Torres Novas em Crescimento sustentável

| 7 Comentários

Opina, por e-mail, o José Alves:

Novos espaços comerciais nasceram recentemente, TorresShoping, Feira Nova Hiper Mercado, e agora até abriu o CARREFOUR com bombas de combustível - 7 Cêntimos/litro. Aqui está um exemplo de desenvolvimento e criação de postos de trabalho, aqui tão perto de Ourém. O que têm a dizer a cerca disto ? Não dá para pensar um pouco !!!! Saudações Cordiais !

7 Comentários

É vê-los passar, e eu que o diga!

Em minha opinião, não é só em centros comerciais que se mede o crescimento (in)sustentado de um concelho/região.

Reconheço que Torres Novas está em expansão mas duas autoestradas à porta também ajudam!

Ourém tem que se virar para aquilo que tem e que pode rentabilizar: para o bem e para o mal as ZIF estão aí. Já aqui falei disso há uns tempos.
As centrais de biomassa são uma proposta: falta iniciativa, isso é algo que escasseia por estas terras de novos horizontes.
Parte do nosso crescimento sustentado pode passar por aí, por uma gestão equilibrada da nossa enorme mancha florestal. Cria-se emprego (se houver quem queira trabalhar, claro!), riqueza, proteje-se a natureza... Todos ganhamos.

Diz-se por aí que os portugueses não querem sonhar porque têm medo de não conseguir concretizar esses sonhos. Também se diz que quem os fez pensar assim é um grande português, talvez até o maior de sempre... Assim vai o nosso país.

A A23 e a boa rede de acessos trouxe todo esse desenvolvimento a Torres Novas, isso é inegável.

Por cá, as politiquices do IC9, e não só, vão matando o tempo, vão mantando as oportunidades de desenvolvimento e vão nos matando a nós, aos poucos.

Crescimento sustentável!?
Mas estão todos tontos ou quê?
Em que é que os elementos narrados contribuem para a sustentabilidade?
Ao primeiro obstáculo, isso fecha tudo e lá se vai o emprego.
Pensem em desenvolvimento. Pensem em usufruir a terra, o ambiente. Pensem em não delapidar o petrimónio cultural, habitacional, os recursos...

Alguem acredita que abrir hipermercados é sinal de progresso ou de desenvolvimento sustentado?, ou será o poder dos lobbies a manipular os autarcas? Então e os comerciantes de Torres Novas? que são aqueles que pagam impostos em e para Torres Novas?
Já repararam que os preços são iguais em todas estas superficies, tambem é uma coincidencia do progresso?
Já agora quem dos que trabalham nestas superficies, assinou um contrato de 6 meses? só aceitam part-times e fins de semana e feriados, contratos de tempo inteiro, que provocam alguma estabilidade, nem vê-los, deixemo-nos de ser seguidores do facilitismo e apologistas do óbvio, sob pena de sermos um rebanho de ovelhas do tamanho de Portugal.

Nesta região existem 6 ou 7 concelhos cada um com grandes potencialidades em diversas areas.
Talvez fosse bom começarem a olhar para o futuro
e olharem entre si como potenciais valorizadores de uma região e não como concorrentes uns dos outros, ideia que nunca lhes trará progresso.
definam as áreas em que mais rápidamente se pode criar riqueza e desenvolvimento aproveitando as potencialidades de todos os concelhos.Para criar e dinamizar um movimento forte criem um grupo altamente profissional politicamente independente com grande credibilidade profissional.

Quer se queira quer não queira, não podemos só criticar, a nossa região cada vez está mais bonita ,mais agradável para dar um passeio com a familia, com mais qualidade de vida.
Abrantes ,Constância, Barquinha, Entroncamento,torres Novas,Ourém (Fátima),Tomar,ferreira do zezere, Vila de Rrei.
são concelhos que tem melhorado muito, não é preciso recuar muito no tempo para verificar-mos isso.
Tantos milhões investidos em infra-estruturas básicas , devido ao atraso em que nos encontramos
tanto endividamento das camaras (muito desse individamento corresponde á sua parte para projectos com fundos da CEE, para aproveitar esses fundos)tantas dificuldades nos diversos sectores a gerir.
que sinceramente hoje ser presidente de um municipio é quase uma missão de fé.
Criticar é saudável, mas de forma consciente
e talvez fizesse bem a muitos criticos , imaginarem-se do lado de quem criticam e decerto fácilmente chegariam á conclusão de quão pequeninos são.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38