Horário (in)flexível da Biblioteca Municipal

| 18 Comentários | No TrackBacks

Pois bem, é uma profunda ‘gaf’… Ou a folha informativa da biblioteca está mal, ou o site da Câmara desactualizado? E isto se a biblioteca teve alguma vez o horário, que o site informa… A resposta óbvia é sem dúvida a segunda, pois claro… Depois da observação… a opinião! Isto continua incrível. Aliás mais incrível do que aquilo que imaginava… Eu, que até estive enganado durante meses no fim de consultar o site, agora deparar-me com um horário ainda mais reduzido daquele que tinha em mente.?.. O trabalhador normal tem o seu activo das 9 horas às 19 horas, com cerca de 1 hora e meia de almoço. Agora digam-me onde é que este horário encaixa na miséria de horário, de 2ª à 6ª feira, imposto pela Câmara? Ah! É que nem o ininterrupto ajuda, pois ninguém gosta de passar um dia sem almoçar (que tenha conhecimento).
Não admira por isso, estar quase sempre ‘às moscas’… Ainda para mais, tive de aproveitar o 13 de Maio, ponte em Fátima, para percorrer aqueles corredores vazios (estava eu e mais duas pessoas). E fico eu assim, à espera, de comentários susceptíveis de concordar ou discordar, pois fomos feitos à imagem da comunicação e da investigação!

Via Soft Culture, pelo Nuno Silva.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/688

18 Comentários

A inflexibilidade não será unicamente do horário que, indubitavelmente, se encontra descrito de forma diferente em duas vias oficiais de comunicação: o site da câmara e a tão mal fotografada à socapa porta da biblioteca municipal, mas também do “ofendido” que regista uma questão de importância reduzida, própria de que não tem nada que fazer. Enquanto utilizador regular da biblioteca, permita-me que lhe dirija algumas palavras escolhidas com um certo rigor: “às moscas”?!! – Considera-se V.ª Ex.ª por acaso um insecto desse calibre ou está à espera que as pessoas que, como eu, frequentam de forma quase diária aquele estabelecimento público tenham por ambição a mesma de V.ª Ex.ª de pairar uns metros acima do solo e pousar em tudo o que é sujo e nojento? Concerteza que não. Saiba o Sr. que há dias em que a biblioteca regista menor afluência, isso é normal, quase tão normal como a baixa afluência de neurónios no cérebro de V.ª Ex.ª que não permitem que até algo tão básico como isso compreenda. Quanto ao facto de o trabalhador normal ter o seu activo das 9h às 19h, concerteza não é o seu caso, nem o “trabalhador” nem o “normal”, dado que, se assim fosse, não se limitaria a expor uma “gaffe” mas também a respeitar o trabalho dos outros que não se coaduna com o privilégio que V.ª Ex.ª tem de ser ponte a 13 de Maio em Fátima. Com atitudes destrutivas gratuitas como esta, terá um concerteza um futuro auspicioso, não em Ourém como fez questão de referir noutros ataques, mas sim como mercenário… com horário flexível.

Caro Paulo Moreira, está a dirigir-se a quem? A mim, que apenas referi o artigo escrito em outro blog, por outra pessoa, ou ao autor do texto, o Nuno Silva? Não vou responder a esta pequena provocação porque penso que não é dirigida a mim, no entanto, lamento que tenha que recorrer ao ataque pessoal e mesquinho (como as moscas) para contrapor uma opinião. Em vez de discutir a questão do horário prefere atacar o autor do texto, pessoalmente. Enganou-se no autor do texto. Quando fala em atitudes destrutivas revela pouco tolerância e respeito por outras opiniões, não acha? Já agora, agradeço a sua preocupação quanto ao meu futuro 'auspicioso' em Ourém. Agora não percebi essa de mercenário. Cumprimentos e agradeço a sua visita. Volte sempre.

Ja tinha visto esta denuncia de incongruencia no blog original, que me merece, alias, uma atençao particular.
A reacçao do sr. Paulo Moreira e´ intempestiva e malcriada, com intençao insultuosa pelo que quero manifestar o meu desacordo relativamente ao Fred quando termina com o simpatico "volte sempre". Ha companhias que incomodam... como as moscas. Pelo meu lado, gostaria que nao voltasse, sr. PM, a nao ser que venha com outros modos e propositos, ou seja, civilizados!

Há quem seja assim, infelizmente. Como este Paulo existem muitos. Não aceitam opiniões dos outros e depois vem para cá dizer mal. Assim não. Venham as moscas.

Em primeiro lugar: Sou leitora assídua do blog e nesta 1ª intervenção, quero dar os parabéns a quem concebeu o blog, a quem mantém este espaço vivo e se esforça por o manter "alive and kicking" (desculpem o estrangeirismo!).
Voltando ao assunto, actualmente não frequento de forma regular a biblioteca, mas a triste realidade é que, fosse a fotografia tirada noutra semana, e provavelmente seria outro o horário. O horário da biblioteca é flexível até demais, por várias vezes fui surpreendida por horários diferentes, suspeito (porque não tenho conhecimento directo) que a flexibilidade resulta da disponibilidade das funcionárias!
De qualquer forma, é uma situação que deve ser denunciada, talvez haja alguém que possa acabar com esta (in)flexibilidade.

uma soluc,a~o era acabar com as ditas, que sa~o um assalto 'a luz do dia aos direitos de autor.

Obrigado, Zita.

não sei porquê. gostei da resposta de Paulo Moreira. do nível. do tom. e da dissertação. mas o que é que raio interessa o horário da biblioteca municipal? aliás, o que é que raio interessa a biblioteca municipal? chame-se o guy montag, antes do desvio, para tomar conta da ocorrência. ou, então, às escondidas, leia-se lord of the flies. para se saber o que são isso as moscas.

O excelente uso que o sf faz da ironia pode descamcambar em amostras de cinismo, que dele não é mas de que tambem fará uso... por abuso de ironia.
O que é curioso é que detecto nas gentes (em que me incluo, claro) um certo gosto, ou será necessidade?, de polemizar.
Somos, ou andamos?, nervosos, irritados. E alguns não têm hábito de respeito pelo outro ou, dito de outra maneira, falta-lhes tolerancia, cultura democrática.
Continuemos a treinar que um dia haverá jogos a sério, de que terão de ficar de fora, temporariamente e treinando, os maus jogadores, os que não deixariam que o jogo decorresse com respeito pelo outro e pelas regras democráticas.
Isto sao reflexões talvez a despropósito, talvez porque matinais.
A propósito... Bom dia!
("Bom dia...", disse-lhe ele, resmungando apenas meio-acordado;
"Lá começas tu!...", respondeu-lhe ela já - ou ainda - irritada)

vamos aos factos ...
há horários incompatíveis com as necessidades dos "utentes" como são quase todos os serviços extra aquele em que trabalhamos ... nomeadamente: Finanças, Conservatórias, Câmaras e qualquer loja de comércio dito "normal" ... mesmo os bancos e os correios estão abertos na hora de almoço, o que é óptimo, não fosse o senão de ter o staff reduzido e o serviço ser muito mais lento.
Quando necessitamos de algo, como por exemplo inspecção da viatura, ou vamos na hora de serviço e resignamo-nos a enfrentar um chefe descontente (perdendo o direito aos dias a mais nas férias ) ou "não vamos" e sujeitamo-nos a uma multa que pode ir de 250 a 1.250€ se não me falha a memória
"contra factos não há argumentos" ...diria que há e muitos, porque é disso que se trata ...argumentar quando algo não nos agrada ...uns fazem-no de forma politicamente correcta, outros "com sangue na guelra" nem por isso ...mas é sempre uma forma de "protestar" conta algo que não se concorda ...
por último fica o facto .. será que os funcionários não tem direito ao descanso, há hora de almoço ... sim, porque negar esse direito era cometer o erro de negá-lo a nós próprios! embora esses serviços possam ter horários flexíveis mas nunca o suficiente para agradar a gregos e a troianos !!
Sejam felizes ... se vos deixarem ! ( e se os horários o permitirem )
JVC

Bom dia crianças!

(Uma pequena provocação para "desanuviar" o ambiente...)

O Sérgio Ribeiro tem razão: será que andamos nervosos? Eu sei que a contenda já não é apenas à volta do horário da biblioteca (que desconheço em absoluto), mas vamos lá ter calma, ok?!

A questão dos horários é premente e deveria ter mais atenção por parte dos legisladores, pois talvez pudesse contribuir para o aumento da nossa (infelizmente famosa) produtividade.

Expliquem ao Sr. PM que "às moscas" é só uma expressão utilizada cá em portugal, que tenta exprimir coisas como: sítio pouco frequentado, local com pouca gente, etc... ele pode não saber, temos que dar sempre o benefício da dúvida.

É com um certo desportivismo "bloguista" que encaro os comentários... ao meu comentário. Dou conta que em relação à questão essencial que tentei expressar ninguém se manifesta de forma clara, isto é, se é assim tão importante uma questão de pormenor que pouca ou nenhuma importância tem
De facto, vejo que as minhas palavras serviram apenas para alimentar mentes famintas de polémica. Lamento por isso.

Paulo Moreira, com desportivismo bloguista, lamenta que ninguém se tenha manifestado de forma clara em relação à questão essencial que ele tentou expressar. se se utilizasse o registo que ele utilizou no seu primeiro comentário, poderia dizer-se que a questão essencial que Paulo Moreira tentou expressar é uma questão de pormenor que pouca ou nenhuma importância tem. mas isso, provavelmente, seria alimentar mentes famintas de polémica. pode ir-se por outro caminho.
pelo que me parece, Nuno Silva suscitou duas questões. o desencontro das informações entre o exposto à porta da biblioteca municipal e o exibido no site do município. e o problema do horário de funcionamento da referida bibioteca ser ou não o mais adequado aos seus utilizadores. isto no juízo de Paulo Moreira tem pouca ou nenhuma importância. porquê? não sei. pode ser um problema meu, mas não consegui perceber por que é que, para Paulo Moreira, as questões levantadas por Nuno Silva têm pouca ou nenhuma importância. li e reli o comentário de Paulo Moreira e não detectei qualquer argumento a escorar a sua posição. encontrei, sim, considerações e insinuações sobre a pessoa e a condição de Nuno Silva. o que me parece que nada tem a ver com as questões por ele levantadas. foi por isso que não me manifestei de forma clara em relação à questão essencial que Paulo Moreira tentou expressar.
já agora, para que conste, não conheço Paulo Moreira. e mal, muito mal, sei quem é Nuno Silva. aliás, isto tem pouco ou nenhuma importância. pois as pessoas de um e de outro não são para aqui chamadas. chamadas são as palavras de ambos.

Não estou admirada... Muitas vezes a nossa terra faz destas figuras tristes em relação à cultura...


ora ora ... o que deveria resumir-se á simples constatação de um facto: de que os horários da biblioteca estavam mal referidos, tornou-se algo que nem me atrevo a classificar ( muitos dirão por falta de palavras ).
Enfim ... a minha avô diria "o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita" ...
Interessa o horário da biblioteca, interessa porque é serviço público e como tal deve existir para o servir ... Deveria ter um horário mais abrangente ( além de ser fixo e correctamente divulgado ) ... Mas ( e nestas questões há sempre um mas ), não é isso que se verifica para desgosto dos potenciais utentes ... um erro como dirá a Elvira, que nada abona a favor da tão recalcada cultura.

Que cessem todas as críticas.
Eles já acertaram o horário no sítio da casa amarela. É das 10 às 18.
E isto provou que eles leem o Castelo...

As críticas e os ataques pessoais só atingem se forem verdadeiros, pelo que agradeço ao Paulo Moreira ter dado início a uma 'polémica' que teve como resultado o acerto dos horários da biblioteca divulgados pela Câmara Municipal (segundo o último comentário), primeiro objectivo da minha intervenção.
Fica ainda por resolver o segundo objectivo: um alargamento do serviço público aos vários utentes - trabalhadores, estudantes, 'moscas' - em termos de horário, isto em prol do desenvolvimento cultural da sociedade oureense.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38