Cenas de uma sessão ordinária da Assembleia Municipal

| 20 Comentários
Aconteceu hoje mais uma sessão ordinária da Assembleia Municipal de Ourém. Com início marcado para as 18.00, começou já depois das 18.15, com a presidente da mesa a saudar toda a gente, excepto o público presente. Quanto ao resto, o costume. O ping pong entre o presidente da Câmara Municipal e a oposição, designadamente António Gameiro. O presidente da Câmara Municipal a mandar bitaites. O presidente da Câmara Municipal a falar ao telemóvel enquanto um deputado municipal estava a intervir. O presidente da Câmara Municipal a explicar por que é que os autocarros municipais não podem servir todas as associações, porque também há por cá associações de petanca e tal - com jeito ainda se há-de arranjar um clube oureense para participar nas competições de curling e reforçar o argumento de David Catarino. O presidente da Câmara Municipal a dizer que com o parque linear acontece o mesmo que acontece com os automóveis após os primeiros cinco mil quilómetros: vão a uma sessão de manutenção para reapertar rodas e parafusos. A metáfora é bonita, mas pouco apropriada, porque, enquanto os automóveis vão à terapêutica mecânica ao abrigo da garantia, a revisão anunciada para o parque linear é para corrigir erros ou falhas de concepção ou construção e, por isso, vai ter que ser paga, p.a.g.a. Nota ainda para a indignação generalizada por o Plano Estratégico Nacional do Turismo não contemplar o fenómeno de Fátima - de facto, aquilo é sobretudo turismo. Outra nota para mencionar a intervenção de Ângela Marques, que derrapou desnecessariamente para a demagogia. E nota ainda para referir que a intervenção de Carina Oliveira não teve a refinação gongórica de uma outra anterior, acontecida em Novembro último e que os anais da memória seguramente guardam. Uma nota final para registar o facto de o espaço reservado ao público ter tendência a transformar-se numa espécie de esplanada, onde alguns se dedicam ao falatório, quando há outros ali a tentar ouvir o que é dito lá em baixo, no fosso, onde está a decorrer o raio da sessão da Assembleia Municipal. Quase que me dignava a dizer que o caso configura falta de respeito. Mas isso era dar relevância demasiada ao caso. Afinal, nada do que por ali aconteceu é assim tão importante. Porque aconteceu o que tinha que acontecer, como tinha que acontecer. A sessão terminou às 20.15, com a promessa da presidente da mesa ir relatar aos restantes membros da Assembleia Municipal o resultado da excursão que ela e o presidente da Câmara Municipal fizeram ao exterior, a propósito de um encontro sobre cidades ou não sei bem o quê.

20 Comentários

Tristemente hilariante.
As arenas de debate político, fruto de combinações de balneários, de árbitros comprados ou de superioridade numérica, transformam-se em lutas de garotos, em que o maior já sabe que vai ganhar ao mais pequeno, por mais que ele esperneie.
E o público da assembleia, esse embaraça. Porque esse pensa antes de votar e no que diz quando tem algo a dizer. Não é como o que vota exclusivamente na cor, atacado por um abcesso amnésico, bem no meio do cérebro. O desrespeito por ele é igual ao respeito que têm pela opinião colectiva.
Tristemente hilariante, tristemente previsível.

Afinal para quê quiseram os nossos votos ?
Mais 4 anos de atraso à espreita ?
Porquê a cidade e os Oureenses merecem isto ?
O pessoal tem que abrir os olhos, mas têm que esperar mais uns aninhos !!!

Ó meus caros amigos,
tudo o que vos leio está cheio de razão (e de razões) mas, à excepção do sf, quem é que foi à Assembleia Municipal?
Como podemos exigir o respeito a que temos direito se não nos damos ao respeito, isto é, se clamamos por direitos que não exigimos no lugar próprio mas que reclamamos em desabafos e resmungos algures "postados"?

Caros amigos "postadores" e ñ só;

1º - Drº Sérgio Ribeiro - por kem tenho mta estima e consideração, embora ñ vista a mesma camisola - ñ é necessário irmos todos às Assembleias Municipais para sabermos o k lá se passa. O dito respeito pode, e deve, ser exigido, mesmo k ñ se esteja presente. O seu comentário está cheio de razão e eu percebi a sua ideia - a de irmos todos (se calhar ñ cabemos) às Assembleias Municipais. Mas irmos para sermos desrespeitados, e estarmos nakilo a que o sf chama de quase uma “…espécie de esplanada…”, vale mais ir beber um café a um café com uma BOA esplanada... haja dó. Não estou a dizer que estou aki sentado à espera que as coisas mudem sozinhas ou que desisto de lutar, mas... falar para as paredes, ñ me parece a melhor opção!

2º - Em relação à descrição da AM, feita pelo sf, axo simplesmente vergonhoso o k se passa nesse local inóspito, k baptizaram de Assembleia Municipal. Como diz a Mónica, tudo é "...tristemente previsível", direi mesmo mais, tristemente autoritário, totalitário, ditatorial, antidemocrático, etc etc. O simples facto de um sr. com imensas responsabilidades nos nosso destinos estar ao telemóvel quando alguém de oposição expõe os seus pontos de vista é no mínimo "...falta de respeito". Enfim, é o que temos, e teremos de aturar durante os próximos anos.

E por aqui me fico para não faltar ao respeito a ninguém.

Boa fds para todos.

uma coriosidade, se alguém souber...
quando os funcionários da câmara que também têm assento na assembleia lá vão, a câmara descontalhes a tarde de ordenado? ou recebem a senha de presença e o vencimento? bem, se calhar até é isso que diz a lei...

Meus Caros, e em particular quem se designa por Toyote (a quem agradeço as palavras simpáticas... mas porque será que quem diz ter por mim consideração e estima, tem de acrescentar que não veste a mesma camisola que eu?... eu nunca sinto essa necessidade porque acho que a consideração e estima é - deve ser! - indiferente à cor das camisolas que se vestem),
A AM será isso tudo... mas é porque todos deixamos que assim seja. Se o sf estivesse acompanhado na sua insólita presença, e houvesse intervenção do público quando para tal tem direito - direito duramente conquistado e pouco ou nada utilizado - decerto a bancada do público seria olhada doutra maneira, com respeito, porque quem lá estava, e interviesse, impunha esse respeito.
A democracia, tal como a entendo e por ela lutei e luto, não é escolher (ou não) quem nos represente e, deixando-os andar, ficar, distanciadamente, a "dar opiniões" e a "mandar palpites".
Por aqui me fico.

Lições sobre presença na assembleia pelo deputado eleito que "renunciou", dispenso. Mas obrigado.

Meu Caro Toyote (2?),
Esclareça-me lá, por favor:
lições?, deputado que renunciou?... Isso é comigo?
Lições não as pretendo dar a ninguém... a não ser nas aulas! Mas tenho o direito (de que nunca abdiquei, nem abdicarei) de pensar e de dizer o que penso.
Se a renúmcia de que fala é a minha do Parlamento Europeu, apenas lhe digo que o meu "regresso", de antemão claramente colocado como temporário, foi o maior sacrifício cívico que voluntariamente fiz, e com a única intenção de servir quem me propus representar e de quem recebi os votos para cumprir temporariamente o mandato. Quanto à Assembleia Municipal, lá estou. E garanto-lhe (a si, Toyote, e a mais quem leia) que não é nem cómodo nem fácil...
Saudações, meu caro Toyote

lá está? mas está onde?
pelo que tenho lido quem de facto lá está é o luís vieira.
e a renúncia, entre aspas, pode referir-se a pedido de suspensão. ou a outro preciosismo regimentar que permite dar a cara ao cartaz e o corpo a outro manifesto.

Tania,
estive apenas uma vez na Assembleia Municipal em substituição do Sérgio para ele poder gozar umas merecidas férias.
Nem isso deve ser considerado renúncia ou afastamento da parte dele, pois teve o cuidado de me pôr a par de tudo, entregar a documentação relevante e deixar algumas dicas sobre a intervenção.
É verdade que o que eu lá disse foi inteiramente da minha responsabilidade e se a classificação de discurso arruaceiro, proveniente do presidente David, for justa, ela só me cabe a mim (o pobre presidente não percebeu que eu não tinha noção de a minha voz chegar a todos e estava a gritar para isso...). No entanto, as intervenções são património da CDU.
Não percebo esta estranheza por uma certa rotação nos eleitos de uma organização. É verdade que foi o Sérgio o eleito, mas, se atentarem na AR, o BE também dá algum traquejo às suas pessoas nos mesmos moldes. Os outros não precisarão, são tantos...
Quanto à AM, eu não fiquei com uma opinião tão negativa relativamente ao comportamento dos deputados, é com base nela que em Ourém se pode praticar a democracia.
Aliás, creio que alguma crítica do SF se dirigia mais a alguns presentes que pareciam estar em esplanada a impedir os interessados de ouvir as intervenções...

Julgo que faria pouca diferença se houvesse intervenção do público nas AM. Aliás seria bonito alguém do público intervir, enquanto as pessoas interpeladas (hipótese) atendiam o telefone...

Podemos clamar por direitos não apenas “no lugar próprio” mas sim em qualquer lugar, seja virtual, seja num artigo de jornal, seja numa conversa de café. Longe vão os tempos em que só os poderosos e influentes tinha voz através dos media. Hoje qualquer simples cidadão pode ter voz activa através do ciberespaço.

Sempre me bati, e - espero! - continuarei a bater-me por uma democracia em que os eleitos, enquanto representantes, prestem contas aos representados do que fazem do mandato a que se candidataram. E sempre me bati e, espero!, continuarei a bater-me por uma democracia em que os cidadãos participem, não só escolhendo os seus representantes mas, sobretudo, intervindo junto dos eleitos e nas instâncias onde se tomam decisões.
O que este comentário de sf trouxe vem arejar o meio...
Mas, meus amigos, por favor, informem-se antes de dizer a primeira coisa que vos vem à cabeça, aliás cheia de preconceitos e suspeitas, reflictam antes de passar às teclas impressões e palpitações.
Discutir em ambiente fechado, tascas, cafés (mesmo cibercafés), é uma conquista da democracia, mas esta de pouco vale se não se leva a discussão aos locais onde as discussões são eficazes do ponto de vista de decisão e esta se deixa entregue aos que eleitos foram. E só não é respeitado quem não tem força (porque está sózinho ou mal acompanhado), e/ou não sabe fazer-se respeitar.
Quanto aos mandatos e rotação de eleitos, um pequeno esclarecimento: na AR e nas AM, há a figura da suspensão do mandato, que pode ser retomado após substituição, pelo que é possível a rotação de eleitos, no PE tal não é possível.
Saudações democráticas

Caros amigos em principal o Dr. Sérgio Ribeiro.

Dois esclarecimentos:

1º- A pessoa k se designa como Toyote2(?), ñ é a mesma pessoa que o Toyote. São as (des)vantagens do mundo virtual. O kestão a k ele se refere é-me obscura ou estranha, como keira.

2º- O meu comentário, ñ é, nem foi, de maneira nenhuma contra a sua posição em relação à presença da comunidade, em geral, nas AM's. Aliás eu digo algures no "post" que concordo consigo.

PS1: A questão das cores da camisola, ñ implica a falta de simpatia, respeito e reconhecimento por determinada pessoa, e pelo seu percuros de vida, mesmo que ñ concordemos com ela em determinados assuntos. Uma coisa são as pessoas, outra coisa são as opiniões, e essas, normalmente, diferem. Cada cabeça sua sentença.

PS2: Concordo em absoluto com o pf, quando diz “Podemos clamar por direitos não apenas “no lugar próprio” mas sim em qualquer lugar, seja virtual, seja num artigo de jornal, seja numa conversa de café”. Embora, como se subentende no “post” do Dr. Sérgio Ribeiro, é mais fácil se formos em número superior. Concordo plenamente, afinal de contas “Unidos fazemos a força.” Já agora e para que ñ hajam questões do género: Quantas vezes foi a um AM? A resposta é 0.

Espero k tenha esclarecido os meus pontos de vista (opiniões).

Meu caro Toyote,
obrigado pelo seu esclarecimento... sobretudo no que se refere a identidades que os pseudónimos e anonimatos escondem e confundem.
Estamos, ao que me parece, de acordo. E fico satisfeito por o estarmos, embora não deixasse de o ficar se o não estivéssemos mas a discussão fosse de boa fé de parte a parte.
Quanto àquela coisa das camisolas é a minha reacção à necessidade que sinto as pessoas terem de dizer que não são da minha côr. Necessidade que não sentem quando a côr é outra.
Francamente, meu caro Toyote, suponhamos que você é laranja: ao rebater ou ao concordar com uma posição do, por exemplo, Zé Manel Alho tem necessidade de deixar claro que não é côr de rosa?, ou, sendo você côr de rosa, sente necessidade, ao rebater ou ao concordar com uma posição de David Catarino, de afirmar que não é côr de laranja?, porquê essa necessidade - não só sua - de se dizer, quando concordam comigo, que não são da côr vermelha (t'arrenego!)?
Pense nisto.

Caro Dr. Sérgio Ribeiro

Em relação à questão das camisolas, devo assumir que sou Laranja, desde à muito, mas os Laranjas da minha (nossa) Querida Terra.... Nem vê-los!

O facto de dizer k ñ sou da sua cor (política, entenda-se) ñ foi com nenhuma intenção, foi apenas uma força do hábito, que desde já, prometo, k irei passar a ter mais cuidado.

Concordo com muitas posições Rosas, Vermelhas e até Azuis, mas no essencial sou Laranja. Enfim, mas isso seria uma conversa para outra altura e em outro, kem sabe "post". Afinal de contas o k estamos aqui a discutir (observar e comentar) foi o k se passou (passa, passará, mas espero k um dia deixe de passar) na última AM!

Espero k ñ tenha fica sentido comigo por causas das cores!

Daki a pouco estávamos a discutir Futebol e/ou até Automobilismo (ai sim sou Vermelho!)

Saudações cordiais e venha o próximo “post”.

Dava uma excelente cena de filme cómico! :-))

Resposta directa e pessoal a Toyote:
Sentido consigo? De modo nenhum. Pelo contrário… apesar de ter sido conhecido como “leão de Ourém” e de não me ter curado totalmente do sportinguismo. Mas sempre tive amigos e fui capaz de discutir (até futebol) com benfiquistas… desde que não facciosos (se é que os há… ah!ah!ah!)
Saudações

Facciosos?!!!
Eu que nem os trago para o blog?
Sérgio Ribeiro, o que te faz falar é a raiva de não teres tido, nem poderes ter a curtissimo prazo, a brilhante vitória de ontem...
Efectivamente, o país é vermelho!

Pronto... agora é que vai ser o fim... isto já está no futebol... ai... medo!
Fiquem lá com a liga dos campeões que o campeonato é para quem sabe... ai... o que eu fui dizer! hehe

Boa Noite !

Mas esta gente ainda andam à batatada!!!
Palavra atrás de frase e etc...
Vamos lá e fazer mais pela cidade e falar menos !
Os telemóveis em reunião são para estarem desligados e mais nada !!!
Haja respeito pela reunião de trabalho !

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38