Nota ligeira

| 7 Comentários | No TrackBacks

Publiquei aqui um artigo (ver link) onde retirei o comentário que foi feito no blog Malibu Cola (ver link) de um bombeiro dos BVO por considerar pertinente e elucidativo, sobretudo por respeitar os bombeiros e querer partilhar uma opinião e perspectiva realista de quem andou a combater os incêndios. Foram injustamente acusados de muita coisa. Tratei de comentar nesse blog a referência a esse destaque que aqui quis dar. O autor do comentário não gostou que o seu texto tivesse sido aqui re-publicado, passo a citar:

Quero deixar aqui bem claro que este meu comentário sobre aquilo que eu considero uma tragédia que assolou o concelho de Ourém não é uma noticia,mas sim a minha opinião pessoal como bombeiro e como pessoa. O sr Fred que eu não conheço,transformou o meu comentário em noticia sem eu saber,o que desde já acho errado da parte dele. Mas pronto tudo serve para se fazer noticia.

Eu vejo esta reacção de duas perspectivas. A primeira, é a de que o Sr 'Pipas' (não sei o seu nome verdadeiro) é autor e proprietário (digamos assim) do que diz e do que escreve. As palavras são suas, portanto tem todo o direito de fazer o que quiser com elas, incluindo o de proibir a sua leitura noutro blog. Por outro lado, o Sr Pipas ao fazer um comentário num blog, deve saber que este, tal como outras páginas de discussão e opinião que circulam na Internet são de accesso livre, logo locais públicos virtuais. Se não quer que leiam o que escreve em blogs tem três hipóteses, pode não escrever, pode escrever e dizer para não lerem o que escreve ou pode escrever em privado a cada um que queira que leia o que pensa. Faz sentido? A mim não. Se entrar numa praça pública a falar alto e bom som do que pensa e não quer que o oiçam a não ser quem estiver próximo mais vale falar muito baixo, em privado (por e-mail) ou não falar de todo. É que continuando com a analogia, está-me a pedir que tape as orelhas. A questão do tudo serve para fazer notícia também é exagerado. Eu não sou jornalista, nem trabalho numa redacção de um jornal, portanto não tenho nenhum interesse em fazer notícias ou manchetes. O meu único objectivo é a verdade dos factos e dar voz a quem tiver algo para dizer. Lamento que não queira aqui dizer o que pensa, da próxima vez aponto para o blog onde escreveu para que o leiam lá, assim não será notícia aqui. Será notícia lá. Assim está melhor?

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/797

7 Comentários

É assim a vida, os seus desencontros e incompreensões.
Cá por mim, agradeço ao "Pipas" ter feito o testemunho que fez e ao Fred ter-mo dado a conhecer.

O "comentário" acima é um verdadeiro ataque ao castelo. É a prova de que o castelo está a incomodar. É a prova de que é preciso resistir ao cerco.
De resistir tenho/temos experiência! Se for preciso ajuda, contem comigo/connosco.

Trata-se apenas de SPAM. Foi apagado.

Para mim,foi positivo o Fred ter publicado o comentário do Pipas (chamem-lhe o que quiserem...notícia/comentário... o que quiserem)porque tive a oportunidade de o/a ler e fiquei a conhecer mais um blog. Fico grata aos dois!

Boa tarde ao sr.Fred e a todos os participantes do blog o castelo.Quero desde já afirmar que não tenho nada contra este blog ou contra quem quer que seja.Se voces ou o aqui escrevem incomoda muito gente,a mim não de certeza.
Isso deve ser guerras politicas e eu não percebo nada de politica e nem quero nada com a politica.

Agora para esclarecer as coisas de vez,eu publiquei o meu comentário no blog de um amigo meu (malibucola),sempre o fiz sobre outros assuntos sem ser os incendios.Não gostei do sr.Fred ter copiado os meus comentários de um blog para o outro,até porque eu raramente vinha aqui ao castelo e nunca fiz nenhum comentário aqui no castelo até hoje.

Mas se achas que tens esse direito desde já te digo que fiz mais comentários acerca do incendio noutro blog (fotografiasempre),porque não vais lá copiar os meus comentários aqui para o castelo.

Eu sei que estamos na internet e que qualquer pessoa pode ler as minhas palavras,mas devem ler as minhas palavras nos blogs onde eu escrevo e não onde não escrevo.Foi apenas esta a minha chamada de atenção ao sr.Fred.

Desde já me despeço desejando uma boa continuação a todos.

Um abraço.

Pipas.

Copiar é uma coisa, referir é outra. Eu referi os comentários aqui, apontando o link para o blog original. Chama-se a isso, transparência. E o blog Fotografia Sempre, já aqui foi referido várias vezes, incluindo também as suas excelentes fotografias. Fica aqui o link. Ah, e podem 'copiar' à vontade o que se escreve no Castelo, desde que refiram a fonte. Este blog tem uma licença Creative Commons. Abraço.

Bem, chego agora de férias e vejo no que o meu blog (Malibu Cola) andou metido...
Em relação a este assunto específico, já deixei a minha opinião expressa no comentário original do meu Blog.
Quanto ao "publicar" fotos/posts de outros blogues, sou todo a favor, pois concordo plenamente com o que a Teresa aqui disse.
Desde já deixo ao Fred a "autorização moral" para que possa, se assim o desejar, "publicar" material do Malibu Cola ou até do Semcasaco aqui n'O Castelo. Se ele achar que merece, como leitor assíduo deste blog, ficarei até orgulhoso... ! Quanto às palavras não escritas por mim (comentários), isso ficará à consideração de cada um, como foi no caso do Pipas.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38