Transportes Urbanos

| Sem Comentários

Segundo um comunicado da Câmara Municipal, serão inauguradas até ao final de Julho 3 linhas de transportes urbanos cobrindo as áreas mais populosas do concelho. Espera-se também com a entrada em funcionamento deste sistema reduzir o problema causado pelo trânsito acrescido que se verifica na altura do Verão, dado o afluxo de emigrantes.

Actualização: O comunicado original já não está disponível no site da CMO. Fontes por nós contactadas falam num problema técnico provocado por um elevado número de acessos, e contam ter o problema resolvido nas próximas horas, pelo que mantemos o link neste texto.

Leia em baixo um resumo do comunicado camarário.

O STUCO (Sistema de Transportes Urbanos do Concelho de Ourém) vai compreender as Linhas Laranja; Dourada e Amarela. Todas as linhas terão como estação de início/término a Paragem do Parque Linear, de forma a incentivar o uso dos equipamentos recreativos ali disponibilizados sem trazer para a zona um indesejado nível de poluição causado pela afluência em massa de carros particulares. Para potenciar ainda mais esta medida, os portadores de bilhetes para os equipamentos em causa (cujos preços não foram ainda divulgados) terão 50% de desconto nos títulos de transporte do STUCO.

A Linha Laranja ligará a sede do concelho à zona norte; nomeadamente Matas; Espite; Freixianda e Caxarias/Olival. A Linha Dourada fará a ligação a Fátima, pela estrada velha, de forma a aumentar o número de localidades cobertas e também proporcionar aos utentes um passeio agradável pelo meio da serra. A Linha Amarela ligará Alburitel e os Toucinhos a Ourém, passando por Pêras Ruivas e Lagarinho.

Os preços dos passes intermodais disponíveis para os utentes deverão rondar os €100 mensais, sendo o diferencial coberto pela CMO. Este valor é justificado pelo responsável do pelouro dos transportes como um custo necessário para suportar todos os empregos que vão ser criados pelo STUCO, e penso que todos os Oureenses compreendem que o desenvolvimento tem custos. Estima-se que o STUCO reduza o desemprego em Alburitel e no Bairro de Fátima para valores próximos dos 0,7%.

Para gerir o STUCO será criada uma empresa dependente da CMO, a BusOurém, não tendo ainda sido escolhida a personalidade do PSD local que vai acumular a presidência da BusOurém com um dos outros cargos pelo qual é remunerado na CMO.

Espera-se ainda para hoje uma conferência de imprensa em que serão dados mais detalhes sobre o STUCO, que obviamente O Castelo acompanhará. Continuaremos a actualizar esta entrada à medida que forem aparecendo novos dados.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38