Aceito

| 4 Comentários | No TrackBacks

Aceito o desafio, Luis, mas aviso já que sou um amador nestas coisas. O mais certo era responder no meu blog pessoal (leia-se, tasca) mas como o convite foi feito ao "Fred d'O Castelo", achei bem publicar aqui. Espero que não vos enfade. Então vamos lá.

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro querias ser?

Pergunta inteligente e logo com um Ray Bradbury para assustar. Mas quase impossível de responder. Talvez gostasse de ser irónico como o Admirável Mundo Novo do Aldous Huxley. Louco e futurista como o Congresso Futurológico do Stanislaw Lem. Ou imparável como o Snowcrash do Neal Stephenson.

Já alguma vez ficaste apanhadinho(a) por uma personagem de ficção?

Apanhadinho? Bem, eu não sou desses. Mas confesso, sinto um fascínio pelo Enoch Root, o misterioso membro do Societas Eruditorum no Cryptonomicon.

Qual o último livro que compraste?

Ah, essa é fácil. Comprei o Pêndulo de Foucault do Umberto Eco.

Que livro estás a ler?

Estou a tentar acabar de ler o Quicksilver, do Neal Stephenson. Só me faltam 200 páginas. É pena os dias terem apenas 24 horas. O problema é que os blogs roubam-me grande parte do tempo de leitura. Manias do RSS.

Que livros (cinco) levarias para uma ilha deserta?

Muito provávelmente todos os da colecção dos Cinco, Sete, toda a BD do mundo, todos do Philip K. Dick (shame on me, só li um), John Le Carré, Philip Roth, Neal Stephenson, Millôr Fernandes, o Cus de Judas do Lobo Antunes que ando para ler já vai uma década. Já me perdi, só podem ser mesmo cinco? E o resto, pago o excesso de bagagem? Posso levar a Playboy?

A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?

Vou passar o testemunho ao Pedro (pfig) e aos danados do Albergue! Façam bom proveito. Porquê? Porque me apetece. :)

E os vencedores são...

There's nothing to winning, really. That is, if you happen to be blessed with a keen eye, an agile mind, and no scruples whatsoever.
Alfred Hitchcock

Ah, como eu gosto de citações.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/620

4 Comentários

Obrigado, caro Fred.
A culpa disto é do Byn_Tex que resolveu deixar-nos este arranjinho enquanto foi fazer férias com as nuvens, as zebras e os leões.
Oportunamente, publicarei no Ourém a sua resposta. Ainda espero a do bispo do POrto (Santa Cita).
Abraço

* coca-cola killer.
* sim.
* 1001 pequenas histórias, vol. 1.
* mão morta, narradores da decadência.
* sem qualquer ordem, o senhor dos anéis; a riqueza das nações; cryptonomicon; the hitchhiker's guide to the galaxy; a divina comédia.
* sou contra estes esquemas bola-de-neve, não passo a ninguém.

* philosophie des geldes, de georg simmel (segis). A Montanha Mágica, de Thomas Mann, ou Crime e Castigo, de Fiodor Dostoievski (Nicky Florentino).
* sim, pelo marsupilami (segis). Sim, pelo Mandrake, pelo Major Alvega e pelo Sandokan (Nicky Florentino).
* don quijote..., com ilustrações de dalí (segis). Critical Citizens e Democratic Phoenix, de Pippa Norris (Nicky Florentino).
* catch 22, de joseph heller, the human stain, de philip roth, e austerlitz, de w. g. sebald (segis). Critical Citizens e Democratic Phoenix, de Pippa Norris (Nicky Florentino).
* ou não ia para a ilha ou levava mais livros. para além da ilíada, da odisseia, da eneida, da bíblia, das mil e uma noites, dos lusíadas, do dom quixote, dos ensaios de montaigne, de crime e castigo, o idiota e os possessos de dostoievski e das obras completas ou integrais de jorge luis borges, mário de sá carneiro, andré franquin, herberto hélder, clarice lispector, maria gabriela llansol, fernando pessoa, antónio ramos rosa, moacyr scliar, bill waterson, em termos de ficção, carregaria, ainda, por exemplo, o bosque harmonioso e o único animal que?, de augusto abelaira; macunaíma o herói sem nenhum carácter, de mário de andrade; não entres tão depressa nessa noite escura, de antónio lobo antunes; timbuktu, de paul auster; les fleurs du mal, de baudelaire; herzog, de saul bellow; partie de chasse, de enki bilal e pierre christin; a queda de um anjo, de camilo castelo branco; le città invisibili e se una notte d’inverno un viaggiatore, de italo calvino; voyage au bout de la nuit, de louis-ferdinand céline; the bridge, hart crane; la divina commedia, de alighieri dante; the great gatsby, f. scott fitzgerald; le dictateur et le champignon, qrn sur bretzelbürg e idées noires, de andré franquin (sim!, volumes repetidos); faust, de johann wolfgang von goethe; photomaton & vox, de herberto hélder; tres tristes tigres, de guillermo cabrera infante; les chants de maldoror, de lautréamont; la guerra del fin del mundo e la fiesta del chivo, de mario vargas llosa; der zauberberg, de thomas mann; cien años de soledad, el otoño del patriarca e amor en los tiempos del cólera, de gabriel garcía marquez; der mann ohne eigenschaften, de robert musil; the satanic verses, de salman rushdie; the merchant of venice, de shakespeare; livro do desassossego, de bernardo soares; le rouge et le noir, de stendhal; gulliver’s travels, de jonathan swift; leaves of grass, de walt whitman. Para mim, estes livros também servem. Acrescentaria apenas ainda todos os livros de Friedrich Nietzsche, Georg Simmel e Michel Foucault e Scienza Nuova, de Giambattista Vico (Nicky Florentino).
* stop. nada mais a declarar (segis). Idem, idem, aspas, aspas (Nicky Florentino).
* na vida não há vencedores (segis). Sei lá. O campeonato ainda não terminou. Talvez o cardeal Ratzinger. Ou o dr. Ribeiro e Castro. Sei lá. (Nicky Florentino).

não tenho a menor ideia de onde estou e de com quem estou falando....
Brasil? Portugal?
de qualque modo, adoraria estar em contato com pessoas que leem Simmel...

abraços
marise

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38