A Poda e o interesse público

| 2 Comentários

A propósito do dia da árvore:

Poda retira interesse público a árvore

Texto de Sílvia Reis
É um exemplo que continua a justificar a comemoração do Dia Mundial da Árvore. Uma árvore com estatuto de interesse público situada na sede da freguesia do Olival, concelho de Ourém, foi desclassificada em virtude de “ter sido podada de tal forma que perdeu as características que tinham levado à classificação de árvore de interesse público”.
É isto que diz o aviso nº 456/2006 publicado em Diário da República no passado dia 17 de Janeiro. Mas a versão do presidente da Junta relativamente à espécie, uma magnólia-sempreverde (“magnolia grandiflora”), é diferente. José Henriques argumenta que a árvore há muito se encontra doente e que o próximo passo será mesmo abatê-la.
O responsável explica ainda que foi a Junta, atendendo à secularidade e imponência da árvore, a propor a sua classificação junto da Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF). O que foi aceite. Mais tarde, contudo, “a árvore começa a dar sinais de fraqueza e a secar”. “Vieram dois engenheiros da DGRF ver se havia uma solução e, através de indicações suas e na sua presença, começámos a podar”, explica José Henriques. O “remédio” não surtiu efeito e técnicos da DGRF deslocaram-se uma segunda vez ao Olival. “Foi-nos dito que não havia solução”, conta o autarca, admitindo que entretanto a espécie, mesmo às portas da Junta, vai ser substituída por outra.
ed. 3601, 24 de Março de 2006

Via Região de Leiria.

2 Comentários

tudo,não! quase tudo.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38