Notas avulsas, iii

| 3 Comentários
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) passou por Fátima. Segundo o Notícias de Ourém (n.º 3573, 19.Maio.2006, p. 8), 157 elementos, distribuídos por 57 brigadas, passaram por 388 estabelecimentos de hotelaria e restauração e inspeccionaram 20 toneladas de alimentos. Várias vozes, desde o vereador Vítor Frazão até ao deputado Mário Albuquerque, insurgiram-se contra esta acção, porque as vésperas de 13 de Maio são má altura e não dão jeito, porque ouve muito alarido e mediatização à volta do caso - como se Fátima fosse um complexo concentrado de restaurantes chineses - e porque tal intervenção foi de inspecção - isto é, a sério - e não de pedagogia - ou seja, a brincar. Em comunicado à imprensa, o presidente da direcção da ACISO resume categoricamente o tom de tais vozes. Assegura ele que tal associação “apoiará sempre todas as acções que visem melhorar a imagem e os serviços prestados pelos seus associados mas não poderá pactuar com o saque, o «show-off» e a tentativa de denegrir dessa imagem ou a força e o peso económico e social que Fátima tem no país e no mundo” (in Ourém e seu Concelho, n.º 819, 15.Maio.2006, p. 8). Suspeito que Deolinda Simões não deixaria o discurso por menos. Até porque o mundo, à sombra ou para além de uma azinheira, não é, não pode ser, assim tão grande. E é verdade, sobre os supostos telefonemas de denúncia da acção da ASAE nas bordas do altar do mundo, tou chim!, nem uma palavrinha...

3 Comentários

Tanto quanto ouvi dizer estas inspecções em Fâtima são usuais em vésperas de 12 e 13 de Maio. Só que até esta ano iam só meia dúzia de inspectores e verificavam 3 ou 4 espaços. Deixo duas perguntas pertinente que se coloca: Se os comerciantes sabem que nesta altura há inspecções porque é que insistem em manter-se irregulares? Imaginem o que seria encontrado se não fosse hábito haver estas inspecções?

Para concluir, eu que sou adepto da legalidade, as leis e os regulamentos são para cumprir. Por muito que algumas leis sejam ridículas, sob pena de sermos tramados, devemos respeita-las. Se não concordarem com alguns regulamentos lutem pelas suas alterações e evitem de cuspir para cima dos outros como estão a fazer!

No entanto, quem exerce uma actividade deve saber com que "linhas se cose". Havia de haver mais inspecções destas e doutros tipos.

...
As declarações dos responsáveis ourienses, são no minimo de lamentar.

E se as noticias do dia 13 ou 14 de Maio, dessem conta de uma intoxicação alimentar em Fátima?

A culpa era da ASAE por não ter inspeccionado, diriam

Sim, fazem muito bem em fazer inspecções e devia ser o ano todo.

Moro em Fátima e sei bem quanto esses chulos ganham em andar fora da lei. Haviam de ser inspeccionados e pagar os impostos todos, como também eu os pago.

A maior parte das casas inspeccionadas tem donos com grandes carros etc, declaram ordenado minimo e não tem condições nos seus estabelecimentos porque não querem. Por falta de dinheiro não é...

Inspeccçoes o ano todo mas é....

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38