Ourém a arder, a opinião de um Bombeiro

| 8 Comentários | No TrackBacks

ourem-bombeiros.jpgincendio-ourem-1.jpg

(Imagens retiradas do Fotografia, Sempre)

No calor dos incêndios, do desespero da população, de quem viu o fogo consumir a sua casa, daqueles que conseguiram melhor sorte, daqueles que tiveram que sair das suas casas e outros que se revoltaram quanto à eficácia no combate aos incêndios e falta de prevenção por parte de quem tinha responsabilidades, também publico aqui a opinião de um bombeiro voluntário, um comentário feito no blog do RicJo (Malibu Cola):

Boas a todos.
Como bombeiro em Ourém quero desde já agredecer ao Ricjo a publicação destas fotos,assim como as suas palavras.
A todos os bombeiros de Ourém e de todas as coorperações que combateram as chamas durante mais de 55 horas sem receber nada em troca a não ser insultos por parte da população e também dos presidentes de junta das localidades afectadas quero apenas destacar que se ardeu o que ardeu não foi por culpa dos bombeiros.
Isto mais que um desabafo,é uma revoltade quem tudo fez para evitar esta tragédia que assolou o concelho de Ourém.
Para se ter uma ideia mais concreta posso dizer que das 18 freguesias que o nosso concelho tem,7 foram atingidas pelas chamas ( Espite,Urqueira,Olival,Casal dos Bernardos,Caxarias,Matas e Cercal.)
As localidades mais afectadas foram Memória,Amieira,Resouro,Casais dos Montes,Obidos,Olival.Arderam cerca de 10 casas e 10 barracões,sendo que 3 dessas casas eram habitadas,todas as outras eram abandonadas.Houve 1 ferido grave com 80% do corpo queimado sendo transportdo pelos os bombeiros de Ourém para o Hosp Leiria.Todas as outras pessoas foram salvas e evaquadas para sitios seguros pelos bombeiros,médicos e enfermeiros do INEM que montaram um hospital de campanha em Espite e deram uma excelente ajuda e pela GNR.
Para quem não sabe o incendio começou no distrito de Leiria,no concelho de Pombal no dia 2 de Agosto,passando por Caranguejeira indo em direcção a Albergaria dos doze,entrando no concelho de Ourém no dia 4 de Agosto ás 19:30.
Tudo foi feito pa evitar a tragédia mas nada foi feito quer pelos populares ( donos de terreno cujo o mato é da alturas das casas em quase todos os locais por onde o fogo passou),quer pelos presidentes de junta que sabiam do perigos que corriam as suas terras e nada fizeram para evitar o inferno que atingiu as suas localidades e passaram o tempo todo a criticar os bombeiros.
A todos os bombeiros de portugal,em especial os de Ourém somos os maiores e uns herois.
Há hora que edito esta mensagem posso dizer que tudo está calmo,mantendo-se no local cerca de 60 bombeiros e 22 viaturas para combater possiveis reancendimentos.
O fim do Verão ainda tá longe.só peço que ajudem os bombeiros e não critiquem,porque também somos humanos e não fazemos milagres.
Um abraço a todos.
Vida por vida.
By Pipas, at 07 Agosto, 2005 19:33

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/795

8 Comentários

Estive na zona de Olivel-Espite a trabalhar com a equipa do telejornal de France 2 sobre os incêndios. Sinceramente, já estive há 2 anos nos incêndios da zona de Castelo Branco e nunca pensava ver tal coisa na minha terra. Fiquei muito triste por ver tantas pessoas prejudicadas, em especial um senhor que perdeu totalmente a oficina, o seu ganha pão. Acho que devíamos fazer algo para ele, chamar à solidariedade local. Apesar de tudo, os nossos BV estão de parabéns. Fizeram um trabalho óptimo.

PS: o D. Catarino esteve em Espite até às 4h00 da madrugada...

Bem Pipas, é uma opinião bastante sentida, mas compreende-se perfeitamente. Quanto ao meu ponto de vista, estou plenamente de acordo contigo. Ainda à coisa de 1 ano atrás, quando estava a construir a minha casa, no terreno mesmo ao meu lado as silvas eram tantas e tão altas que nem se viam as oliveiras. Sem grandes ondas e depois de várias cartas para o proprietário e para a câmara fui obrigado a contactar um advogado para tratar do assunto. O proprietário mandou limpar o terreno (no ultimo dia do prazo dado pelo tribunal) e eu fiquei a "arder" com "Quinze contos", para pagar ao advogado. Neste momento mesmo junto ao fundo do meu terreno existe um terreno (+/- 2000m2) com silvas e carvalhos com + de 20 metros de altura a 60 metros de 5 habitações. Para ficarmos livres de perigo vou têr de ficar a "arder" com mais 75euros e os proprietários ficam impunes? Se alguém quiser dar uma espiada o terreno fica na localidade dos Cristóvãos mesmo junto á antiga fonte. E depois vêm dizer que não temos meios suficientes... Um grande abraço a todos os bombeiros pela coragem e esforço que sempre demonstram!

Oportunismo político? Falta de ética? Nahh, a culpa é sempre dos outros! Notícia impressa no Notícias de Ourém (quem mais?) em Fevereiro deste ano:

A visita foi curta e serviu apenas para garantir a actual direcçao da corporaçao dos bombeiros de Fátima que, caso o PSD seja governo, depois de 20 de Fevereiro, a protecçao civil e os bombeiros continuarao a merecer a melhor atençao dos governantes. Mário Albuquerque, número dois, acompanhado de Arnaldo Santos, o número seis na mesma lista, efectuaram uma visita aos bombeiros voluntários de Fátima num périplo de tres dias dedicado aos bombeiros e protecçao civil do distrito que incluiu visitas a corporaçoes de bombeiros. Solidário “É nosso dever enquanto responsáveis arranjar as melhores condiçoes para dar resposta as populaçoes”, frisa Albuquerque relembrando que já tem obra feita: “Pena termos sido interrompidos no governo”. Do trabalho em prol dos soldados da paz, o governador civil com mandato suspenso, assinala a lei de bases dos bombeiros e protecçao civil que “estava a ser consensualizada”. E “se voltarmos, retomaremos imediatamente esta matéria”, garante. Entre as matérias que considera essenciais, uma delas é o “financiamento dos bombeiros”, que tem de ter garantidos apoios; a outra diz respeito ao estatuto social do bombeiro em que devem ficar salvaguardadas algumas garantias.

http://www.noticiasdeourem.com/noticias_detalhes.asp?offset=0¬icias_id=450

Agora que tudo acabou vai começar a avaliação da tragédia que atingiu o concelho de Ourém.

Cerca de 6 mil hectares de pinhal,eucaliptal e matas arderam.

Muitas casas e barracões foram consumidas pelo fogo.

É preciso ajudar quem precisa e preparar melhor as coisas para que no futuro outra tragédia como esta não se repita.

Um abraço e fiquem bem.

Agora vai começar a primeira fase do negócio dos fogos: a avaliação dos prejuízos. De repente, todos os pinheiros que arderam eram "vendáveis", passíveis de serem utilizados na contrução civil ou na indústria, etc. Claro que com certeza haverá exemplos contrários, de certeza que arderam terrenos que estariam limpos e tratados, e como muitos "apanharam por tabela". Se chegar a haver alguma indeminização pelo sucedido, quem tratou dos seus haveres (terrenos, pinhais, etc) provavelmente irá receber o mesmo do que quem não o fez. Já para não falar do próprio estado, que deve disponibilizar uma verba às autarquias para limparem os seus terrenos. Como exemplo, deixo aqui um que todos conhecem - o pinhal de Leiria (D.Dinis). É frequentemente limpo, e está sob vigilância permanente, tem corta-fogos com cerca de 50 metros de largura, tem acessos, e além disto , tem uma organização na plantação das àrvores de maneira a que estas sejam utilizáveis, ao contrário dos pinhais com 50 pinheiros raquíticos por metro quadrado que tão frequentemente vemos. T

Recomendo a leitura de uma entrevista dada à revista Visão, pelo Arquitecto Ribeiro Telles: A limpeza da floresta é um mito. E destaco o seguinte:

V: A excessiva divisão do território (em meio milhão de proprietários) dificulta as limpezas florestais?

GRT: A limpeza da floresta é um mito.

O que se limpa na floresta, a matéria orgânica? E o que se faz à matéria orgânica, deita-se fora, queima-se? Dantes era com essa matéria que se ia mantendo a agricultura em boas condições e melhorando a qualidade dos solos. E, ao mesmo tempo, era mantida a quantidade suficiente na mata para que houvesse uma maior capacidade de retenção da água. Com a limpeza exaustiva transformámos a mata num espelho e a água corre mais velozmente e menos se retém na mata, portanto mais seco fica o ambiente.

V: Se as matas estivessem bem limpas ardiam na mesma?

GRT: Ardiam na mesma e a capacidade de retenção da água não se dava, passava a haver um sistema torrencial. A limpeza tem que ser entendida como uma operação agrícola. Mas esta floresta monocultural de resinosas e eucaliptos, limpa ou não limpa, não serve para mais nada senão para arder. Aquela floresta vive para não ter gente. Se houvesse lá mais gente aquilo não ardia assim.

V: Defende uma mata com que tipo de madeiras?

GRT: Madeiras para celulose é difícil porque temos agora uma forte concorrência no resto do mundo. Os eucaliptais, para serem mais rentáveis, só poderiam sê-lo no Minho que é onde chove mais de 800 ml ao ano. O eucalipto precisa de muita água e Portugal não pode concorrer com o Brasil e a África em termos de custo. Só se transformarmos o Minho num eucaliptal. Pode-se optar pelas madeiras de qualidade da cultura mediterrânica como todos os carvalhos, o sobreiro, a azinheira e pinhais criteriosamente distribuídos.

ONDE PÁRA O COMANDANTE DOS B.V.FÁTIMA?
Em situaçoes de fogos atras de fogos, em q todos dao o seu melhor, profissionais e voluntários, de semana, de fim de semana; pergunto onde está o comandante?Férias aaaahhhhh sim é verdade as férias.......descansar do " lindo trabalho q tem feito nesta coorporaçao"

VOCES DEVEM TER MUITA CORAGEM PARA INFRENTAR OS INCENDIOS EU GOSTO MUITO DA FOÇA PROFISSAO

BJ E ESPERO POR A OÇA RESPONDA

MANDA ME A RESPOSTA PARA ESTE MAIL [email protected]

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38