Feira dos Pobres

| Sem Comentários

Realiza-se no domingo, dia 19 de Novembro, a partir da 14h30, um grande espectáculo de Variedades no Centro de Negócios de Ourém, com a participação de e muitos artistas do concelho e de fora dele, e cuja receita reverte para a constituição dos «cabazes» de Natal que o Notícias de Ourém distribui anualmente, nesta época, pelas famílias carenciadas do concelho.

As entradas terão o valor simbólico de um euro + 1Kg ou litro de um bem de primeira necessidade.

As Feiras dos Pobres

A tradição das Feiras dos Pobres, que podemos considerar como a componente social do Jornal Notícias de Ourém, nasceu há já mais de meio século e, como tudo na vida foi evoluindo.
Sendo pertença, por legado, do Património dos Pobres da Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, o Notícias de Ourém iniciou esta, hoje considerada, sua vocação social, pagando nas farmácias os medicamentos dos mais desfavorecidos. Depois passaram a ser distribuídos, por alturas da Feira de Santa Iria, cobertores e outros agasalhos, aos mais desprotegidos. Aliás, deste tempo lhe vem a designação que ainda hoje mantém de “Feiras dos Pobres”.
Dos cobertores, passou-se à roupa e calçado. Mais tarde entenderam os administradores convocar os carenciados e oferecer-lhes um lanche farto. Em tempos mais recentes pensou-se que, em vez do lanche, melhor seria distribuir mercearias que trouxessem algum aconchego aos lares, na noite da consoada. Manteve-se contudo a distribuição de roupas, trazidas por quantos querem participar.
Há 5 anos entendeu-se que o “cabaz” poderia ser um pouco mais rico se, ao esforço económico do Jornal, se juntassem os empresários e outras entidades concelhias. Feito o apelo, ele obteve resposta e de tal forma que, no ano seguinte, a iniciativa saiu de Nª. Sra. da Piedade, estendendo-se às outras freguesias do concelho de Ourém. Para fazer o levantamento dos casos com maiores necessidades, o Jornal contou com o apoio dos presidentes de Junta e das assistentes sociais do concelho. Os dados recolhidos são, obviamente confidenciais e, de tal forma que, se na freguesia de Nª Sra. da Piedade a distribuição se faz como sempre se fez, através de inscrição com as pessoas a levantarem os “cabazes”, nas freguesias eles são entregues pelos presidentes de Junta e pelas assistentes sociais. Nos últimos anos ultrapassaram-se os 150 cabazes. Em cada um, para além do bacalhau para a consoada vão as mais diversas mercearias: leite, arroz, massas, açúcar, farinha, azeite, óleo, bolachas... enfim, o básico acrescido daquilo que é oferecido. Para além dos produtos de primeira necessidade foram acrescidos alguns outros a pensar, sobretudo, nas crianças.
Algumas entidades mais têm vindo a associar-se a esta iniciativa que deixámos de considerar do Notícias de Ourém para passar a ser de todos quantos a nós se têm juntado. De entre estes destacamos o Lions Clube de Ourém que tem vindo a organizar uma loja/ venda de Natal e apoia-nos também logisticamente.
Para além disso tem vindo a decorrer iniciativas como um sorteio que teve lugar no ano passado e cujo primeiro prémio foi uma obra oferecida pelo pintor Roberto Chichorro.
Para este ano está a ser organizado um grande espectáculo. A ideia partiu de dois grandes nomes do panorama artístico do nosso país: Toy e Chiquita. Os dois cantores, ao saberem do trabalho desenvolvido, de imediato se ofereceram para se nos associarem, o que muito nos honra e deixa sensibilizados.
Com o seu apoio, avançámos então para a realização de um espectáculo de variedades que terá lugar no próximo dia 19 de Novembro, no Centro de Negócios de Ourém e onde estarão presente muitos artistas do nosso concelho mas não só e que culminará com a actuação de Toy e Chiquita.
As entradas terão um preço simbólico apenas para os gastos com a causa a que se destinam. Por isso, cada pessoa dará um euro e um quilo (1 kg de massa ou de arroz, ou de açúcar, ou de farinha, etc., ou um litro, que pode ser de leite, ou de óleo…). Com os euros compraremos os bens que ficarem a faltar.
Quanto mais recebermos mais teremos para dar e maiores serão os cabazes dos mais necessitados. Entretanto estamos já a cruzar dados com a Segurança Social, com as Juntas de Freguesia e com Assistentes Sociais, para que, chegados ao dia das entregas, esteja tudo a postos.
Até lá, quem quiser colaborar poderá fazê-lo dirigindo-se à secretaria do Notícias de Ourém, na travessa da Bela Vista nº 4 ou através de carta com donativo para Notícias de Ourém, Trav. da Bela Vista nº 4, 2490-569 Ourém. Não nos esqueceremos de ninguém quando chegar a hora de fazer os agradecimentos através das nossas páginas.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38