei o primeiro a oferecer-me para participar.
Parece-me bem mais interessante do que discutir o estado de espírito do mensageiro entre o clube e a Câmara Municipal.

E política a sério?

Quando se discute?

É tudo farinha do mesmo saco, que coisa pah.

Nunca pensei que o MEU comentario despertasse tantas e prontas respostas. Confesso que fico satisfeito.)):
Vamos então a comentarios aos comentarios.

Em 1ª ao Sr.? "Rage", por ser de facto o mais facil.Quanto à primeira pergunat é só consultar o parecer do Conselho Fuiscal da JO. Quanto aos comentarios como socio e adepto nos jogos e ao jogos da JO não me parece que seja relevante para o que aqui está em discussão.

Ao "Antonio" respondo que tambem já ouvi as mesmas criticas , injustas e infundadas, em relação aos salarios pagos ao futebol senior do nosso CAO. A formação como sabes, com tudo o que acarreta, consome o subsidio na totalidade o subsidio camarario.

Ao "VV", meu caro e ilustre amigo, pergunto se não estará a ver a "coisa" ao contrario ou seja não terá que ser a entidade que atribui os subsidios a tratar de ter um regulamento idoneo, responsavel e justo? O que propões seria, por exemplo, o mesmo que um jovem cidadão apresentar ao governo um projecto de alterações ao areendamento jovem.não me parece logico! Quem é que foi eleito para isso? Quem ganha para isso? Quanto ao facto do Sergio ter utilizado este blog como um dos meios de divulgação da sua indignação e das medidas que tomou parece-me bastante razoavel.
Abraço para todos

Pois pois, conta-me histórias que eu gosto......

Estás aqui estás também a sentir-te perseguido politicamente.

No desempenho das minhas funções de PdaD do JO - de que não me demiti e não tendo cortado relações com ninguém, individual ou pela colectividade! - devo esclarecer dúvidas que possam ser suscitadas por graves e irresponsáveis afirmações que só o desconhecimento e/ou a má fé trouxeram a este veículo informativo:
1. Dos seus praticantes de natação, na aprendizagem e competição, estes estão federados e participam em provas;
2. Por decisão unilateral da CM, o JO paga segundo as tabelas fixadas à VEROURÉM, devendo a CM restituir ao JO os quantitativos pagos por utilização de atletas federados;
3. Independentemante de outras questões, como a das taxas relativamente a concelhos vizinhos, a CM exige que o JO faça prova da inscriçaõ dos seus praticantes na Federação;
4. A única competição que queremos com o CAO é a do número de modalidades e de praticantes e que os seviços prestados à comunidade sejam os melhores possível, sendo para nós estimulando o excelente trabalho do CAO. Aliás, em aparte pessoal, devo dizer que se não me tivesse curado da "doença infantil" da clubite ainda seria "adepto furioso" do CAO;
5. No CAO pratiquei futebol não-federado e patinei e stiquei no "quintal" do professor Roque, e tinha grande animosidade ao JO de então, que nunca representei, o que talvez venha a fazer, quando acabar o mandato... na secção de ioga (do que bem necessito...);
6. Mantenho pelo CAO o maior respeito e admiração e repudio quaisquer comparações e rivalidades. Como em relação a qq outra colectividade.
7. O modo como usamos o nosso orçamento foi discutido e aprovado na última assembleia geral, e não é verdade que os subsídios sejam desviados da formação para actividades semi ou para-profissionais.

Haja comedimento e bom senso.


Quando o JO subiu ao escalão máximo do hóquei nacional, os Ourienses acorreram para os paços do concelho. Junto ao povo Ouriense encontravam-se os autarcas de Ourém, com a alegria da conquista e com o desejo de enaltecer a saborosa conquista do JO e dos Ourienses.
Eu, fora das animosidades entre JO e CMO, vi os atletas a chegarem no autocarro cedido pela CMO, vi e ouvi buzinas e apitos que festejavam o nobre efeito.
Mas, qual não é o meu espanto, oiço palavras de ordem contra a CMO, afronta vã e vil ao acolhimento que os autarcas quiseram prestar aos jogadores e dirigentes do JO.
Vi os autarcas a abrirem a porta da Câmara, vi dirigentes e atletas em festejo nas varandas do Salão Nobre de Ourém.
Depois junto a todos rumei à sala da junta de freguesia de Nª Srª da Piedade, onde provei o bolo e o espumante da conquista. E, só aí, percebi a afronta de alguns dirigentes da JO em relação à CMO….
Não é com vinagre que se apanham as moscas.

"renuncio, como presidente, às funções de ligação à Câmara"

"não me demiti e não tendo cortado relações com ninguém"

Sérgio, diga-me lá que cortou relações enquanto presidente, mas que mantem a sua tarefa de ligação à Camara como provavel futuro atleta de Ioga!

No minimo sejamos sérios.

António, esses sentimentos mesquinhos são uma das razões do nosso atraso e justificam o atraso de outros!

Todos temos prioridades. O dr Sergio terá a suas e não me parece que o JO será a sua primeira. É legitimo.

Pena é que seja a instituição a sofrer com estes confrontos.

É confrangedor ver a equipe senior do hoquei, que era o estandarte do clube, ser constantemente humilhada, até nos jogos em casa com equipas constituidas por jogadores que jogam de borla, ao contrário dos nossos.

Ó António não foi a Câmara que cedeu o autocarro foi o Crio.

Vinagre?!?!
Então mas não são moscas são cardos...

1º-A equipe Sénior de OK do J.O.nunca joga em casa, ou joga fora ou joga no Pinheiro.
2º-A equipe sénior de OK do J.O.,até esta data,conta por empates e vitórias os jogos realizados no Pinheiro(onde está a humilhação?Á PARTE TEREM QUE JOGAR FORA DA TERRA QUE LHES DÁ O NOME.
3º-A equipe sénior de OK do J.O.foi a 1ª EQUIPE A DERROTAR O sctomar,QUE TEM UM ORÇAMENTO INCOMENSURAVELMENTE SUPERIOR.
4º- O ORÇAMENTO DA EQUIPE SÉNIOR DE OK DO J.O. É SEM DUVIDA DOS TRÊS MAIS BAIXOS DA 2ª DIVISÃO NACIONAL(assim como era o mais baixo nos dois anos que esteve na 1ªdivisão Nacional).
5º-O JO é respeitado no panorama do OK NACIONAL onde tem levado o nome de OURÉM como nehuma outra colectividade desportiva o fez ,até hoje.
6º-AS contas do JO estarão sempre disponiveis para consulta por qualquer associado do clube.
7º.É INDECENTE que se olhe para o JO como uma equipe de OK Sénior.TEM OK FORMAÇÂO (escolinhas,Benjamins,Escolares,Infantis,Iniciados,Juvenis,masculino e Feminino)/PATINAGEM ARTISTICA(masculino e Feminino)/FUTSAL(Juvenis ,Juniores e Seniores)/NATAÇÂO dos 0 aos 100anos/IOGA(dos 0 aos 100anos/ Equipa de Karting e abertura para promover e desenvolver as modaliades que os sócios desejem.
Somos INSTITUIÇÂO DE UTILIDADE PUBLICA por Mérito Próprio e apenas queremos o que temos direito em virtude do trabalho desenvolvido.
JO4EVER

Sempre se confirmou que JO tenha o seu subsídio da câmara diminuído em 20%?

Esclarecimento:
A acta da reunião de Câmara de princípio de Janeiro assim o dizia... mas, posteriormente, em reunião convocada pelo Presidente da Câmara em (pleno) exercício, a direcção foi informada ter-se tratado de um êrro, e já veio publicado o edital em orgãos da comunicação social com a lista em que o subsídio do JO se mantém o de há, pelo menos, 4 anos.
Além disso, também foi dito à direcção que a Câmara passaria a entregar a todas as colectividades os subsídios em três "tranches" anuais, sendo a primeira em Março (o que foi cumprido).

Saude Dr Sergio Ribeiro,um esquerdista a nao atacar o Presidente da Camara...at'e ke enfim...ve se um...

Entendamo-nos.
Não sou esquerdista, sou comunista!
Não sou um "atacador" contumaz de presidentes de Câmara. Ataco as políticas e as atitudes. Venham de onde vierem, e a partir de critérios meus, daquilo que sou, e quando entendo que o deva fazer.
Já há muito li Maquiavel e só retive o que ficou... Como de todos os livros que li.

Nestes comentários, assinei na qualidade (?) de presidente da direcção do JO. E fiz um esclarecimento que era devido. Sem defender ou atacar quem quer que fosse.

entendidos...nao lhe posso chamar camarada,fico pelo amigo,e numca mais lhe chamo esquerdista,afinal ate fica mtas vezes a direita..um abraco

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38