Jornais, Blogs & as Fontes

| 7 Comentários


Folheio o Jornal Notícias de Ourém (NO), edição de 28 de Outubro de 2005, página 6, vejo a fotografia do Sérgio Poupado e a notícia relativa à sua nomeação para Treinador do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal. É positivo o facto de o NO dar destaque a uma notícia dada aqui no Castelo em 18 de Outubro deste mês (link). Já não é a primeira vez que vejo notícias publicadas no NO que são baseadas na escrita e trabalho (amador) que se vai fazendo por estas bandas. Agora, não é de todo aceitável que não haja uma referência (uma só sequer) a este blog como fonte da notícia, e também ao blog pessoal do Sérgio Poupado. Até a fotografia foi puramente retirada, cortada no que não interessava e o jornalista nem sequer teve trabalho em fazer mais investigação, bastou seguir os links para o site da Confederação do Desporto de Portugal. Aos jornalistas do NO (entre outros, também) que nos visitam diáriamente, podem copiar sem problemas o que aqui é publicado, mas pelo menos tenham a decência de referir a fonte. Pelo menos, por uma questão de ética profissional de jornalismo. Ou isso, ou o continuar do jornalismo de recados.

7 Comentários

Por acaso tens razão Fred,também reparei nisso.
Acho que os jornalistas quando fazem uma reportagem deviam sempre referir a fonte,pelo menos quando a fonte se trata de um site,um blog,etc...
Um abraço.

Esse era um facto que há já algum tempo me tinha chegado aos ouvidos. As pessoas já haviam desconfiado de tais práticas, mas com a (certíssima) denúncia aqui, mais virão a saber. Creio que o N.O. só perderá credibilidade com tais actos. É vergonhoso e um autêntico tiro no pé. Para além do mais, é concerteza desmotivante para quem aqui faz (e muitíssimo bem) as notícias. Pode ser que este post ajude a modificar qualquer coisa...

Na minha terra, os copiões eram chamados pelos nomes. O que estes senhores do Notícias de Ourém andam a fazer com as notícias deste blog é no mínimo VERGONHOSO. Que sirva de lição que a malta aqui, pelo menos não anda a dormir ao contrário de certos «profissionais».

A omissão da fonte será puro desleixo jornalístico, ou pelo facto d'O Castelo ser considerado personna non gratta pelos poderes instituídos do concelho, nos quais se inclui o Notícias de Ourém?

Esses gajos são muito espertos, só copiam o que lhes interessa!!! Dahhh, quem é que paga por aquilo?

e ser fonte de notícia não é motivo de orgulho?

E para quando o "O Castelo" em papel?
O resultado da sondagem é muito animador! Antes de existir já É o melhor!!!!!!
:)))))

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38