O que é que isso interessa?

| 1 Comentário | No TrackBacks

Pretende a Câmara Municipal, no conjunto das sete cabeças que a compõem, que há "interesse público na relocalização da superfície comercial denominada Intermarché". Há? Provavelmente há. Mas não nos termos em que parece ser pretendido.
Como é sabido, existe uma superfície comercial situada numa parcela de terreno consignado, em projecto, ao futuro parque linear. Neste sentido, surge como interesse público, se for, que o referido empreendimento deixe de estar instalado onde está. Ponto final. Onde essa superfície comercial venha a ser reinstalada, desde que conforme as regras, já nada tem a ver com o interesse público. Tem a ver com o interesse privado. Aliás, convém não esquecer que foi a entidade empresarial implicada que decidiu instalar na Corredoura um complexo comercial que é mais, muito mais, do que aquilo existe actualmente junto ao mercado de Ourém. Escolheu aquele local. Mas podia ter escolhido outro. Por exemplo, podia ter escolhido um terreno que não estivesse dentro dos perímetros classificados da Reserva Agrícola Nacional e da Reserva Ecológica Nacional. Ponto final parágrafo.
Para além desta confusão entre interesses - porventura sintoma de algo inquietante -, o caricato da situação é tal que, em relação à pretenção do promotor de instalar o referido empreendimento comercial na Corredoura, a Câmara Municipal desconsiderou o parecer dos serviços municipais. Mais: recentemente o mesmo órgão, no conjunto das tais sete cabeças, chegou ao cúmulo de invocar um estudo de suporte de um plano em fase de elaboração, o Plano de Urbanização de Ourém, fazendo tabula rasa de um plano já em vigor, o Plano Director Municipal, e de todas as condicionantes inscritas no respectivo regulamento.
Enfim, o planeamento, em acto, serve para evitar este tipo de erros. Em Ourém, que não é um lugar fora do mundo, também devia servir. Se houvesse uma cultura e uma prática de planeamento consequente. Que é o que, na actualidade, a par de uma gestão referenciada, melhor tende a garantir o interesse público.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/507

1 Comentário

A história vai dar sempre ao mesmo. Só não vê quem é cego ou tem "interesses" na obra!

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38