JS Ourém denuncia descarga de entulho da STL

| Sem Comentários | No TrackBacks

Segundo informação que recebemos da JS Ourém:

Em 17 de Dezembro de 2004 o Secretariado do Núcleo de Ourém emitiu um Comunicado que foi divulgado nos órgãos de comunicação social do Concelho, relativamente à área envolvente da empresa STL. O referido comunicado dizia:
O Secretariado do Núcleo de Ourém deslocou-se à localidade de Escandarão, freguesia de Atouguia, junto às instalações da STL, onde estão estacionados os veículos de recolha de resíduos sólidos e os contentores de lixo. Como é sabido a STL é a empresa responsável pela recolha de resíduos sólidos urbanos. Nesta visita, constatámos que houve uma descarga de “entulho” e outros resíduos dentro do terreno da referida empresa e mesmo ao lado dos seus edifícios (conforme é visível nas fotos que anexamos).

Questionamos como é que é possível a empresa responsável pela recolha de lixo aceitar ou depositar detritos deste género nos seus próprios terrenos.
Estas instalações da STL estão juntas a terrenos agrícolas, num vale por onde circulam águas das chuvas, proporcionando a contaminação dos terrentos a jusante destas instalações.
Queremos saber qual é a posição da Ambiourém face a esta situação. A Ambiourém colocou publicidade nos jornais, chamando a atenção para este tipo de situações, com fotografias de “entulho” espalhado em terrenos indiscriminadamente, com a seguinte pergunta: “Foi você que fez isto?”. Neste caso, os fiscais do ambiente sabem quem fez esta situação. Estão aqui as provas! Façam justiça! A população exige isso! A lei obriga-o!
Volvidos 5 meses, e como a situação permaneceu na mesma, o Secretariado do Núcleo de Ourém enviou a seguinte carta ao vereador do ambiente da Câmara Municipal de Ourém.

[Link para Artigo Original e demais fotografias]

Ex.mo Sr. Vereador
Pelouro Ambiente da CMO
Largo do Município
Câmara Municipal de Ourém
2490 Ourém
Assunto: pedido de informação sobre detritos/entulho no concelho.
Em 17 de Dezembro de 2004 o Núcleo de Ourém da Juventude Socialista denunciou, através de Comunicado publicado em vários jornais do Concelho de Ourém, a presença de detritos/restos de construções nos terrenos da Empresa STL, na localidade de Escandarão/Ourém.
Constatámo-lo e registámo-lo através de fotografias. Volvidos 5 meses a situação permanece inalterável.
Estranhamos o facto da empresa responsável pela recolha de resíduos no nosso concelho ter nas suas instalações esse tipo de detritos. Aliás, não compreendemos como é que a empresa STL parece aceitar ou pretenda utilizá-los como entulho para preencher aquele espaço.
Qual é a opinião do senhor vereador responsável pelo pelouro do ambiente relativamente a esta situação?
Existe alguma comunicação dos fiscais do ambiente da Câmara Municipal de Ourém, relativamente a esta situação? Ou será que eles ainda não constataram esta ocorrência, que existe há mais de 6 meses?
Será esta situação legal, face à legislação em vigor?
Informamos que iremos divulgar esta nossa diligência junto do senhor vereador, aos órgãos de comunicação social, visto que este assunto, por nós denunciado, já é do conhecimento público há mais de 5 meses.
Pede deferimento.
Ourém, 28 de Maio de 2005

Até à presente data a JS não recebeu qualquer resposta da Câmara Municipal.
As fotografias que aqui publicamos foram tiradas na STL, hoje, dia 21 de Julho de 2005.

Aqui podemos constatar que são efectuadas lavagens neste local, sem nenhum cuidado, ou respeito pelo ambiente.
Porque é que a Câmara Municipal não actua neste caso?
Até quando esta situação permanecerá impune?
Onde estão as contra ordenações efectuadas, ou não, pelos fiscais do ambiente da Câmara Municipal?
Apelamos à divulgação destas fotografias e desta situação junto de todos aqueles que se preocupam com o ambiente, e que desejam que as empresas que são pagas com os impostos de todos nós para prestar um serviço público, sejam as primeiras a respeitar a legislação e o meio ambiente.
Quanto ao silêncio da Câmara Municipal e do Sr. Vereador, só temos de lamentar.
Até nos questionamos, como é que é possível estas situações permanecerem em vésperas de eleições autárquicas…

Link para o artigo original e mais fotografias no blog Ideais Jovens.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/773

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38