Empenhamento!

| 5 Comentários

Empenhamento foi a atitude certa do Autarca de Peniche na defesa da sua urgência Hospitalar, partindo de dois pressupostos plausíveis: o porto de pesca mais importante do País e o grande fluxo de Turismo que no Verão se desloca a aquela cidade Piscatória, onde impera o sol das boas praias que possui.
Em Ourém, o SAP do Centro de Saúde foi há meses encerrado, creio que com promessas de criação de algumas Unidades de Saúde Familiar ou reagrupamento das suas Extensões de Saúde. Até aqui nada disso aconteceu, mantendo-se desde então o funcionamento das "urgências" das 08hOO às 24h00, além do funcionamento normal verificado há muito em todo o Centro de Saúde e no Centro de Saúde de Fátima.
A população não reagiu a esta reestruturação da Saúde no Concelho e as forças políticas, perante tal acontecimento, pouco reagiram e resignaram-se ao acontecido.
Ao tempo, referi que o Concelho de Ourém pelo número de camas ocupadas, verificado na longa época sazonal em Turismo Religioso anual, pelo seu número de habitantes e pelo tempo que muitas populações do norte do Concelho (com estradas péssimas - tipo "yes")levam a chegar a Tomar ou Leiria, o Concelho tinha direito a uma Urgência Básica. Ninguém ligou, ninguém desmentiu e a culpa, como diz o povo, parece morrer solteira. O que não aconteceu nos Hospitais de Torres Novas e de Tomar onde a as Urgências estiveram para passar a Urgências Básicas. Tal não se verificou porque políticos e população estiveram na linha da frente da defesa das ditas "urgências hospitalares", das quais o nosso Concelho também está dependente.
Reafirmo que o Concelho de Ourém, até alteração da legislação que regula o novo funcionamento das Urgências, tem direito a uma Serviço de Urgência Básica. Palpito que alguém iluminado vai dizer que a curto prazo ( talvez 2 anos ou mais) vamos ser servidos pelo IC9 o que encurtará o caminho para as "urgências hospitalares" vizinhas. Mas que raio, não merecemos outra coisa? É que o Autarca de Peniche pensando na construção do novo Centro Hospitalar entre as cidades de Caldas da Rainha e Alcobaça, conseguiu desde já a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados. É isto que pelo menos as forças políticas do nosso Concelho devem reivindicar. Muitos são os Oureenses que recebem alta dos Hospitais e depois ficam em casa, por vezes sozinhos, dependentes dos cuidados de Enfermagem do Centro de Saúde (é assim) e de vez quando(?) duma visita domiciliária do seu Médico de Família. Isto dá que pensar aos Oureenses, também contribuintes deste Portugal, nem sempre solidário. Quem se empenha na defesa destes direitos, ausentes da nossa Comunidade?

5 Comentários

Esperava outra atitude do poder local?
Onde é que tem passado os ultimos 30 anos,em Ourém não foi ,porque nós por cá já estamos habituados á indiferença pelos interesses da população. Vá-se acostumando,aqui só conta aparecer do lado certo,manter a boca calada e assobiar para o lado,é o poder da tanga,no concelho da treta(ou da teta).
Ciclope

Pobre concelho o nosso que é gerido por pessoas que não têm capacidade para tal. Deixo-vos 2 links de notícias que só desprestigiam o nosso concelho e que só não são cómicas porque a situação é grave...

1) Mirante: Ourém admite concluir paços do concelho com dinheiro destinado a escolas e estradas (http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=322&id=40492&idSeccao=4663&Action=noticia)

2) Mirante: Imagem do Duque de Bragança associada a um supermercado gera polémica em Ourém (http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=322&id=40482&idSeccao=4663&Action=noticia)

A 1ª notícia é grave porque vai hipotecar o futuro do concelho à custa de más decisões e de irresponsabilidades.

A 2ª notícia é uma barrigada de riso... Leiam!!
O Pedido de utilização da imagem do D. Duarte Pio pela Autarquia, no dia 9 de Outubro, era para "promover a divulgação da História de Ourém" ... "associar-se ao Grupo Sonae na iniciativa de criar uma imagem identificativa do concelho". A autorização foi dada e a imagem do D. Duarte Pio foi utilizada para promover... a inauguração do Modelo!! Fantástico. Dão-se alvíssaras a quem me disser o que é que o pedido de utilização da fotografia do D. Duarte tem a ver com a utilização que efectivamente lhe foi dada.

pois é! tens razão em tudo o que dizes, mas lembra-te que Peniche é CDU/ PCP. É só essa a pequena grande diferença! O povo de Ourém tem o que merece? Talvez sim, Talvez não...

Caro mg, ao escrever o texto sabia que o Autarca de Peniche era do PCP e nem por isso deixei de o "postar". Tenho publicado outros textos com links para autarcas de outros Partidos. O mais importante é verificar o que é bom para uma população e despertar, sobretudo, consciências adormecidas, para a participação na vida da Comunidade a que pertencem. Depois, temos que acreditar que a democracia funciona na urna quando os eleitores são chamados a eleger os seus representantes para a "coisa pública".

Ena!
AF, o mais primário anti-comuna de Ourém, está muito tolerante...

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38