Comunicado do PS Ourém sobre a dança das cadeiras

| 5 Comentários

Publicamos um comunicado que nos foi enviado pelo PS relativo às recentes alterações na composição política da Câmara Municipal de Ourém. Os factos aqui reportados são todo um programa laranja que nem vale a pena dissertar sobre o mesmo. Está tudo claro como a água da fonte. Por outro lado, apraz-me saber que o PS (o de Ourém) está muito preocupado com os nossos impostos.

Xadrez em capítulos

Inadmissível, é o único adjectivo que nos ocorre para as movimentações político-partidárias do PSD, no que diz respeito à maioria camarária e empresas municipais. Movimentações à custa dos nossos impostos…

Primeiro-capítulo: Francisco Vieira, presidente da Sociedade de Reabilitação Urbana de Fátima, é, de véspera, avisado que está prestes a ser nomeado presidente do conselho de administração da AmbiOurém, decorrente da saída de Armando Neto para a Divinis. Pela indelicadeza do acto precipitado e ilegal, dado que o nomeado nunca poderia acumular os dois cargos, Vieira, tão-só não aceita, como apresenta o pedido de demissão da SRU de Fátima.

Neste enquadramento, o vereador João Moura aguenta, temporariamente, o controlo da AmbiOurém, até ser encontrado alguém que assuma o cargo. Eis que surge o jurista Humberto Antunes, presidente da Junta de Freguesia de Formigais. Todavia, sensatamente, ele avisa que terá de se aconselhar junto da Ordem dos Advogados, de forma a saber se poderia exercer a função. Sem esperar, a maioria camarária avança com a nomeação, também ela não aceite por existir, de facto, incompatibilidade legal.

Para a SRU, e em substituição de Francisco Vieira, é apontado Vítor Frazão. Por via das circunstâncias, também não aceita. Segue-se a hipótese de ser Luís Niza, arquitecto da autarquia. Todavia, ninguém está para perder dinheiro e caiu tudo por terra. O lugar devoluto acabaria por ser preenchido por outro arquitecto camarário, Nuno Nobre.

Segundo-capítulo: Nesta dança de cadeiras, Serrano Rodrigues sai da VerOurém, onde estava desde a sua fundação, há oito anos, o que veio obrigar a encontrar uma pessoa para presidir ao conselho de administração da empresa.
Purificação Reis é a escolhida, tendo por isso deixado a direcção da Escola Profissional.
A EPO, essa, ficou, teoricamente, entregue ao presidente da ACISO, Pedro Pereira, mas, na prática, funciona sob coordenação do bracarense Sérgio Fernandes.

Terceiro-capítulo: O vereador Humberto Piedade sai, indignado, da sessão da Assembleia Municipal, onde o presidente da Câmara, de forma deselegante, passou vários atestados, pouco abonatórios, aos representantes dos pais que intervieram no período aberto ao público.

Nesta sequência, Humberto Piedade, que exercia funções no conselho de administração da VerOurém, é convidado a sair da empresa, e da vereação, suspendendo o mandato por um ano e tendo, como contrapartida, garantido o cargo de presidente do conselho de administração da AmbiOurém. Face à proposta, admitiu reflectir.

Todavia, qual não foi o espanto quando se viu nomeado, sem ser ouvido e sem quaisquer explicações adicionais. Como na vida, especialmente, na vida autárquica, já deve ter engolido muitos “sapos vivos”, aceitou, deixando com isso aberta a porta a Armando Neto, que regressa à vereação da Câmara, com pelouros acrescidos, depois de ter afirmado exercer todos os cargos gratuitamente…
João Moura, por seu turno, também ele é convidado a transitar da administração da AmbiOurém para a da VerOurém. Pura e simplesmente, recusou.

Epílogo: Os vereadores eleitos nas listas do Partido Socialista sempre se manifestaram contra estes jogos de bastidores, que em nada dignificam a imagem da Câmara Municipal de Ourém ou de entidades por ela, de alguma forma, tuteladas.
Perdoem-nos a analogia, mas parece estarmos perante um jogo de xadrez, com movimentações estranhas e, até, refira-se algo inteligível.

Desta feita, torna-se difícil perceber os meandros das jogadas ou atingir o seu verdadeiro alcance. Contudo, tudo nos faz crer que tenham por objecto retirar “peões” incómodos, abrindo caminho a “reis” e “rainhas”, posicionados no tabuleiro das eleições autárquicas de 2009.

Sem quereremos fazer grandes antevisões, que até nos indicam um claro auto-xeque-mate a nosso favor, sugeríamos que será de muito bom-tom acabarem o jogo e, de uma forma séria, olharem pelos superiores interesses do concelho de Ourém e não esbanjarem mais o dinheiro dos impostos das nossas populações!

O Secretariado do Partido Socialista

5 Comentários

Sabemos que o objectivo deste blog é bater na Câmara de Ourém e no PSD até à náusea, mas tentem, de vez em quando, para despistar, pôr aqui os muitos erros do governo, as gaffes dos ministros, as promessas não cumpridas (estará tudo bem?), algumas decisões positivas da câmara municipal (serão todas más?), o mau PIDDAC 2009 para Ourém, etc.

Abrir caminho a Reis e Rainhas? Que Gambito tão foleiro! Já não há vergonha (em nenhum dos lados)

Francisco,

Leio este blog faz 2 anos e pelo que sei, o que se discute por aqui tem a ver com Ourém. Se quer dizer bem do PSD, diga do PSD local (Ourém) incluindo as decisões positivas. Sou todo ouvidos.

Agora pensando bem, o que é que os erros do PS nacional têm a ver com o PSD local? Serve de contraponto? Serve de desculpa para alguma coisa? Ou vai dizer que, por exemplo, aquele elefante branco denominado "Novos Paços do Concelho", que ainda não foi pago, mas de certeza que será pelo bolso do contribuinte em forma de impostos ou dívida, são culpa do PS ?

Não vejo grandes inverdades no comunicado. Ele refere-se a simples constações, devidamente fundamentadas, como pode saltar à vista dos mais atentos.
Também não vejo necessidade de se fazerem projecções do que se passa na nossa terra para o âmbito nacional. Se fosse o inverso, seria bem diferente, já que apontem, se quiserem e souberem, quais os Governos que, em anteriores legislaturas, investiram tanto no concelho de Ourém.
Se for necessário fornecer números comparativos, eles, rapidamente, se arranjam.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38