Agrupamento Oureana

| 1 Comentário

Publicamos o seguinte e-mail que recebemos do Luis Manuel:

O Novo Ensino Primário no Concelho de Ourém

Resultando de intenção pós-eleitoral o Governo do Eng. Sócrates estendeu o ensino do Inglês, Música, Expressão Plástica, Educação Física, … consideradas actividades extracurriculares ao Primeiro Ciclo (Ensino Primário). No princípio estas actividades não-lectivas eram para ter lugar das 15.30 até às 17.30 horas, o que entusiasmou muitos pais, alunos e professores. Pretendia-se que as novas actividades não prejudicassem as lectivas já existentes das quais ficaram a Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio. Este cuidado, teve duas grandes razões: dedicar o período “nobre” da aprendizagem para os assuntos/conteúdos que mais exigem aos alunos, em termos de esforço mental e condição física, permitindo aproximarmo-nos da orgânica escolar dos países-meta-de-referência e ainda introduzir novas disciplinas no nível etário apropriado para a chamadas iniciações. A Sr.ª Ministra da Educação, sem ouvir os responsáveis de ATL, associações de pais, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS`s) e muitos outros que já existiam com boa e bastante experiência neste campo, apresenta um projecto próprio e autista, para implementar esta nova dinâmica exigida às Escolas. Só é pena que a Sr.ª Ministra, seja mesmo Ministra da Educação, porque a maior parte dos erros que se cometem nesta área, só se conseguem ver muito para lá do mandato governamental de quatro anos. Está por isso
protegida naturalmente.

Decidiu a Sr.ª Ministra da Educação que as Câmaras Municipais/IPSS`s /Agrupamentos/…. teriam a responsabilidade de gerir as chamadas actividades extracurriculares, em termos de escolher as empresas/monitores que as iriam dinamizar. Para os Agrupamentos ficou a responsabilidade de garantir que estas acçõesfossem inseridas de modo positivo no horário dos alunos, ou seja de modo Pedagógico. O problema surge aqui. O Agrupamento Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão e o Agrupamento Conde de Ourém, entenderam que as novas actividades só poderiam ser desenvolvidas no período da tarde, após as 13.30 horas, decisão que reserva o período “nobre” de aprendizagem (manhã), para as actividades lectivas. Os outros Agrupamentos decidiram reservar uma manhã, ou parte dela, por semana para as actividades extracurriculares. Com esta decisão, ficam a perder os alunos, porque têm que fazer mais esforço para aprender o mesmo. No dia 11 de Novembro pelas 19.30 horas, o Agrupamento Oureana realizou uma meritória e fúnebre reunião de pais/encarregados de educação, que só pecou por vir com um mês de atraso, para esclarecimentos em relação em relação às actividades extracurriculares. Assim foi informado que: as actividades extracurriculares são facultativas, podendo os pais decidir quais as que quer para o se filho, a partir do horário apresentado pela Escola; os pais podem alterar a decisão anterior quando quiserem; elas não podem resultar em “furos” no horário dos alunos, caso o pai/encarregado de educação decida não as ter e a escola é obrigada a oferecê-las. Para além disso o Dr. Mário Catarino disse que para a Câmara Municipal o custo destas actividades era igual, independentemente da hora a que se realizassem. Disse ainda que todos os alunos poderiam comer ao APDAF ou ATL, por 1,38 €, caso os alunos não solicitassem outro tipo de serviços a esta instituição. Os pais ficaram contentes com a segunda informação, mas fizeram passar um abaixo-assinado para protestar contra as actividades extracurriculares, antes das 15.30 horas. A quase totalidade dos pais presentes assinaram e apoiaram esta proposta, e esperam que ela se concretize o mais rapidamente possível, pois não acarreta mais despesas para a Câmara, tal como disse o Dr. Mário Catarino, que também deve preocupar-se com este assunto e dar aos alunos do nosso concelho as melhores condições de aprendizagem.

1 Comentário

Não costumo fazer comentários em blogues, por não desejar, de forma alguma,alimentar polémicas, cujos resultados não costumam trazer nada de positivo para ninguém, a não ser para quem se preocupa mais em comentar e criticar do que em fazer qualquer coisa, correndo o risco de cometer erros. É que, quem não faz nunca nada pelos outros também nunca corre o risco de errar.
Vem isto a propósito do comentário anterior, em que o meu nome é referido, justificando assim a minha intervenção.
De todas as coisas que foram ditas, muitas correspondem à verdade. Mas que ninguém se iluda. O facto de algumas coisas serem verdade não quer dizer que retratem a realidade.
É verdade que o Agrupamento Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão e o Agrupamento Conde de Ourém aceitaram trocar horas curriculares apenas após as 13:30. Mas isto não é a verdade toda. Os Agrupamentos Ajefátima, Freixianda e Acácio de Paiva também existem e aceitaram trocar as duas horas da parte da manhã, entre as 9:00 e as 11:00, sem que daí possa vir mal ao mundo. Assim se esclarece a verdade toda, que é sempre melhor que as meias verdades. Vale a pena ainda dizer, como eu também disse na referida reunião, que a flexibilidade de horário está prevista no Despacho da Senhora Ministra da Educação e pode ser feita em caso de necessidade.
Ora acontece que, se os horários das actividades de enriquecimento curricular se limitassem ao espaço de tempo entre as 15:30 e as 17:30, cada professor destas actividades (para quem não saiba, são professores também) teria um horário de 8 horas semanais, no máximo. Com a troca de duas horas no horário lectivo, é possível que os professores destas disciplinas possam ter um horário quase completo. Esta decisão, negociada e aceite pelos agrupamentos TODOS, possibilitou a organização de todo o sistema, com metade dos professores, mas o custo é efectivamente o mesmo. A diferença fundamental é que, se não fosse assim, não haveria professores suficientes, como está a acontecer em muitos dos concelhos vizinhos, que me abstenho aqui de referir porque não nos dizem respeito.
Quanto ao facto de a manhã ser melhor para a actividade intelectual, não posso estar mais de acordo. No entanto, há que referir que as disciplinas de Inglês e Educação Musical têm tanto carácter intelectual como o Meio Físico, por exemplo. Quem consultar as regras de programação das actividades curriculares, fica a saber que as mesmas têm que ser obrigatoriamente marcadas nos horários (8 de Língua Portuguesa, 7 de Matemática, 5 de Estudo do Meio, 2 de Área de Projecto, etc.). Além disso, o Estudo do Meio, por exemplo, deve ter uma componente teórica e uma componente experimental. A componente experimental "cabe" perfeitamente nas horas da tarde. A própria Língua Portuguesa e a Matemática são apenas teorico-intelectuais? Coitadas das crianças...
É verdade que nos preocupamos com as condições de aprendizagem das nossas crianças. Se assim não fosse, seria muito mais cómodo não propôr a candidatura às mesmas actividades. Mas considera-se que a aprendizagem deve ser tão completa quanto possível, e é por isso que se procura criar as condições para isso. Talvez muitas pessoas não saibam, mas a Educação Física e a Educação Musical há muitos anos que fazem parte da programação curricular do 1º Ciclo. Este sistema apenas vem criar melhores condições para que isso se faça de forma efectiva e eficaz, contribuindo para um crescimento equilibrado e completo das crianças. Altera alguns hábitos...é verdade...mas o saldo, para as crianças, é largamente positivo.
Insisto que estamos a falar de alteração de DUAS A TRÊS HORAS por semana para cada turma.
Sem esta alteração, será impossível ter professores suficientes, pois seriam necessários, só para as turmas do concelho de Ourém, muitos professores de cada disciplina, que
não existem. A título de exemplo, acabei de ler num jornal de Leiria que a maior parte dos agrupamentos não tem professores suficientes. Não fui eu que disse...está lá...no dito Jornal.
Quanto à preocupação com o assunto, queria apenas dizer que não podem subsistir nehumas dúvidas sobre isso. Se as soluções encontradas tocam por vezes em interesses instalados, não é, com toda a certeza propositado mas inevitável. Ninguém tem interesse em melindrar seja quem for; apenas as soluções concretas e objectivas nos interessam e defendemos sempre a criação de soluções que possam satisfazer toda a gente, de forma construtiva e convicta, sem segundas intenções.
Se alguém considera que não deve ser assim, respeitamos as opiniões. No entanto, parece-nos que esperar por encontrar unanimidade para resolver assuntos é a melhor forma de nunca fazer nada.
Cumprimentos para todos.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38