Câmara Municipal de Ourém Construtores, SA

| 2 Comentários

Publica-se a declaração de voto do PS que o vereador José Alho nos enviou. O assunto é relativo ao projecto de construção de um futuro Centro Comercial na actual Rodoviária em Ourém.

Projecto Edifício Comercial e de Escritório

DECLARAÇÃO DE VOTO

Embora seja a primeira vez que este assunto vem a reunião de Câmara neste mandato, queremos deixar bem claro a nossa total discordância com o projecto em causa. Temos conhecimento que houve alterações relativamente ao ante-projecto mas no essencial mantém-se o figurino de alienar um terreno público para finalidades que podem e devem ser desenvolvidas pelo sector privado.
Aliás, mais do que o projecto, está em causa o programa que foi solicitado para o local. Já ouvimos, no âmbito da Assembleia Municipal, enumerar alguns dos objectivos de criar uma centralidade que atraia pessoas, de ter uma loja âncora que dê sustentabilidade ao projecto, de responder à necessidade de estacionamento. São preocupações legítimas mas que podem ser respondidas pela dinâmica empresarial e numa perspectiva de alargamento da cidade. Discordamos profundamente com a volumetria do edifício proposto para o local em causa e com a profundidade das escavações. Ainda não saímos dum buraco e já vamos meter-nos noutro? Não obstante poder aceitar-se algum estacionamento subterrâneo naquela zona – nunca com a dimensão proposta, entendemos, numa linha de coerência com o que vimos afirmando há muito, que aquele espaço nobre da cidade deverá receber um equipamento colectivo Biblioteca ou Centro Cultural com auditório polivalente. Importa manter o equilíbrio do lugar de modo a não colidir com o espaço da Igreja nem cortar a perspectiva do Castelo.
Finalmente não entendemos que se gaste dinheiro num projecto destes quando tantas perguntas estão por responder, veja-se a listagem de decisões a tomar apresentada pelo projectista e em especial as quatro primeiras que seriam essenciais para a viabilidade do projecto.


Ourém, 12 /02/07

Os Vereadores do PS

2 Comentários

My vote: Centro Cultural com auditório polivalente.

Gosta de saber onde posso consultar:

1º "o projecto" e o "programa que foi solicitado
para o local"

2º "a listagem de decisões a tomar apresentada pelo projectista"


Só assim poderei (poderemos) ter uma melhor noção do que se está a falar.

Grato pela atenção.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38