A limpeza coerciva das matas...

| 7 Comentários | No TrackBacks
A ler, este artigo de Pacheco Pereira:

UMA MEDIDA COMPLETAMENTE IRREALISTA E INAPLICÁVEL ...: "Alguém acredita que um estado, um governo, que assiste indiferente ao lançamento proibido de foguetes, com completa impunidade, uma actividade pela sua natureza impossível de esconder, em distritos com risco máximo de incêndios, e com quarenta graus de temperatura, pode obrigar alguém a uma actividade tão cara, - sim meus senhores, porque é cara, - como seja ter as matas limpas? Alguém acredita que um estado, um governo, que permite, de uma ponta à outra do país, a actividades ilegais na exploração de inertes, e que não fecha uma pedreira, pode obrigar á ‘limpeza coerciva’, sem ter uma polícia própria para os matos e brigadas de limpeza com mais gente do que todo o pessoal municipal hoje existente? Sem outra economia, sem outro ordenamento, sem outra política local? Só para se perceber porque razão é que o problema é em primeiro lugar de autoridade do estado, podemos ir aos exemplos do que podia ser feito e não se faz. Já algum director de um Parque Natural foi demitido porque o seu Parque não estava limpo? Não, por duas simples razões: uma, porque em muitos casos a sua nomeação é política e é intocável pelo partido que lá o colocou; noutra, porque ele dirá que não tem meios, nem dinheiro para o fazer e provavelmente está certo. Já alguma Comissão de festas foi responsabilizada pelo lançamento proibido de foguetes, apesar de isso ter acontecido por todo o lado nas festas deste Verão? Não, porque o lançamento de foguetes é popular, estamos em vésperas de autárquicas, e sem foguetes, dezenas de fabriquetas de pirotecnia entrariam na falência na nossa frágil economia. Fecha-se os olhos. Todos sabem, ninguém actua. Vamos ter mais legislação perfeita e inaplicável, para boa consciência dos governantes. Somos o país da legislação perfeita (já leram a legislação sobre pedreiras? É aplicada nalgum sítio? Onde está uma pedreira recuperada depois do fim do período de extracção? Onde o estado (e o governo) não faz o que já pode fazer, para nos enganar, promete o que não pode fazer."

(Via ABRUPTO.)

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/842

7 Comentários

Penso que, apesar do artigo ter autor, quem o publicou se revê, um pouco (para ser simpático e não dizer totalmente) no artigo do PP.
Digo isto porque, a bem do aqui tão apregoado e viementemente defindido (através de uma retórica -simples e simplista- tão 'atraentemente' de esquerda) nunca cá vi publicado, a não ser em tom de escárnio, um artigo do DC... mas posso estar errado!
Então, vocemesses, tão doutos e brilhantes, não sabem que é proíbido laçar foguetes na époda de incêndios? Não sabem que a 'limpeza' do mato compete aos particulates, que a devem fazer valer através de recursos judiciais? Ou querem que o estado interevnha em propriedade particular, qual lei das sesmarias?
A vossa retórica, tipo BE, pega. Infelizmente pega em cabeças que têm a mesma inteligência onde pega a retórica do outro socialismo... do nacional.
A crítica é sempre boa, principalmente se for alicercada e construtiva... Agora o bota-a-baixo daqueles que vendo os pinhais a arder andam a tirar fotografias para colocarem na net... francamente! É porque, meus amigos de Golf TDI, TV Cabo e internet de banda larga, nunca vos ardeu nada!

1) Publiquei o artigo do Pacheco Pereira porque concordo na íntegra com tudo o que escreveu.

2) Quem é o DC? Aqui publicamos artigos de toda a gente, desde que os seus autores se identifiquem. Se quiser publicar o seu próprio artigo, pode enviar por e-mail o texto para [email protected].

3) É proibido lançar foguetes mas a lei não é respeitada em Portugal.

4) A limpeza do mato compete aos particulares, sim senhora. Ou pelo menos, devia.

5) Sou contra o Estado limitar direitos de propriedade a privados e recuperar a Lei das Sesmarias é pura demagogia. Curiosamente, a Lei das Sesmarias foi defendida por David Catarino. Será este o seu DC?

6) A minha retórica tem tudo menos a ver com o BE ou outros partidos de Esquerda. A dos outros, bom, cada um é responsável pela sua. O Castelo é um espaço plural, de livre discussão.

7) Meter fotografias na Net não é bota-abaixo, é revelar os acontecimentos tal como aconteceram. Doa a quem doer. Tal não acontece em muitos jornais locais.

8) Dizer que É porque, meus amigos de Golf TDI, TV Cabo e internet de banda larga, nunca vos ardeu nada!, revela um moralismo do mais jacobino que possa existir, bem ao jeito de alguns socialistas e do bloco de esquerda. É a mesma coisa que proibir os outros de falar de aborto só porque não tem filhos. Afinal, quem é que está a ser demagógico?

daqueles que vendo os pinhais a arder andam a tirar fotografias para colocarem na net... francamente!

por falar em populismo, eis um belo exemplo.

ja' agora, a pessoa em causa e' foto'grafo profissional, era suposto fazer o que^? compreendo que desse mais jeito 'a entourage do psd/ca^mara de oure'm que ele tirasse fotografias aos passarinhos ou 'as florzinhas...

Fred, tens um Golf TDI?

Infelizmente o Pacheco Pereira tem razão toda.
Eu lembro-me, para exemplo, da lei que dava um prazo de 7 anos para que se acabassem com as barreiras arquitectónicas em todos os edifícios públicos. Terminado o prazo em 2004 quem o cumpriu? Quase Ninguém. Nem o próprio estado apesar de ter as associações de deficientes sempre a lembrá-lo. A Câmara de Ourém também não.

Qualquer deficiente de qualquer parte do mundo ao ler a nossa legislação deve até pensar que cá os deficientes vivem no paraíso …

Leis não custam nada a fazer … devemos ser o país campeão da produção legislativa e dizem que muita dela até é de alta qualidade. Implementá-las é que é o nosso problema.

No que diz respeito à limpeza das florestas e pinhais … eu até nem me importo de mandar os que tenho. Mas não me mandem leis, mandem-me pessoal para o fazer porque não sou camponês, não percebo do assunto, tenho outra vida, outra profissão ….
Onde é que ele está? Onde é que o vou procurar? Ao governo, à Assembleia da Republica? Às sedes dos partidos? Onde, digam-me os comentadores deste tópico!

para quem ainda achar que a limpeza coerciva defendida por david catarino faz todo o sentido, recomendo a leitura deste artigo no pu'blico (via blasfe'mias).

... (gramde porcaria) ...

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38