Imagem do Dia

| 1 Comentário

manuel-cartuxo-ourem.jpg

Imagem e texto roubados ao Tiago Gonçalves (Favacal)

Esta fotografia, onde figura o senhor Manuel Cartuxo e a sua inspiradora mercearia, faz parte de um conjunto de imagens que registei numa tarde do Verão passado, quando andei de volta do comércio tradicional de Ourém.

É com pena que assistimos ao desaparecimento do ambiente destas lojas. As políticas dos centros comerciais e do poderoso franchising e marketing de massas, a par de uma enorme falta de conceito urbano no nosso planeamento, são na minha opinião, os principais responsáveis pela “crise” que anda nas ruas das nossas cidades. Onde deveriam estar pessoas, bicicletas e crianças a brincar, estão carros que circulam a mais de não sei quantos quilómetros por hora, ou então, amontoados nos passeios. Passeios, que em certos casos nem sem os pára-choques a atravessarem-se no caminho das nossas canelas dariam para que passassem duas pessoas lado a lado…

Aliás, nem deveria de haver a distinção entre o passeio e a estrada! Mas isso é outra conversa, e eu não posso, nem sei alongar-me muito. O que é verdade, é que os portugueses precisam de alguém que os faça gostar das suas ruas, que as torne mais seguras e a transbordarem vida. Como fazê-lo?! Eu não sei, mas sei que entre nós há quem saiba! Infelizmente, também há quem não queira.

Poderei no futuro voltar a tirar fotos destas?
Bem só o tempo o dirá.
O melhor é mesmo jogar pelo seguro e tirar mais umas nas próximas ferias!

1 Comentário

Mtos "flocos de neve" comprei eu nesta mercearia, nos meus tempos de liceu.

Ainda hoje quando passo naquela rua, penso, "...este homem está aki por amor ao oficio e aos "ainda" poucos clientes/amigos que tem!"

É com pena que vejo o comércio tradicional desaparecer aos poucos por todo o lado... mas enfim! São os sinais dos tempos consumistas que vivemos.

deixo aki um video que aborda o tema.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38