Eu sou o Bob David ... Cons-tru-tor

| 3 Comentários

bob_construtor.jpg

Por sugestão de um leitor em comentário a outro artigo deixo aqui o link e referência ao que foi escrito no Jornal O Mirante de 17 de Janeiro. Se não fosse um caso sério, sugeria que a banda sonora ideal fosse esta:

Ourém admite concluir paços do concelho com dinheiro destinado a escolas e estradas

O concurso para a parceria público/privada ambicionada pela câmara terminou em Dezembro, sem que alguém tivesse apresentado qualquer proposta.

O concurso público para estabelecimento de uma parceria público/privada para construção do novo edifício dos Paços do Concelho de Ourém ficou deserto. O presidente do município procura agora outras soluções mas garante que a obra não ficará a meio. Em último recurso a câmara canalizará para ali as verbas destinadas já a outros investimentos concelhios.

Sem capacidade financeira para fazer face aos encargos e impossibilitado de recorrer ao crédito pela Lei das Finanças Locais, o município decidiu procurar um privado que assumisse esses custos. A forma encontrada foi a abertura de um concurso público para a alienação a privados do direito de superfície do futuro edifício onde vão ser concentrados todos os serviços municipais por um período de 40 anos. Os concorrentes ficariam com a obrigação de suportar os custos da obra e em troca a autarquia pagaria uma renda mensal da ordem dos 35 mil euros ao parceiro privado que ganhasse o concurso, pelo uso de um imóvel que é seu.

David Catarino diz agora estar a tentar encontrar outras alternativas para financiar a conclusão do edifício, considerando ser ainda prematuro adiantar pormenores sobre esse processo. Em último recurso, o autarca admite que será o próprio município a arcar com todos os custos da obra, em prejuízo de outros investimentos concelhios.

[...]

“A construção será concluída nem que seja com os recursos financeiros da autarquia”, garante, admitindo que, neste caso, o investimento irá exercer “uma elevada pressão em termos de tesouraria” e que terá de ser canalizado para a obra dinheiro destinado a outros projectos como escolas, rede viária e requalificação urbana.

A construção dos novos paços do concelho de Ourém foi inicialmente orçada em 4,8 milhões de euros, mas estima-se que venha a ter uma derrapagem financeira significativa, podendo o custo total chegar aos 7 milhões. Os trabalhos a mais previstos (613 mil euros) e os erros e omissões do projecto (738 mil euros) já identificados oneraram já o projecto em mais 1,3 milhões de euros.

3 Comentários

esta do Bob está fantástica...hehehe ;)

Fica aqui uma espécie de financiamento:

- Que tal implementar um regime de "timer-sharing" como há nos empreendimentos hoteleiros no Algarve.
Eu até comprava uma semana vitalícia !!!

este presidente só faz merda mesmo!

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38