um projecto grandioso

| 4 Comentários | No TrackBacks

Pensa o Sr. Presidente da Câmara em promovê‑lo, segundo no‑lo afirmou, centralizando num edifício único e majestoso, todas as repartições públicas concelhias e comarcas. Para isso e segundo o anteprojecto presentemente em elaboração na Repartição dos Serviços Técnicos de Engenharia, que tivemos ocasião de apreciar e admirar, será aproveitado o actual edifício dos Paços do Concelho, cuja elegância e nobreza de linhas, mesmo nas actuais proporções, se impõe, e levantar‑se‑á outra construção igual, ligada àquela por um corpo central, no mesmo estilo, de modo a que o portão principal fique no topo do eixo do prolongamento da rua Alexandre Herculano.

Será neste corpo central, onde ficará situada a entrada nobre do edifício, que se localizará a sala das sessões de muito maior amplitude do que a actual. Uma escadaria monumental de belo traçado, toda de cantaria inclusive a balaustrada, dará acesso a essa sala. Na parede ao fundo da escadaria e para iluminação desta, será colocado um vitral tendo desenhadas e heraldicamente coloridas as armas do concelho.

O edifício que se estenderá assim, desde a Escola Conde Ferreira até muito próximo da Cadeia, medirá cerca de 80 metros. O corpo central, no mesmo estilo da construção existente mas a destacar‑se encimado por um frontão brasonado de maiores proporções do que os dos corpos laterais, terá de comprimento cerca de 12 metros.

No imponente edifício ficarão acomodados com largueza, decência e comodidade para o público e funcionários, não só os serviços municipais e judiciais, como ainda a Secção de Finanças, Tesouraria da Fazenda Pública, Conservatórias do Registo Civil e Predial, Posto da G. N. R., etc.

O largo fronteiro será possivelmente todo ajardinado de harmonia com o plano geral da obra.

O edifício da cadeia, uma vez livre do Posto da G.N.R., poderá melhorar as suas deficientes instalações.

A realização desta obra – perfeitamente exequível segundo o plano traçado de ser financiada com a comparticipação do Estado e com a obtenção dum empréstimo, pelo que apenas acarretará para o Município o encargo, durante alguns anos, de umas dezenas de contos – é um incontestável melhoramente que dignificará o concelho e principalmente a sua sede, melhoramento que aliado a um outro já definitivamente encaminhado – o abastecimento de águas –, marcará uma época de rasgado engrandecimento local.

Oxalá, portanto, que em breve vejamos o inicio das obras de ampliação dos Paços Municipais que serão depois de concluídos dos mais grandiosos de Portugal

No “Noticias de Ourém” a 06/09/1942.

(via ourém outrora)

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/918

4 Comentários

Parece que já estou a ver: Ourém capital de distrito!

quase sessenta anos... como são antigos alguns dos novos horizontes..

Não só o artigo é piroso e lambe-botas, como o projecto é de uma fantástica megalomania... A não ser o pessoal da nossa região, há poucas pessoas pelo país fora que sabem localizar Ourém. Não fico orgulhosa pelo "grande projecto", mas sim, envergonhada... :-(

OURÉM É EM GRANDE!

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38