marmota, 4

| 11 Comentários

tirando lisboa e, vá lá, almada (onde tenho casa agora), o país é um deserto. não há hospitais (ourém, por exemplo, não tem um único hospital), não há hotéis (ourém, por exemplo, não tem um único hotel), não há gente (ourém, por exemplo, não tem gente), não há comércio (ourém, por exemplo, não tem comércio). para fazer qualquer coisa fora de lisboa é preciso deslocar milhões de pessoas (ourém, por exemplo, não tem milhões de pessoas).

alguém me quer explicar porquê construir o aeroporto da ota?

11 Comentários

Pedro, coloco-te duas questões:
1-O País precisa de um novo aeroporto?
2-Se sim, onde deve ser localizado?
Abraços,

na~o, na~o precisa.

retribuo-te com uma pergunta: o pai's precisa de 15 mil milho~es de euros?

Olá Pedro! Não vale a pena andar de marmota em marmota pelo que resumo tudo por aqui. És então contra o novo aeroporto independentemente da localização. Ora bem, deixa-me então resumir aquilo que pude ler pelos mais diversos artigos de especialistas, comentadores, engenheiros, pilotos, debates, etc, etc. Já agora, perguntaste pelos estudos prometidos, podes sempre ir ao site da NAER para ler alguns.
Ora, se existe algo em que neste momento todos estão de acordo é precisamente com a necessídade de se construir um novo aeroporto. A dúvida e a discussão que existe por cá prende-se com a localização e trata-se de uma discussão que se gerou por mera incompetência do governo porque já há muitos anos que o aeroporto devia estar a ser construído.
Aliás, dou-te um exemplo, há 40 anos atrás quando se perguntava na escola: "Meus meninos qual é a solução para irrigar o Alentejo", os meninos respondiam "Alqueva". Ora bem, o novo aeroporto é outro Alqueva. Em 1969, foi criado o Gabinete do Novo Aeroporto de Lisboa. Já nessa altura se criticava a ampliação do aeroporto da Portela e a necessidade da construção de um novo aeroporto.
A realidade é que a construção tem vindo sucessivamente a ser adiada e foi realmente feita a ampliação traduzindo naturalmente encargos adicionais num aeroporto que vai ficar saturado a partir de 2012.
As implicações desta saturação são extremamente graves do ponto de vista económico e estratégico.Ou seja, não podes dar-te ao luxo de recusar a vinda de voos para Portugal porque esses aviões trazem turistas, empresários, produtos, que são essenciais para o desenvolvimento de sectores de actividade vitais para o país. Queres captar investimento estrangeiro impedindo os investidores de cá entrar? Qual a qualidade de serviço que o aeroporto pode dar numa situação de saturação?
Por outro lado, os pilotos já vieram manifestar os perigos e a insegurança que se verifica actualmente com o fluxo de aviões da Portela.
Além disso, falas numa questão de dinheiro, é verdade, é realmente muito dinheiro, mas não te esqueças que a construção é o motor da economia e o sector precisa de investimento público como de pão para a boca. Esse investimento vai gerar crescimento na economia e o retorno através da maior rentabilidade das empresas.
Custa-me assistir a esta palhaçada de oposições que se esqueçem dos interesses nacionais quando estão do outro lado. O novo aeroporto foi indicado na altura do governo de Durão Barroso como sendo de carácter prioritário, se alterado correria um maior risco de ser chumbado pela União Europeia, pondo em causa o seu financiamento, além de acarretar maiores prejuízos na operação das companhias aéreas, para favorecer um hipotético custo mais baixo. Actualmente todos questionam, todos opinam, a maior parte tendo por base lobbies e interesses do grande capital quer a norte quer a sul. E depois ainda vens tu dizer que não precisamos de um novo aeroporto. Olha o que certamente não precisamos é de dois submarinos comprados por Paulo Portas que nos vão custar quase tanto como o novo aeroporto. Tal como não precisavamos que gestores públicos incompetentes autorizassem a modernização da linha do norte para poupar 20 minutos de viagem e gastando quase tanto como nos vai custar a linha de TGV.
Bom mas calculo que também sejas contra o TGV.
Vai consultar alguns sites na net mais claros sobre este assunto e não ligues ao que diz o Vasco Pulido Valente.

Abraços e boa estadia nos States.
Pedro Lopes

pedro, tu e os outros defensores desse grande desi'gnio nacional que e' a ota na~o apresentaram ainda um u'nico argumento concreto a favor de um empreendimento do tamanho da ota. e' tudo boas intenc,o~es e progresso para aqui e desenvolvimento para ali, sem nada que sustente as grandes frases que ficam sempre bem nestas discusso~es.

ora eu recuso-me a discutir religia~o.

Meu amigo! Estás um pouco confuso! Eu não sou defensor da OTA! Sou defensor de um novo aeroporto independentemente do local onde venha a ser construído! Foi isso que te perguntei! Se eras ou não a favor de um novo aeroporto ao qual respondeste não!
De acordo com o que tenho lido deves ser o único com esta opinião, ora, para quem não discute religião andas um pouco fundamentalista.
Abraços,
Pedro Lopes

pedro, eu referi explicitamente o caso de ma'laga para mostrar porque e' que penso que na~o precisa.

quanto ao resto do teu comenta'rio, acho que tens lido pouco. e ainda na~o me mostraste pq e' que precisa (para ale'm do discurso inchado).

Olá, com a idade que tenho cheguei na vida a conclusões que todas as opiniões devem ser consideradas, mas também devem ser tomadas decisões em tempo real e não andar-mos a discutir a esbanjar dinheiro para disso serem retirados dividendos políticos. Sou de opinião que o aeroporto da portela não tem condições para servir a capital do país que tem óptimas condições para o turismo e como exemplo se tu entrares em avião no aeroporto da portela saíres por exemplo no aeroporto de Schiphol Holanda vais mudar de opinião, e de certo vais compreender a necessidade urgente de ser construído um novo aeroporto, não me importo que seja na Ota que seja em rio frio que seja noutro lado qualquer o que eu não quero é passar horas dentro de um autocarro para depois andar as voltas dentro do aeroporto sem saber bem o que ali ando a fazer, e depois a espera da bagagem por vezes é sofredor No aeroporto de Schiphol Holanda para alem da simplicidade do aeroporto tu tens magas de embarque que baste e sais pouco tempo de local com óptimas condições para dentro do avião. pensa e analisa e deves mudar a tua opinião relativa à construção do novo aeroporto de Lisboa. Devemos sim exigir aos nossos governantes que escolham um local que permita assegurar por mais tempo do que os estudos prevêem para a Ota, pois não quero que os meus netos tenham que pagar mais um aeroporto, daqui a 50 anos.

fui cliente regular de schipol ha' 10 anos e estive la' novamente ha' poucos meses. na~o se pode comparar schipol com a portela, porque na~o esta~o no mesmo campeonato, sequer. de que serve ter um schipol em portugal se na~o ha' tra'fego que o justifique, nem de perto nem de longe? ja' agora, pq na~o exigir um lax ou mesmo um heathrow?

quanto 'a questa~o das mangas, e' a prova que na~o faz a mi'nima ideia de como funciona a aviac,a~o comercial: as companhias que querem pagar te^m sempre manga, deixe de voar na tap (e podia falar um bocadinho sobre o monopo'lio da ana e a influe^ncia que tem nos prec,os das mangas, mas tenho a roupa na lixi'via).

ja' agora, leu a comparac,a~o entre a portela e ma'laga? tb me parecia que na~o.

e por u'ltimo, daqui a 50 anos os seus filhos va~o estar a pagar este aeroporto e um novo.

Meu caro Pedro! Estive ausente apenas por alguns dias e encontro o castelo em grande ebulição. Sobre o teu comentário que me é dirigido esclareço-te o seguinte:
=A comparação entre o Aeroporto de Malaga e o Aeroporto de Lisboa que retiraste do blog do João Caetano Dias, data de 2005 mas não é dele. Aliás pensei que com o meu comentário tivesses ido verificar isso. Se pesquisares no google por "aeroporto de malaga" encontras dezenas de referências que remetem sempre para o mesmo texto. Este texto foi publicado originalmente no blogue de Rui Rodrigues "maquinistas.org". E o estudo completo defende sobretudo a aposta na rede ferroviária para desenvolver a rede de transportes nacional. Mas não quero alongar-me vai lá e lê. Nesse mesmo blogue podes verificar que nos comentários mais recentes, o mesmo Rui Rodrigues, aponta a solução "Portela + 1" sendo o "1" para as companhias "low-cost".
Agora só para te esclarecer alguns números: o custo estimado desta obra (se vier a ser na OTA)são 3,1 mil milhões de euros e não 15 mil milhões. Deste custo grande parte é investimento privado. Entretanto, vai ser feito um investimento na expansão da Portela com um custo de 400 milhões de euros para permitir "aguentar" até 2011. Se fores ao site da Naer verificas quais as dificuldades da expansão da portela e tens mais respostas para as tuas dúvidas.
Independentemente dos interesses associados a esta obra nomeadamente por parte do lobby da construção, o que é facto é que mais barata ou mais cara alguma coisa tem de ser feita.
A não ser que concordes com essa pérola candidata à Camara de Lisboa - Gonçalo da Camara Pereira - que afirma apenas ser necessário construir o novo aeroporto depois da Portela estar saturada.
Para concluir parece-me que estes teus comentários são mais para te meteres com o "af", não será?
Abraços,
Pedro Lopes

P.S.- E saliento que não sou a favor da OTA

pedro, vamos por partes, e antes um pequeno esclarecimento:

quando disse que portugal na~o precisa de mais um aeroporto, o que queria dizer e devia ter escrito (pareceu-me o'bvio no contexto dos posts, dai' na~o o ter feito) era que na~o precisa de algo da dimensa~o do que se preparam para fazer. quanto ao lisboa + 1, o +1 so' e' preciso por causa do monopo'lio da ana e dos interesses do estado quer na ana quer na tap. mas ok, se quiseres ate' fac,o de conta que isto na~o existe e aceito o +1.

A comparação entre o Aeroporto de Malaga e o Aeroporto de Lisboa que retiraste do blog do João Caetano Dias, data de 2005 mas não é dele. Aliás pensei que com o meu comentário tivesses ido verificar isso. Se pesquisares no google por "aeroporto de malaga" encontras dezenas de referências que remetem sempre para o mesmo texto. Este texto foi publicado originalmente no blogue de Rui Rodrigues "maquinistas.org". E o estudo completo defende sobretudo a aposta na rede ferroviária para desenvolver a rede de transportes nacional. Mas não quero alongar-me vai lá e lê. Nesse mesmo blogue podes verificar que nos comentários mais recentes, o mesmo Rui Rodrigues, aponta a solução "Portela + 1" sendo o "1" para as companhias "low-cost".

eu nunca disse que era do jcd e ele alia's na~o o esconde: o post que eu linkei tem uma refere^ncia bem clara para o maquinistas.org. isto era suposto desacreditar-me ou o jcd? invalida a comparac,a~o entre a portela e ma'laga?

eu, por alguma raza~o, tinha a impressa~o que eras economista (sem ironia).


  • ... o custo estimado desta obra (se vier a ser na OTA) são 3,1 mil milhões de euros e não 15 mil milhões
    herm, esse valor era verdade a prec,os de hoje, se a ota fo^r acabada amanha~, sem entrar em conta com externalidades, sem deslizes de orc,amento, sem entrar em conta com outros custos de oportunidade, sem entrar em contra com as contrapartidas aos privados, etc.

  • Deste custo grande parte é investimento privado.
    herm, qual e' o valor das contrapartidas dadas aos privados para que invistam? qual e' o custo para os portugueses dos monopo'lios que va~o ser criados para que os privados invistam?

  • Entretanto, vai ser feito um investimento na expansão da Portela com um custo de 400 milhões de euros para permitir "aguentar" até 2011. Se fores ao site da Naer verificas quais as dificuldades da expansão da portela e tens mais respostas para as tuas dúvidas.
    em ma'laga fizeram a festa por 191 milho~es de euros. quanto 'as respostas no site da naer, na~o sa~o 'as minhas du'vidas, sa~o 'as du'vidas que a naer quer levantar quanto 'a portela. muitas delas foram desfeitas ha' muito tempo. ha' quem ande a falar sobre isto ha' uns anos, e na~o apenas ha' uns meses.

Para concluir parece-me que estes teus comentários são mais para te meteres com o "af", não será?

eu manifestei-me contra a ota desde o ini'cio, na~o acordei de repente ha' uns meses. faz umas pesquisas no google :)

um abrac,o,

pedro

Caro Pedro! Parece-me que estes bocadinhos aqui no Castelo fazem falta para te sentires mais perto do pessoal, por isso até percebo alguma teimosia nas tuas atitudes. Gostas de manter acesa a polémica para te entreteres ao fim do dia.

Bem, mas não chegamos a lado nenhum com estes argumentos, contra argumentos. Se és a favor da Portela + 1 és da minha opinião. Para além disso, estou como diz o outro "nunca discutas com um teimoso pois serão dois teimosos a discutir".

Perguntei-te explicitamente se o país precisa de um novo aeroporto e disseste-me que não e perguntaste-me se o país precisa de 15 mil milhões de euros (a preços de 2017 claro)!

Não, não sou economista mas não me faças rir.

A comparação entre o Aeroporto de Malaga e o da Portela foi feita em 2005 e o próprio autor já tem outras opiniões sobre o assunto. Se em Malaga gastaram menos dinheiro diz-me lá as condições são as mesmas? Tens visto a Alta de Lisboa? No nosso país não existe planeamento, vive-se o curto prazo, é a politica do "desenrasca". Mas é o país que tens! Desde há centenas de anos que é assim.

Falas-me nas contrapartidas para os privados? Então é preferível ser o Estado a gastar? E quanto vai o país receber pelo impacto no crescimento económico que um novo aeroporto pode trazer? Não te esqueças que a construção é um dos motores da economia do nosso país, representa 10% do nosso PIB. Independentemente de Mario Lino estar em divida para com este lobby, o facto é que eu assisto semanalmente às dificuldades de muitas empresas deste sector.

Parece-me que não estás muito enquadrado com a realidade da nossa economia.

Acredita que nesse aspecto tenho um pouco mais de convivência com os problemas de muitos empresários.

Por isso na OTA, em Alcochete, no Montijo, façam é alguma coisa! Urgentemente!

Vá lá, não sejas tão teimoso! Consegues admitir que até tenho alguma razão?

Abraços,

Pedro Lopes

P.S. - Eu ainda acho que te estás a meter com o "af"

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38