Cortejos de Vila Nova de Ourém

| 5 Comentários | No TrackBacks

É com enorme curiosidade e prazer que tenho vindo a descobrir um pouco de Vila Nova de Ourém, a nossa Vila nos anos 50 e 60 em várias fotografias feitas na época e que foram repescadas e publicadas pelo Luis no seu Ourem Blog. E deparo com fotografias curiosas como a dos cortejos de oferendas aos bombeiros feitos pela população da altura e as viaturas da época. A visita é obrigatória e estas imagens deveriam fazer parte de um património fotográfico daquilo que foi a Vila Nova de Ourém do antigamente. Estas fotografias ao serem publicadas na Internet, fizeram com que este espólio seja automáticamente preservado e disponível para todo o mundo online. Este também é o poder real dos blogs. A publicação directa por e para indivíduos livres com causas e interesses comuns. Verdadeiro serviço público, Luis! Aqui n'O Castelo estaremos sempre disponíveis em publicar fotografias que os leitores acharem por bem nos enviar.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/599

5 Comentários

este é um exemplo de como as novas tecnologias, tantas vezes concebidas como instrumento de aceleração e de encontro com o futuro, servem para resgatar a memória e fazer encontrar os tempos, os de antes com os de agora. no ourém e, agora, também no ourém outrora, o que se tem feito é recuperar testemunhos do passado, inscritos nos mais diversos suportes, e devolvê-los ao presente. fazendo com que se tenha consciência que os novos horizontes, afinal, começaram já lá tão atrás.

Existe um projecto, em curso / desenvolvimento da "ARPO", para efectuar uma exposição denominada "Ourém - Um Presente com Memória".
Esta associação encontra-se a efectuar contactos para a referida exposição.
Qualquer colaboração é benvinda.
A sua sede é na Praça do Município (antigo posto de Turismo).

Rectificação de contacto (email).

Tenho uma grande dificuldade, para não dizer incapacidade, de resistir a desafios destes. Confronto-me logo, no entanto, com alguma desarrumação resultado (objectivo) da quantidade de "material" que tenho acumulado e resultado (subjectivo) de características pessoais de desarrumação e toca-a-tudo.
O facto é que me pus, de imediato, a ver fotos antigas, muitas de cortejos de oferendas desses anos 50/60, e resolvi divulgar algumas (aliás, já o fiz no jornalinho Notícias de Cá) e a maneira mais prática que encontrei (será?) foi a de publicar no blog da Som da Tinta onde todos os outros blogs são convidados a irem repescá-las, e eventualmente criando condições para uma futura exposição e conversa nesse espaço SdaT.
Vou começar por uma amostra que irei publicar já de seguida, que será também um convite para irem visitar tal blog - somdatinta.blogs.sapo.pt - onde todos serão recebidas com muito gosto.

SI vous pouvez m'aider, je recherche le site de l'office de tourisme de vila Nova de ourém ou le syndicat d'initiative car je voudrais connaître toutes les activitées sportives de cette ville. Merci d'avance. URGENT

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38