O Intermarché e os pormenores

| 2 Comentários

As coisas são o que são. E nesta polémica do Intermarché que já nos brindou com o primeiro ano de aniversário parece que tudo não passou de um erro infeliz, certamente, ou melhor, um lapso, daqueles que ninguém está livre de cometer e como comprova o ditado, errar é humano. Esta novidade (que não é tão novidade assim, porque foi referida numa notícia despercebida, publicada no Notícias de Fátima lá para Agosto) foi oportunamente divulgada na última edição do Notícias de Ourém, com direito a capa e tudo e que nos informa da desistência de suspender o PDM e que a última Assembleia Municipal aprovou,isso sim, a alteração simplificada do mesmo. Tudo porque houve apenas um erro de classificação numa zona que é urbana e onde estava (incorrectamente) identificada como pertencente à RAN (Reserva Agrícola Nacional). E pronto, era isso que estava a impossibilitar a construção do novo Inter, ficamos todos aliviados e finalmente já se vê uma resolução para toda esta polémica. Mas, não faltará aqui qualquer coisa? Digamos que, fiquei confuso com esta informação e resolvi consultar os arquivos. É que não vi em nenhuma parte da notícia uma alusão (uma, sequer) à REN (Reserva Ecológica Nacional). É que a área de construção também esbarra em plena REN e numa área considerável. Vejamos:

Ou seja, o erro de classificação em RAN liberta a área para a construção na parte superior direita, mas esbarra novamente na metade de baixo pela classificação em REN. Esta representação gráfica que o PS elaborou, comprova o mesmo:

Mas infelizmente não encontrei estas imagens publicadas no Notícias de Ourém, com vista a esclarecer melhor o cidadão oureense. Concerteza que foi por falta de espaço ou falta de tempo. Também não deve ter havido tempo para perguntar à Quercus qual era a sua posição sobre o assunto, uma vez que foi esta Associação que provocou todo este processo. Vi a imagem do projecto de construção do Intermarché mas fiquei com a dúvida se o projecto foi revisto com base nas novas delimitações do erro da RAN ou se já está feito também a considerar a REN. Tenho aqui outra parecida, feita por um géografo, um cartografia da Corredoura, com implantação do edifício a construir, proposto para aprovação, sob a planta de ordenamento do PDM de Ourém. O formato original foi georeferenciado e sobreposto num SIG (Arcview):

Ao clickarmos na imagem obtemos uma versão ampliada onde podemos ver o projecto de construção e o que está a amarelo é classificado como REN, devido à ameaça das cheias, junto à Ribeira de Seiça.

É por isso que neste assunto, sempre senti imensas dificuldades em perceber o que se está realmente a passar com este PDM e infelizmente, em vez de servir de instrumento de ordenação sustentada de todo um território, faz precisamente o contrário, é fruto das mais variadas posições, opiniões e erros de interpretação que sinceramente, não se percebe o porquê. Que solução para isto? E situações iguais no resto do concelho?

2 Comentários

a opacidade deste caso é sintomática. isso e o vai e volta, à malabarista, das posições dos eleitos do psd. tudo, claro, em nome do interesse público. dizem eles.

Excelente trabalho, Fred. Obrigado por mais este serviço público. Li-o rapidamente, e reservo-me para mais cuidada leitura e comentário para depois de 9 de Outubro.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38