Estádio Municipal?

| 21 Comentários | No TrackBacks

Chegou-nos por e-mail as perguntas de Francisco Santos:

Caros leitores gostaria de colocar no ar uma questão/esclarecimento :
Li na ultima ediçao do "Noticias de Ourem" do dia 10 de Junho, um artigo sobre o Centro Desportivo de Fátima acerca da nova epoca, em que a sua nova casa para a próxima época seria o Estádio Municipal de Fátima.....????
Entao mas Fatima é concelho??? Nao será isto uma afronta e pouca consideração e em parte falta de respeito para e aos ourienses um estádio em Fátima ter o nome de Municipal? Poderá ser chamado assim?? Quando nem a sede de concelho conta com um estádio?? Gostaria que me esclarecessem ou então que pensassem neste assunto..

Francisco Santos

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/704

21 Comentários

Quando Ourém tiver uma equipa à altura poderà ambicionar por um estàdio, na sede de concelho. Chama-se estàdio municipal provavelmente porque a comparticipação da camara na sua contrução deve ser maioritària, não? Jà agora não é Fàtima a maior cidade do concelho?

A maioria dos Oureenses so olha para o seu umbigo, por acaso Fàtima não faz parte do concelho? Qual é o problema do estàdio Municipal ficar em Fàtima, de onde é o clube cuja equipa de futebol do concelho concorre no mais elevado escalão da competição?

fátima não é município. mas o estádio é municipal. não vislumbro qualquer motivo de celeuma. para além disso, enquanto munícipes, os fatimenses são oureenses.

Se querem propor um Campo de Golfe de Fátima em Caxarias, porque não dar o nome de um Estádio Municipal de Ourém em Fátima? Já agora porque é que dinheiros públicos servem para fazer estádios para um clube privado os usar? Porque é que o Centro Desportivo de Fátima não paga o estádio? E os putos do hóquei da juventude Ouriense podem lá jogar? Aquilo servirá também para aterrar o helicóptero do Papa?

Qual e o problema de dar o nome de Fatima, pelo menos toda a gente conhece, nao e! Agora Ourem, alguem sabe onde fica?
E uma boa estrategia de marketing.

Ja pensaram em por Campo de Golfe de Caxarias... Alguem sabe onde e Caxarias? Agora se poserem, Campo de golfe de Fatima em Caxarias... Ha ja sei, fica proximo de Fatima, buta lah!

O que é que um campo de golfe tem a ver com os pastorinhos? O que é que o futebol tem a ver com Espirito Santo? Porque é que não fecham Fátima e entregam o altar do mundo à gestão do Vaticano?

Ourém começa/acaba em Espite e começa/acaba em Fátima. Começa/acaba em Alburitel e começa/acaba em Formigais.
Tudo isto é Ourém, ie, tudo isto é município de Ourém, ie, tudo o que a câmara faz nalguma dessas localidades é municipal.

Não me preocupo com nomes de estádio.
Podem-lhe chamar "Municipal de Fátima","Campo da Caganita", o que quiserem.
Acho bem que Fátima tenha um bom estádio, até porque disputa campeonatos nacionais. Não tenho inveja nenhuma de Fátima.
Diz TP, "que quando Ourém tiver uma equipa à altura poderá ambicionar por um estàdio, na sede de concelho".
Caro TP, não deve saber, (talvez por causa do seu umbigo, e como você penso que muita gente não sabe), em Ourém, também há quem dispute campeonatos nacionais. A Juventude Oureense está a disputar o apuramento à PRIMEIRA DIVISÃO de hóquei em patins.
Será que o barracão onde jogam tem condições? Será que a J.O. e quem vai apoiar os jogadores aos sábados à noite não merecem mais?
A título de curiosidade: Tomar tem um Pavilhão gimnodesportivo novo, com capacidade para cerca de 900 lugares sentados.
Não me preocupo com o que os outros têm, preocupe-me com o que não temos e deveríamos ter.
(Não me falem no pavilhão do Caneiro que me dá vómitos).

Interessa?

Claro que interessa, ai esta um argumento digno de um Oureense. Afirmando que eu nao sabia aquilo que sei, e como sei dou-lhe toda a razao. Penso que o mais importante e defender e lutar pelas melhores condicoes, para os desportistas do concelho quer sejam de Ourem, Fatima, Freixianda, etc... etc... Agora, devemos denunciar as necessidades, mas nao na base do que se fez ou faz em prol de outras associacoes desportivas(isso nao passa de egoismo provinciano, sem sentido). Dai, considerar ser importante a construcao de um pavilhao gimnodesportivo em Ourem. Aqui fica o apoio de um municipe de Ourem fatimense.

Desculpem lá, amigos, mas não resisto a meter a colher(ada). Aliás, em tema que muito me diz. Há décadas.
A questão (essencial!) parece-me ser esta: a que política autárquica - para o desporto, para o associativismo, para a juventude - corresponde a criação daquele estádio municipal? Que seja ele de Fátima ou de S.Jorge sempre seria municipal, mas a questão parece-me ser: a partir de que aplicação de meios para essa política - se ela existisse... -, é aquela instalação, com aquela dimensão e ali?
Ainda na última AM um "deputado municipal", o prof. Ferraz, levantou pertinentemente a questão +/- nestes termos e teve a resposta esperada: aos costumes foi dito nada e provocou muita irritação em quem se julga tão dono do concelho que não tem que ter política e menos ainda, se a tivesse, que a partilhar com outros.

Caro S. Ribeiro,

Eu respeito a sua opinião, apesar de não concordar com ela. A localização do estàdio é muito boa, a obra é interessante. Esta obra faz parte de um projecto para o desporto em Fàtima, pode-se discordar da dimensão etc... etc... Mas é sabido hà algum tempo que o Centro Desportivo de Fàtima tem a ambição de subir à liga de honra, sendo assim parece-me adequada a obra em causa. Também deve concordar comigo, que a localização do antigo estàdio era insustentàvel, devido em parte ao urbanismo realizado nas suas pro'ximidades, falta de plano urbanistico, o'bvio, mas ainda se vai a tempo de corrigir o que està errado. Dai concordar com a localizaçao naquele local em Fàtima. Quanto a um projecto de desporto e associativismo para a juventude a nivel municipal, não conheço. Em relação à freguesia de Fàtima, este plano està a ser preparado... o que de certa forma serà parte do plano municipal, pois é necessàrio o apoio da câmara. Reconheço, devido ao conhecimento que tenho, que muitas associações e clubes do concelho necessitavam de mais apoio.

TP, não me parece que nós sejamos accionistas do Fátima. Digo nós porque o dinheiro que a câmara gasta é nosso. Digo accionistas porque a câmara não tem que financiar aspirações de outros.
Afinal, a Juventude já está na primeira liga e treina no tal "barracão" e o Fátima, que quer subir tem casa nova?
Mas que crítério é este?
(a pergunta é retórica: o critério é eleitoralista!)

Ora nem mais, caro Otelo. E por falar em investimentos públicos para favorecimento apenas de alguns, a dívida da Câmara ronda os 27.4 milhões de Euros em 2004. Se dividirmos este valor pelo número de habitantes do concelho (46.196 segundo os Censos de 2001), cada oureense ficou a dever o ano passado apróximadamente 593 Euros. 593 Euros por cabeça para construir um Estádio Municipal do Desportivo de Fátima, para pagar 3x mais pelo preço da água, para ter ruas esburacadas na cidade de ourém, para ter um cinema que fecha em agosto, para ter um agroal às moscas, para ter um centro de saúde com mau serviço, para ter uma vergonha de esquadra de polícia, para em certas zonas não haver saneamento básico, para pagar para ver o Tony Carreira, para esperar que um supermercado faça uma rotunda numa corredoura, por terem acabado com a feira de sta iria, por não se conseguir circular em Ourém durante a semana. Mas nem tudo é mau, vamos ter um Parque linear novo! Só espero que tenha gente e espero que seja gerido melhor que as piscinas, cinema, cn e outros.


Algumas das criticas são justas! Alguns argumentos são bem utilizados! Mas hà outros...
Não se pede que sejam accionistas do Fàtima, mas o CDF é uma associação desportiva que engloba Futebol Sénior (equipa de futebol) e juvenil (formação) com cerca de 200 atletas (maioria jovens) e cujo interesse para a cidade é reconhecido por quase todos os fatimenses. Portanto o CDF não é uma SA como o SLB ou SCP ou FCP ou ...

Infelizmente a Juventude Ouriense tem màs instalações. E justo reinvindicar, e como jà referi têm o meu apoio.

Agora, vejamos a divida da Câmara, todos falam do estàdio em Fàtima (pelos comentarios causa total das dividas da camara) , mas ninguém fala que essas dividas tambem são devidos a inumeros investimentos realizados em Ourém. Vejamos, Centro de Negocios, Piscinas Municipais, Cine-teatro... todas estas obras são de grande envergadura. Em Fàtima conheço apenas um investimento desta natureza, o novo estàdio. Os censos de 2001 são referidos para fazer um calculo da divida de cada Ouriense (corrijo o numero: população residente no concelho de Ourém 46 216), pois bem segundo os mesmos censos a freguesia de Fàtima tem 10302 municipes, que corresponde a 22.3% da população do concelho (quase um quarto da população, quase tantos municipes como a soma das duas outras maiores freguesias do concelho - 25.8%). So em termos de comparação, a freguesia de N. S. Piedade tem segundo os mesmos censos 6712 municipes (14.5% da população). Portanto, não vejo qual o problema de contruir um novo estàdio em Fàtima, ou os Ourienses apenas querem investimentos em Ourém, e que os fatimenses contribuam com as suas contribuições e nada recebam em troca? Hà que redistribuir. Os fatimenses também gostariam de ter umas piscinas municipais ao lado de casa, mas não é possivel. Felizmente os jovens podem usufruir das piscinas dos colégios.

Quanto ao circular em Ourém durante o dia, bom, em Fàtima não é melhor, com a desvantagem de ser quase impossivel estacionar o carro para comprar o jornal ou tomar um café ao fim de semana. Nunca tive esse problema em Ourém, dai até preferir por vezes ir até Ourém tomar o café porque é mais sossegado.

Portanto, hà que redistribuir por todas as freguesias e lugares do concelho.

O concelho de Ourém é bonito, e tem muitos espaços(e patrimonio) interessantes. E por isso é nosso dever, lutar pela preservação e manutenção desses espaços!

Caro TP, em primeiro lugar os seus comentários revelam inteligência e conhecimento. Saudo-o por isso. Compreendo os seus argumentos, mas já reparou que apesar dos impostos que os ourienses pagam (fatimenses incluidos, como é óbvio), ainda tenham que se endividar cada um em 593 Euros em 2004 para uma série de obras que se formos a ver bem, não eram prioritárias? Dei uma série de exemplos que me parecem pertinentes. O sr tem concerteza mais visão e saberá melhor que eu dos problemas de Fátima, mas não acha que era mais importante resolver problemas de trânsito na sua cidade, estacionamento, ordenamento urbano, espaços verdes, escolas, parques do que um estádio de futebol a ser usado por uma equipa que aspira a ser profissional? E o Desportivo de Fátima representa toda a população de Fatima, os tais 20% do concelho? É óbvio que o Desportivo de Fátima pode também ter associados de todo o concelho, sei disso. Mas o que acha que os oureenses vão pensar? Ficaram a dever 593 euros e nem uma estrada principal como a dos bombeiros voluntários é alcatroada? O que acha mais prioritário? Um estádio de futebol ou arranjar maneira que uma pessoa tenha a garantia que todos os dias tenha água para tomar banho em casa? O sr falou das obras de grande envergadura, tal como as piscinas, o cine-teatro. Mas, pergunto eu, as obras só por sim, o betão não serve ninguém. As obras tem que ser utilizadas pelas pessoas. Sabe que eu tenho um filho numa escola que quis fazer a festa de Natal dos miúdos no cine-teatro, pediram cinquenta ou sessenta contos por uma tarde. Sabe o que fez a escola sem fins lucrativos? Foi para Fátima fazer a festa porque lá teve um espaço doado. E pergunto outra vez, eu paguei impostos em 2004 e já comecei a pagar em impostos os 593 Euros a mais pela dívida da câmara em 2004 para o meu filho que é de Ourém ter que ir a Fátima porque a Câmara Municipal não perdoa os 50c a uma escola. É isto o serviço público? Não me venha falar em obras de grande envergadura.

Caro TP,
Numa coisa estamos de acordo: o CDF tem mérito, sobretudo desportivo. A JO tb o tem.
A diferença, aos meus olhos que estão menos por dentro da máquina que os seus e que por isso podem sofrer de miopia ou estigmatismo, é que há associações com um palmarés muito mais invejável que o Fátima que continuam a "amanhar-se" com a boa vontade dos seus dirigentes e associados.
Ou não será verdade que a JO tem mais curriculum e menos condições? Ou as equipas de cross do norte do concelho?
Será estigmatismo/miopia minha, ou o critério será a necessidade eleitoral e não o mérito desportivo?
Afinal Fátima tem cerca de 1/4 da população do concelho, uma tendencia eleitoral centrista, fissuras na estrutura laranja local, um moviemnto independente com massa crítica e capacidade mediática para fazer mossa...
o investimento é necessário, disso ninguém duvida. É o critério da sua atribuição que nos turva a visão.
E nem sequer estamos a falar do pavilhão, num lugarejo perto do Vilar, que já está concluído à um ano e que ainda está por estrear...

Insisto, para que fique claro: a meu ver, a questão é a de haver uma política autárquica para o desporto ( e uma estratégia global para o concelho). Por favor, não aproveitem a sub-questão da localização do que quer que seja para atear uma guerrilha bairrista, uma rivalidade entre os fatimenses e oureenses! Fátima e Ourém pertencem ao mesmo concelho. E se já não pertencessem continuavam a ter o dever de ser solidários regionalmente. Como Ourém e Leiria, como Ourém e Torres Novas, como Ourém e Tomar (exemplo aqui surgido: Agroal)

Vejam Tomar, acabou de construir dois pavilhões Municipais, está a reconstruir o Estádio Municipal, tem um Complexo Desportivo dos mais modernos de país, tem um campo sintéctico de futebol 7 para as camadas jovens e o presidente da câmara (PSD) quer avançar com a construção de dois campos, um relvado natural e outro sintéctico, nas proximidades do Politécnico.
Vejam Torres Novas, tem nas proximidades do estádio, dois pavilhões, um deles vai ser alvo de obras e outro vair ser demolido para dar lugar a um centro de treinos de Ténis. O campo de treinos junto ao estádio vai levar relva sintéctica. O novo Palácio dos Desportos está em fase de conclusão, as construção das novas piscinas vai avançada, há um pavilhão municipal em Riachos, que já recebeu jogos internacionais, tem um pavilhão alvo de obras e está como novo em Moreiras Grandes, na Freguesia de Assentis, e em Assentis, há um campo de futebol relvado, assim como em Riachos.
No concelho de Ourém, é construido um pavilhao no Caneiro, que agora está a levar arranjos exteriores, o Estádio Municipal em Fátima é bem construido, o CD. Fátima merece, o Campo da Caridade vai levar sintéctico, o Campo do Operário já levou. Aqui só se vê campos de futebol, será que no concelho de ourém não se praticam outras modalidades??

Meus caros,
Porquê em Fátima?!
Trata-se de um complexo de ordem desportiva que visa promociar a prática do "desporto rei" no concelho, assim, como qualquer outro estádio Municipal, e olhem que há muitos por este país fora.
Porquê em Fátima?!
- Fátima é a maior cidade do concelho.
- O CDF é a equipa mais competitiva do Concelho, assim, como a que apresenta mais história.
- Fátima é, deveras, conhecida.
- Apresenta excepcionais acessos em nada comparados com os apenas razoáveis da Cidade de Ourém.
- etc.
- etc.
- etc.

Não entrem e litígio por causa de tal assunto. Tal não o merece.
Trata-se de um complexo capaz de vir a benificar, em muito, o respectivo concelho.

Aquele abraço.

Mas tantas guerras para que?
Nós oureenses já estamos habituados a que tudo vá para Fátima,sempre foi assim e sempre será.Daí a minha vontade expressa para que Fátima passe a concelho o mais rápido possivel.
Fátima é conhecido pelas suas religiões e os seus milagres,mas a verdade é que Fátima pertence a Ourém e não é Ourém que pertence a Fátima.
Quanto ao estádio municipal ser na Eira da Pedra mais ridiculo não podia ser isto quando a Camara Municipal tem o terreno no Carregal que dava bem para um estádio municipal,um pavilhão municipal com condições pa todas as modalidades e para um centro de estágio.Mas é claro em Fátima é melhor.
Quanto ao C.D.Fátima estar nos escalões nacionais e disputar s acesso há liga de honra isso é normal.
Agora experimentem dar ao Atlético Ouriense os mesmos apoios e as mesmas condições para ver se o Atlético também não chega aos campeonatos nacionais.
Em relação ao campo de golfe de Fátima em Caxarias essa é outra anedota com imensa piada,mas pronto é assim,nem vale a pena comentar porque Fátima toda a gente conhece e Caxarias não.
Olhem para a parte norte do concelho?
Agora também já é conhecida,ardeu e continua arder tudo e também já apareceu na tv e nos jornais.Já não é só Fátima que é conhecida.
Eu sou Oureense e com muito orgulho,agora Fátima deve muito a Ourém e Ourém deve pouco a Fátima.
Um abraço.

sabem kual a melhor coisa de ourem ??
a estrada k vem pa fatima..he he...ourem nao xega aos calcanhares de fatima...a unica coisa k ourem tem a + k fatima e estupidez...ourem sem fatima n e nada metam isso nas cabeças...tenho dito..

saudaçoes fatimenses..
ps: em k lugar ta o ouriense no futebol??
e k so conheço uma ekipa no concelho k e profissional CENTRO DESPORTIVO DE FATIMA.

Estimado Hugo! Parece-me que andas um pouco perdido! Em primeiro lugar deixa-me dizer-te que o facto de usares e abusares da letra "k" denota desde logo alguma infantilidade pelo que é compreensível o tom ingénuo do teu comentário, em segundo lugar, quando tiveres alguma coisa interessante e útil para dizer então cá estamos para te prestar atenção. Doutra forma, os teus comentários são mais adaptáveis ao Record ou ao 24 Horas!
Abraços,
Pedro Lopes

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38