mudar para quê?

| 7 Comentários | No TrackBacks

tenho lido com alguma frequência nos blogs oureenses um comentário do pipas sempre que alguém fala na necessidade de mudança em ourém. basicamente, o pipas diz que são todos iguais e por isso não vale a pena mudar. eis algumas considerações sobre este raciocínio.

  • o pipas não diz por que é que são todos iguais. limita-se a dizer que o são, como se fosse uma verdade evidente que não necessita de demonstração.
  • tomando a afirmação do pipas como verdadeira, qual é então o medo de mudar? se são iguais, farão a mesma coisa, não?
  • assumindo que são iguais e que farão a mesma coisa, não será bom mudar nem que seja para animar o ambiente político oureense e passar a ver outras caras no notícias do psd da câmara de ourém?
  • ao fim de 30 anos ainda há localidades no concelho sem saneamento básico. o pipas não acha que isto é motivo mais que suficiente para mudar?
  • levando este raciocínio ao seu termo, as eleições são completamente desnecessárias, uma vez que sendo todos iguais não vale a pena mudar, do que resulta que o acto eleitoral passa a representar apenas um custo (grande) para o contribuinte e uma chatice que no fundo não dá em nada.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/883

7 Comentários

estou com o Pedro. por várias razões.

primeiro. eles não são eles, diferentes de nós. esse modo de demarcação, muito frequente, é um modo implícito de admitir que o jogo é jogado apenas por eles e que os outros são meros espectadores, objectos, vítimas da política.

segundo. eles não são todos iguais. é um facto que o exercício do poder é condicionado objectivamente por um conjunto de factores que tende a apertar a política, não lhe dando latitude larga. ainda assim, há diferenças significativas entre as candidaturas, sejam de estilo, sejam de substância. e, apesar do aperto referido, é possível fazer muito diferente do que faz David Catarino e sus muchachos na câmara municipal. assim como é possível dignificar a assembleia municipal, fazendo com que funcione efectivamente como órgão de controlo de acção do executivo municipal e não como um órgão subordinado e colonizado pelo presidente da câmara municipal.

terceiro. em ourém, mudar porquê? porque, ao contrário do que tantas vezes se admite, é possível fazer melhor, muito melhor, e de forma mais participada e responsabilizada.

quarto. mesmo admitindo que eles são todos iguais - o que não é verdade -, há uma hipótese alternativa à demissão cívica: a entrada em campo daqueles que julgam que eles são todos iguais, de modo a afirmar a diferença, de modo a romper com o universo de similitude.

quinto. a oportunidade de mudança política não se resume aos momentos eleitorais. havendo vontade de fazer diferente do que eles fazem, existem e estão disponíveis vários mecanismos de afirmação e participação política, que, se utilizados, podem operar como dispositivos de responsabilização deles, putativamente inimputáveis.

sexto. merece ser lido um artigo a que não vi quem quer que fosse a dar destaque: João Freire, “mudança ou continuidade?”, in notícias de ourém, 16.setembro.2005, p. 13).

eu gostava de ler, mas aparentemente so' sa~o colocadas online algumas noti'cias e na~o todo o jornal.

Eu tou aqui para dizer apenas que sou a favor da mudança mas que ela seja para melhor.Se for para ser igual ou pior deixem as coisas estar como estão.Quando digo que são todos iguais refiro-me á politica e aos politicos e doa a quem doer basta olhar para o nosso país.
Agora mudar só porque alguns estão fartos das mesmas caras?Isso é ridiculo...
Mudar para que?Quem é que voces que estão tão revoltados com a Camara PSD e com o David Catarino lá metiam no lugar dele?
Com todo o respeito que tenho pelo sr.José Alho que á uma excelente pessoa,não tem perfil,nem uma equipa á altura para assumir a presidencia da Camara Municipal e muito menos o candidato da CDU e a candidata do PP.
Sejamos sérios e metam os pés na terra,acordem para a realidade e se querem mudar as coisas em Ourém e no concelho ao menos que apareçam candidatos á altura do Catarino.
Com todos os defeitos ele tem feito obras.Eu pessoalmente nem concordo com algumas delas,como foi o caso do Estádio Municipal,o caso do Campo de Golfe,o fim dos jardins verdes junto á Belle Époque e Igreja e ter feito parques de pedra apenas.
Agora a guerra do Intermarché,se o Alho ganhar já se pode construir no local onde agora não se pode.E porquê?Porque as quercus já não implica,porque o Alho é ambientalista.
O perigo de cheias naquela zona está na cabeça de quem não quer ver Ourém evoluir e só quer arranjar problemas.Podem-me dizer que isso é politica,tudo bem.
O pessoal do PS,PP e CDU não queirem mudar para melhor mas sim para pior.
Um abraço.

pipas escreveu:

Com todo o respeito que tenho pelo sr.José Alho que á uma excelente pessoa,não tem perfil,nem uma equipa á altura para assumir a presidencia da Camara Municipal e muito menos o candidato da CDU e a candidata do PP.

mais uma vez apresenta uma verdade consumada, na~o explicando porque^. temos que acreditar nele, pq tem a verdade do seu lado (e possivelmente um ou outro santinho).

de resto, a julgar pela maneira desperada como esta' a comentar tudo e mais alguma coisa (entradas com semanas), fazendo copy&paste do mesmo comenta'rio, parece-me um bocado preocupado.

vai ver que na~o doi nada. e depois, se o psd perder em oure'm, pode sempre mudar-se para lisboa.

Este Pipas é uma besta que nem portuguÊs sabe escrever e já faz considerações negativas sobre os candidatos.
Como é que ele pode dizer que o candidato do PS, do PP ou da CDU não estão à altura de gerir uma cidade? Que competÊncia tem para dizer isso?
Já viram o blog dele? É ordinarice da pior espécie...
É óbvio que não vale a pena o pessoal chatear-se para criar uma lista para gerir uma cidade perante alimárias deste género.

Preocupado eu?Porque?Caro Pfig tu não me conheces,não fiques triste com isso.
Quanto ao Canecas,está revoltado e coitadinho de ti,tou com tanta pena.
Sou uma besta e sou tudo o que tu quiseres.
Escrevo o que quiser e digo o que eu quiser,se isso te incomoda não leias.
Quanto ao não saber escrever português,tou a ver que és mais um inteligente com pinta e formação como muitos que aqui andam.Azar o teu nem todos são como tu e ainda bem,mas eu vou tentar melhorar o meu português.
Quanto ao meu blog é só ordinarices como tu dizes,o que faz de mim uma besta e um ordinário.
Mas tanto é ordinário aquele que escreve como aquele que lê,logo tu também és um ordinário.
Para finalizar aconselho-te a não visitares mais o meu blog porque mais ordinarices irão lá aparecer.
Já agoras Canecas,qual é o teu blog????
Gostava de lá ir visitar e ficar mais culto e sabedor.

Com a Cãmara dirigida pelas mesmas ideias, são mais 4 anos na estagnação, só falta metero "verniz". Isto quer dizer uma terra que não cresce.
Seria muito bem feito se estivesse enganado.
Deixo os meus votos sinceros para que Ourém saia da hibernação que tem vivido, que agora renasce a atitude de vencer no crescimento.
Porra, trabalhem !!!
Nós queremos Ourém no MAPA. Que o país reconheça o desempenho dum Concelho, duma cidade.
Viva Ourém e o seu concelho !

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38