Ourém arde por todo o lado

| 9 Comentários | No TrackBacks

Neste preciso momento lavram vários incêndios, por quase todo o concelho de Ourém (TSF), sobretudo em Espite, Caxarias, Urqueira, Cavadinha, Olival, Resouro, entre outros. Arderam várias casas, sobretudo por Caxarias, pessoas que ficaram desalojadas. Tenho família que conseguiu salvar casas mas à volta o cenário era dantesco. Foi por um triz. Vi várias imagens em directo na SIC Notícias e o repórter de serviço relatou que Caxarias ficou cercada pelo fogo. Contou-se pelo menos 12 casas que arderam naquela zona. A meio da tarde, todo o céu estava negro, um autêntico inferno. Em Pinhais Novos, Espite, arderam 7 casas e uma pessoa ficou gravemente ferida (SICN). Como sempre, suspeita-se de fogo posto. Neste momento, convém lembrar a árdua tarefa dos bombeiros, que sem meios (como sempre), ainda conseguem salvar pessoas e bens. Convém lembrar e respeitar o bombeiro, e no nosso caso, os Bombeiros Voluntários de Ourém, Fátima, Caxarias e outras corporações.

Adenda: leituras recomendadas sobre os incêndios em Portugal.

Update: No distrito de Santarém, em Resouro, concelho de Ourém, 136 bombeiros e 38 viaturas estão a tentar circunscrever um incêndio. No mesmo concelho, na localidade de Olival, também no concelho de Ourém, são 84 os bombeiros e 25 os veículos a operar. Via Público.

Update 2: A JS Ourém consegue angariar 200 litros de leite e 200 litros de água para os numerosos bombeiros que combatem incêndios pelo concelho.

Se tiver notícias, informações e fotografias sobre os incêndios no concelho, pode utilizar a nossa caixa de correio habitual para que aqui sejam publicados.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/793

9 Comentários

o castelo como serviço público.
Excelente post.
Parabéns, Fred. Embora lamente, e muito, os motivos...

Por razões éticas, não me permito comentar os critérios que levaram o autor a citar órgãos de informação, que percebem tanto do que escrevem como eu de um lagar de azeite. Em nome da verdade e se é isso que estará em causa (será que é?), recomendo-lhe que cite quem sabe do que fala e o faz NOTICIOSAMENTE!!!

Em Espite apareceram várias cartas anónimas dizendo que aquela localidade teria que arder toda este ano!... é no mínimo, assustador, pensar que alguém possa desejar tal cenário?
Estará este nosso mundo perdido?

Bem, Caro Bruxo, se acha que as notícias aqui citadas da SIC, TSF e Público não correspondem à verdade, queira fazer o favor de nos enviar ou referir um artigo que diga a verdade ou até sugiro que o caríssimo faça um artigo onde nos conte realmente o que se passou. Tem aqui os comentários para usar da palavra e o nosso e-mail de contacto é este: [email protected]. No entanto, se nos enviar um artigo, este não será publicado se usar do anonimato.

Caro Bruxo Local queira elucidar-nos... Surpreenda-nos!

Não será, por mero acaso, o Bruxo Local alguém ligado a quem enviou as referidas cartas?... ou alguém ligado ao "aparelho concelhio"?...
Que as tais fontes (TSF, SICN e Público) me possam causar desconfianças do foro político-ideológico é um facto, mesmo sendo do mais credível que se faz neste país; se há informações que estão incorrectas é porque as notícias são publicadas na hora da tragédia; se há informações geográficas incorrectas (do tipo: "Alvaiázere, freguesia do concelho de Leiria" (sic)produzida por um canal de televisão (não me lembro qual) num noticiário da hora de almoço), paciência, as universidades esqueceram-se de dar aulas de geografia e cultura geral aos jornalistas.

Só mais uma questão: o 'Notícias de Ourém', o 'Notícias de Fátima', o 'Ourém e o seu Concelho', a 'ABC Rádio', ou o (infelizmente, por ser incómodo, comprado por um grande grupo económico e "extinto") 'Imparcial', teriam notícias actualizadas em-linha?
Ou seria o pasquim municipal 'Viver Ourém' que disponibilizava essas informações?
Ou ainda, seriam os jornais religiosos como a 'Voz de Fátima' ou a 'Voz da Freixianda' que tinham essas notícias na hora?

Sinceramente, acho que a actualização do Fred é verdadeiro serviço público, porque morando fora de Ourém (vá lá saber-se porquê?) vindo do trabalho ouço, ao descer do comboio, pela voz mecânica das estações: "srs. passageiros não podemos prever a hora de chegada dos comboios provenientes de... (não interessa de onde) devido à interrupção da linha do norte entre Albergaria dos Doze e Caxarias devido a incêndio." - pouco tempo depois tinha essa informação condensada no Castelo. Se esperasse pelo 'Notícias de Ourém', ou qualquer outro dos citados, ainda hoje não sabia o que se passava...

Gostaria de informar algumas populações do nosso Concelho, o que é ser Bombeiro Voluntário.
1º- Gostar de ajudar o próximo sem nada receber em troca, a não ser uma palavra de agradecimento pelo nosso esforço e dedicação palavras essas que nos deixam muito satisfeitos.
2º- Dedicar muitas horas de trabalho formação pervenções etc... e abdicar nestas horas da família.
3º- Ter espirito de entre ajuda, sacrificio, camaradagem, companheirismo, frieza, controlar emoções nis momentos de maior tensão. Pois não pensem que não somos homens como os outros, nós temos Família amigos etc... mas temos um lema a defender lema esse que nos dá força Vida Por Vida, aqui está a "grande" pequena difrença dos outros homens.
Temos regras internas que somos obrigados a respeitar passo a citar.
Efectuar 1 serviço de 4 em 4 semanas ao sábado ou Domingo de 12h onde nos oferecem o almoço, este serviço serve essencialmente para assegurar a área da saúde pois como todos sabemos os bombeiros não apagam só incêndios.
Ter de dormir 2 noites de 37 em 37 dias das 22h ás 7h este grupo está para uma 1ª intervenção no que for necessário é composto por 6 homens.
Em janeiro começam os exrcícios ao Domingo de manhã para nos mantermos actualizados em relação ás realidades que vamos ou poderemos enfrentar. Depois temos várias horas de cursos certificados sejam eles de saúde,incêndios, telecomunicações etc.. sem nada receber,daqui já se poderá tirar uma pequena ilação dashoras que temos de dedicar a esta nobre causa.
Como vemos ser Bombeiro não é para todos não esquecendo que de Verão existe um Grupo de 1ª Intervenção que recebe a avultada quantia de 2€ por hora, é constituido por 7 homens só estes recebem, mas para isso estão no minimo uma semana sem ir a casa, justificará arriscar a nossa vida para depois sermos enxovalhados mal tratados, gozados e mais grave ameaçados por parte de algumas Populações o que é muito grave, a inscrições abrem em Outubro quem quiser increver-se basta dirigirem-se aos Bombeiros.
É muito triste ver-me exausto!!! Eu e tantos outros camaradas de trabalho de luta luta essa que é muito desigual e quando só se dá protagonismo a alguns sitios deste país, outros são esquecidos como se nada acontece-se de relevante.
É este o Governo que temos que não dá apoio nenhum ao Voluntariado , eu felizmente cheguei hoje a casa já cá não vinha desde Sábado, queimei a face no dia 7 de Julho de 2005 num Incêndio numa Fábrica tive queimaduras de 1º 2º grau o seguro que temos é uma merda a apoios nenhuns da fábrica nem um telefonema a perguntar o nosso estado de saúde sim porque fomos 5 Bombeiros que nos queimamos com uma explosão,estou proibido de ir para incêndios este ano pelos médicos, mas tenho de assegurar o serviço de Saúde pois os Bombeiros não apagam só Incêndios fazem "Tudo um Pouco".
É triste como podem haver populações revoltadas com os Bombeiros e no nosso concelho, quando arriscamos a nossa própria vida para salvar bens e pessoas sem a olhar a meios é óbvio que com este periodo de seca e a escasses de meios não conseguimos estar em todo o lado ou por outra ter 1 carro em cada em casa.
Para as pessoas que tanto criticaram os Bombeiros de Ourém e Caxarias lanço um desafio venham dar o nome aos Bombeiros para colaborarem conosco lembrem-se que não são remunerados tem de ser por Amor á camisola.
Sinto-me Magoado com algumas atitudes que populares tiveram para conosco em vez de nos apoiarem só destroem a nossa vontade de ajudar o próximo.
Não sei até que ponto valerá a pena ser BOMBEIRO deixar os empregos para defender pessoas e bens e depois serem recebidos com 7 pedras na mão.

ok ourem /castello gostei imensso desa um abraco desde Sydney do Antonio Ribeiro Pereira de Cax.s ate sempre,.

OBRIGADO!...
uma palavra taO simples... que pode fazer o rosto de um bOMBEIRO mudar da tristeza que aconteceu para um sorriso... "consegui ajudar aquela pessoa ja valeu a pena o trabalho que fiz".. (fica a pensar o BOMBEIRO) pelo simples OBRIGADO...

Mas nao é por os BOMBEIROS nao poderem estar em todo o lado ao mesmo tempo que se deve dizer que os BOMBEIROS nao fazem nada, e que nao prestao para nada...porque as pessoas que dizem isso ou que pesao assim deveriam fazer o que os BOMBEIROS fazem durante 24horas... que depois de o fazerem tenho a certeza apsuluta que nao voltaria a dizer o mesmo...

OBRIGADO a todos os BOMBEIROS que ajudam a apagar fogos e a ajudar as pessoas que precisam realmente de ajuda!

(",)

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38