Notícias da Escola Secundária de Ourém

| Sem Comentários

Feira do Livro na Escola Secundária de Ourém

Decorre, na semana de 27 a 30 de Novembro, mais uma edição da Feira do Livro da ESO, sob a organização do Departamento de Humanidades, da BE/CRE e da Livraria Letra. Os livros serão vendidos com um desconto de 20% (excepto a novidades, que terão um desconto de 10%); irão realizar-se diversas actividades que terão lugar na Biblioteca da Escola:

Oficina de Leitura (27/11, 10h15m) - O Contador de Histórias
Vou ouvir um conto (27/11, 14h30m e 16h15m) - O Contador de Histórias
"Como se Ilustra Um Livro?" (28/11, 10h15m) - Prof. Gabriel Lagarto
"Autores na Escola" (30/11, 9h e 10h15m) - Luísa Fortes da Cunha

Os livros da Escola (Nós Poetas e BD do 3º Ciclo) também estarão à venda com desconto.

"Como se faz uma Telenovela?" - Pedro Giestas na BE/CRE da Escola Secundária de Ourém

A propósito da comemoração do Dia Internacional da Televisão (21 de Novembro), a BE/CRE promoveu a realização de um colóquio subordinado ao tema "Como se Faz Uma Telenovela?". Este colóquio foi dinamizado pelo actor Pedro Giestas, que muito amavelmente se disponibilizou para se deslocar à nossa escola e conversar um pouco com os alunos sobre televisão e telenovelas, mas também sobre teatro e outros assuntos relacionados com a arte da representação. Foi uma Biblioteca cheia de curiosos - alunos do 7º ao 12º ano e alguns professores - que se inscreveram para participar, que recebeu um dos melhores actores portugueses da actualidade, o encheu de perguntas e ouviu atentamente as respostas.

Pedro Giestas falou sobre a dinâmica do trabalho em televisão, que afirma ser completamente diferente do teatro: quando se está a fazer uma telenovela, por exemplo, o trabalho é mais intenso, no sentido em que é mais concentrado no tempo; também a quantidade de texto a memorizar é, no caso de personagens com algum protagonismo, bastante maior do que a que se decora para uma peça de teatro; a gravação de uma novela não exige tanto de um actor como o teatro pois, quando há um engano, é sempre possível repetir-se a cena, o que não acontece, obviamente, num espectáculo ao vivo. Pedro Giestas é actor profissional e assume um grande gosto pelo trabalho que desenvolve. Gosta muito de "vestir a pele" das personagens que lhe são entregues e vibra com a transformação que a caracterização opera no actor. Considera que a formação é essencial para um bom desempenho de qualquer profissão, e a de actor não é excepção: Pedro fez o Conservatório e uma Licenciatura no âmbito da Pedagogia da representação. Encerrada a sessão, o actor distribuiu autógrafos aos muitos alunos presentes e tirou fotografias com eles. Esta sessão ficará na memória de quem nela participou como um momento agradável, revestido da magia que é estar com alguém que pertence a um mundo que fascina os jovens.

Eunice Neves, Coordenadora da BE/CRE

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38