Filme para écran de futuro

| 8 Comentários
Não obstante o que David Catarino disse antes - ó, palavras?, palavras leva-as o vento que passa, o que não passa e o caraças -, é agora evidente que a maioria do psd local, tanto na câmara municipal quanto na assembleia municipal, decidiu avançar com a construção do novo edifício sede do município sem saber como financiar a obra. Convém não esquecer que a este facto há a juntar um conjunto de trapalhadas relacionadas com o respectivo projecto, de que resultaram custos acrescidos - as famigeradas derrapagens -, cujas responsabilidades e consequências ainda estão por apurar devidamente. Mas não há problema. Ontem, aquando a suspensão da sessão da assembleia municipal que havia sido convocada extraordinariamente para apreciar um pedido de autorização da câmara municipal para tentar resolver o imbróglio, os membros do psd reuniram para apreciar o caso. Durante 10 minutos, 10 minutos apenas. Tempo é dinheiro. Como consequência, foi caucionado um esquema de financiamento da obra com contornos ainda nublosos, que passa pelo recurso a um fundo de capital imobiliário e pelo pagamento de uma renda mensal de aproximadamente 35.000 €, durante 40 anos. O que não é problema. Até já se antevê a cena no dia da inauguração do edifício. David Catarino empinará, fará pose lampeira para a polaroid da circunstância, botará discurso e tratará de recolher os louros e a palma. Dirá que decidiu. Dirá que mandou fazer a obra. Dirá que foi assim, tudo bem e pelo bem, porque o que tem que ser tem muita força. Haverá foguetes a condizer. Pombas brancas também, para que a comoção não falte. E certamente que, quando lhe espetarem a medalha da ordem na lapela, ainda empinado, David Catarino não esquecerá dizer que os outros, os que se seguirem durante os próximos 10 mandatos, tratarão de pagar a factura. O que não é problema também. O presidente da junta de freguesia de Rio de Couros disse que, enquanto eventual e futuro presidente da câmara municipal de Ourém - é autêntico, o homem disponibilizou-se para o calvário -, não se importa de assumir o ónus referido. Tal como já disse que lá, a sua terrinha, é a melhor localização para o futuro aeroporto de que tanto para aí se fala.

8 Comentários

Epa! 35.000 são 7.000 contos, por mês! 84.000 contos por ano? Ora, isso dá 336 mil contos em cada mandato do 4 anos. Um total de 3,36 milhões de contos no final dos 40 anos: 16,8 milhões ao todo. Isso é mais de três vezes os 5 milhões anunciados no início da obra. Grande derrapagem. Mas estou tranquilo, porque certamente essa decisão vai ser declarada ilegal. Só pode ser.

É claro que o motivo de tão nobre obra e consequente endividamento será o de servir melhor o munícipe, certo? De longe pensar que se trata apenas do maior empregador concelhio a brincar com o dinheiro do contribuinte a fim de construir um albergue com maior capacidade para todos terem um assento condigno com as suas funções, com respectivo a/c e lugar de estacionamento. De longe, pensar nisso. Eu sugeria que se aumentasse o valor da derrama, taxas municipais e diversos serviços de maneira a que se consiga solucionar o problema do endividamento. A população vai agradecer e compreender, com certeza. O retorno dos 35.000 euros mês, ou 84.000 contos por ano, ou 336 mil contos por cada mandato é visto por toda a população como um grande investimento na qualidade de vida e dos serviços municipais em Ourém. É a «prova cabal de que Ourém continua activa e em crescimento». Seremos cada vez mais uma grande família.

Estes órgãos democráticos representam legitimamente a população que os elegeu por larga maioria. E apesar de tudo o que façam, parece que continuam a ter sempre grande apoio das bases. Basta ver como a generalidade dos presidentes de junta olha com carinho para estes projectos e os aprova sem pestanejar, para ver qual o sentimento geral. Eu já não sei até onde é possível chegar... depois disto, acho que já não há nada, por mais absurdo que seja, nenhuma proposta da Câmara, por mais ruinosa, absurda ou ilegal que seja, que esta Assembleia Municipal rejeite. É evidente que defendem mais o partido do que o concelho.

Ourém está a desaparecer, não graças a um tsunami, nãohá por aqui mar, nem por um vulcão porque não há nenhum por aqui, nem por terramoto.
Mas sim pelas loucas decisões administrativas e financeiras do poder local leva a ruína duma terra que se podia orgulhar do presente e só se pode orgulhar do passado, mas mesmo assim não muito bem tratado. Enfim, é mais uma chapa "trespassa-se" ou " vende-se" acrescentar as que dominam as vidraças das montras de fantasmas lojas de Ourém.
Seria óptimo se estas " tretas" não fossem verdades !

já é sina termos nesta terra muitos e bons seres com uma prodijiosa e grande mente que só os iluminados de estirpe celestial podem e devem ter mas essa incrivel especiee está toda radicada em tão ilustres terras oureanas não sei porque razão mas que é verdade isso é,podemos começar por quem assim o entender com grandes servidores, desta terra. Que só ela. Possivelmente tem benditos seres de tão grande inteligencia, que todos os outros naturais só não tem como nome asnos,porque filismente se não deixão levar por esses iluminados, de tanta tarimba? até parece que estamos a ser bem tratados por quem nos havia, de servir mas o que acontece é que alguem, se esta a servir de nós. Amigos esta terra tem que lançar um grito de alerta mas muito rapido porque estes gestores da nossa coisa publica. Aus homens que ão de de vir só terão, dividas a pagar para que outros nestes tempos digão que grandes obras,nós fizermos,mas de estilo muito duvidoso venham perpetuar a nossa vergonha de muitos anos, que ão de vir como pura miseria não para os seus filhos mas para todos os filhos de OURÉM (onde se vão arranjar tantos milhões ooooooooooo??? povinho...??. perdão pelos os meus erros mas só sei escrever o meu nome e ás vezes mal.

Continuem a eleger a mesma seita. Depois queixem-se! Mas a malta gosta! Quem não tem orange card no concelho não vai a lado nenhum.

na~o vejo qual e' o problema.

* todos concordam que oure'm esta' mal
* todos concordam que e' preciso investimento pu'blico

no fundo, e' outra ota, pelo que 17 milho-es de contos ate' me parece pouco (bem, so' sa~o 17 milho~es de contos aos prec,os actuais. tal como na ota, o valor final ajustado vai ser bastante superior). e 40 anos passam num instante.

como diz o pedro lopes, e' preciso e' fazer alguma coisa!

Pedro! Chegado de férias apercebo-me desta tua citação. No entanto, deves estar confuso. Eu nunca disse que o Sr.David Catarino precisaria de fazer alguma coisa.

Abraços,
Pedro Lopes

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38