para acabar de vez com a castela

| 4 Comentários

há duas coisas de que ainda não ouvi falar em toda a novela da rua castela:


  • onde estava/está a oposição?

    percorri a rua da castela milhares de vezes ao longo da vida, por vezes 3 ou 4 piscinas por dia, de casa para o liceu e de volta e para casa da minha avó. nunca me lembro da rua castela alcatroada decentemente, há uns anos barraram-na com uma ligeira camada de alcatrão, estilo sandes de tulicreme em café forreta, e pronto. as vozes que agora se indignam com a destruição do "nosso" património? nunca as ouvi anteriormente.

    esta coisa do "nosso" património é engraçada, até porque não me lembro de ver as pessoas dizerem vamos dar um passeio até ao largo da castela ou sábado de manhã, vamos correr a castela acima? o "nosso" património não existe sem pessoas ou acontecimentos, e na rua da castela nunca aconteceu nada de extraordinário (tirando as vidas de quem lá viveu, mas não me parece que isso interesse muito aos indignados). a rua da castela sempre foi uma rua feia, as casas já eram velhas e descuidadas na altura (há 30 anos), com cães à solta que corriam atrás de mim a ladrar, estreitíssima, onde só cabia um carro de cada vez, e sem passeios.

  • é mandar o prédio abaixo

    não há nada que o povo goste mais que mandar coisas abaixo. especialmente quando é "um erro" ou "uma ilegalidade" d'a câmara. impotentes e sem coragem para fazerem seja o que fôr, mandar o prédio abaixo é um pontapé no traseiro d'a câmara por interposta pessoa, é a vingançazinha possível de quem só acorda quando é tarde demais.

    escapa-lhes, naturalmente porque não é nada com eles, o pormenor das pessoas que vivem no dito prédio e que empenharam sabe-se lá o quê para isso, e que veriam as suas vidas viradas do avesso. há alguma ideia brilhante sobre o que fazer com esta gente, ou não interessa?

    houve ilegalidades, coisas mal feitas? claro que houve, mas como, para variar, ninguém é responsável por nada, foi tudo a câmara, temos pena. de resto, ainda não se sabe de algum caso em que habitantes da castela tenham sido forçados a aceitar um acordo qualquer.


e há eleições daqui a uns anos (é só convencerem os outros 30 mil eleitores que nunca viram a rua da castela a não votarem psd).

4 Comentários

Tb passei muitas vazes na rua de castela. Não para ir para o liceu,(não havia) mas a caminho do colégio Fernão Lopes.As casas eram velhas? Claro que eram! Talvez os donos não tivessem dinheiro para fazer o que gostariam, que seria restaurá-las. A rua não tinha alcatrão? Nem precisava! Tinha seixos. E ainda não estavam gastos quando os taparam com uma trapalhada qualquer a que chamaram alcatrão. Os carros não cabiam? Óptimo! Nem faziam lá falta nenhuma. Quanto aos cães...nunca nenhum me mordeu. E como agora vão andar todos "chipados"...pode ser que já nem mordam.
Quanto ao prédio novo, acho que a sentença do tribunal deveria ser cumprida.Quem cometeu a ilegalidade indemnizava quem fosse prejudicado.
Enquanto assim não for,não acaba a pouca vergonha!

Raro passava na rua de Castela,cheirava-me a espanhóis e ciganices,e não me enganava muito, pelos ultimos desenvolvimentos( A construtora San Jose vai ficar ligada a nós por via da divida do edificio camarário, e tem que se criar um novo centro com assinatura espanhola, e onde ficaria melhor senão na Rua de Castela ,que antes de ser já o era) vejo agora um sinal de mudança,os de Ourém só acordam para criticar já o mal está feito,os responsáveis dizem que não sabiam e dizem que foram os que lá estiveram antes, mas os Espanhóis sabem bem o que querem e não estão com subterfugios nem compadrios,e este será sempre um factor com o qual não sabemos lidar(por falta de prática).
Mas tambem a unica pessoa que toma decisões é O presidente( tipo Vila Nova da Rabona)e apesar da competencia reconhecida em várias áreas(m2)e desconhecida noutras(%)o homem tá de saida e quem vier a seguir não tem com que se preocupar, que o contribuinte paga tudo.
É como na bola tanto faz perder por um como por mil e depois pá frente é qué o caminho ,só que aqui não são só tres pontos ,é o futuro de gerações hipotecado por... é só fazer as contas com dizia o outro ...POLITICO(pois claro).
AH e quanto aos ciganos eles andam aí, o cheiro é que é diferente.

Gosto de pessoas que sabem defender o património com valor, mas meus caros defender as casas que foram demolidas na rua de Castela é a coisa mais aberrante que já ouvi, aquilo não eram casas era um antro de lixo ratazanas e coisas ainda piores que se ali encontravam. Fico por vezes com a impressão que se houvesse um abalo sísmico no concelho haveria quem defendesse que tudo ficasse assim para que os vindouros pudessem ver.
Façam tudo o que estiver ao vosso alcance para que algumas fachadas do concelho sejam preservadas e não entravem o desenvolvimento sustentado do concelho. Que raio como é possível haver ainda tantos velhos do Restelo.

Pois bem, eu sou da Rua de Castela. E a grande questão não é se as casas vão abaixo ou não, ou se os andares vão abaixo ou não.
Se se recordam, o dito concelho de Ourém foi dos últimos concelhos do pais a terem um PDM. Conclusão: a preocupação com o ordenamento do território, com as pessoas, com as ruas, com os prédios, com tudo o que a cidade de Ourém inclui nunca existiu.
Ouvem-se vozes desconhecedoras da realidade por aí, às quais me apetece virar as costas, pois será sempre mais fácil falar, quando se trata dos outros, e até é fixe porque dá para mandar uns 'bitates'.
Pediu-se oposição?! Apetece-me sorrir. Quem não se opós. Queriam o quê? Comicios organizados, movimentos coordenados de meia dúzia de pessoas. A câmara ignora a cidade, ignora as pessoas que lá vivem.
O presidente tem individado a câmara e vai continuar a fazê-lo (basta para isso ver o que aconteceu com os novos paços!). Ou com os fundos autárquicos, europeus que sempre serviram para beneficiar mais Fátima por exemplo do que propriamente Ourém(será que devo rezar uma Avé Maria).
Em relação à tal Rua onde moro.
Ainda me lembro dos prédios estarem a ser construidos, com varandas sobre a estrada. E ri-me quando depois de construido, um carro dos bombeiros lá tentou passar e arrancou umas tantas telhas de umas das casas. Querem culpar quem...lol. Só se forem os engenheiros que assinaram os projectos, ou os construtores que em troca de favores fazem com que a câmara feche os olhos. Se quiserem falar de um outro prédio ao lado, também posso dizer que está ilegal há anos, sem licença, e prova disso temos as pessoas que lá quiseram comprar casa e pelos vistos não podem.
A questão não é só a rua de castela...basicamente são todas. Basta ir aos Castelos, olhar para a cidade e ver o que se passa, o que sempre se passou e o que se há-de passar ainda. A não ser que a visão das pessoas e as mentalidades mudem. E esse seria sim um assunto interessante a debater!

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38