Novo Intermarché na Corredoura, PDM e Imagens

| 9 Comentários | 1 TrackBack

Publicamos neste blog uma série de imagens que nos foram enviadas por leitores identificados e que podem contribuir para dissipar algumas dúvidas. Quem quiser pode tirar as suas próprias conclusões. Cada imagem é uma versão reduzida da original. Para visualizar em maior detalhe, clique na respectiva imagem. Pode fazer download do Diário da República Electrónico nº 301 de 30 de Dezembro de 2002 (pdf, 24.8M) onde está publicado o PDM de Ourém.

Começamos com uma fotografia aérea da zona de construção na Corredoura, tirada em Novembro de 2004:

Este é o PDM de Ourém, com a zona de construção identificada a verde:

PDM de Ourém, carta da Reserva Ecológica Nacional (R.E.N.), com zona de construção identificada a verde. A zona marcada a azul é classificada como Ameaçada pelas Cheias e os traços oblí­quos a vermelho classificam Áreas de Máxima Infiltração.

PDM de Ourém, carta da Reserva Agrí­cola Nacional (R.A.N.), com zona de construção identificada a verde. Os traços horizontais classificam as zonas de Reserva Agrí­cola.

Por último, nova imagem aérea, mas com RAN e REN juntas para melhor comparação:

1 TrackBack

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/501

Há já algum tempo que sigo pela blogoesfera a saga do projecto de construção de um intermarché em Ourém, em zona que é de leito de cheio e integrada na RAN e REN. O blogue o Castelo denunciou este crime... Read More

9 Comentários

Muito esclarecedor. Parabéns Fred. Quanto à pergunta da sondagem, poderia ter sido mais feliz. Mas enfim... opiniões apenas, apenas opiniões.

Acho que, com todo o respeito pela natureza....alguém está se esquecendo do que se tem feito não só neste país mas em todo o mundo no que se trata inclusivé em Barragens construidas e a construir. Quantas vezes rios foram deslocados do seu leito em prol da moderninade sem ir contra a natureza desde que sejam repostas melhores condições para a humanidade tendo sempre em conta a lei da natureza.Quanto á discussão sobre a autorização e as obras iniciadas da nova unidade ITM em Ourém eu acho que não há um "teimoso" sózinho. O homem tem tudo para dar certo e tudo estraga com a sua própria mão. É por isso que neste país nada se faz, ou se faz haverá sempre alguém em nome de não sei quem "aqui del-rei" porque se faz!Será que seria posível deixar tudo como a mãe natureza fez? Seria prevefível deixar terras podres, mosquitos e tudo mais tomarem conta da nossa sociedade? muito mais haveria de ser dito.. apenas deixo aqui com todo o respeito por tudo o que se tem falado sobre este caso. Um bem haja e que reine a serenidade e boa vontade entre os homens...disse!

Uma Dúvida....
O Intermarché será implantado na zona urbana urbanizável do dito terreno. Mas esclareçam-me... Mais de metade dessa área é sobreposta com zona da R.A.N.
Qual a solução miraculosa para ultrapassar? Aliás a zona urbana tem várias situações de sobreposição... O critério vai ser igual para todas? Erro?!

Ao percorrer os caminhos infidáveis da net deparei-me com este site o qual não conhecia, parabens pela iniciativa.

A parte da introdução e sobre a questão propriamente dita já agora deixo mais algumas questões cujas respostas desconheco.

1 - O grupo intermarché Começou os trabalhos tendo aprovação da camara ou não?
2- Se sim qual é a dúvida ou existiu negligência por parte da camara que a meu ver deve caso assim seja indemnizar o grupo intermarché e repor o terreno como estava caso seja possivel.
3- se não o contrário.
FIM DA POLÉMICA

Não venho aqui defender ninguem muito menos o presidente da camara de quem nao gosto particularment, mas ha algumas coisas a ter em conta:
1- O PDM de Ourém ta vergonhoso em todos os aspectos podendo construir-se onde é inimaginavel e vice-versa;
2- A zona de cheia provem desse aberraçao chamada PDM, visto que tamos a falar de um riacho que provocava cheias pq o seu leito nao estava minimamente limpo, operaçao de limpeza que aconteceu apos a elaboraçao do pdm.
3- Se aquela zona inundar nao se poe em risco nenhuma habitaçao, logo nao se prejudica ninguem inocente, prejudica-se sim uma superficie comercial consciente da sua localizaçao.
4- Quanto à RAN, é uma autentica estupidez... Se toda a área que se encontra nessa rede fosse destinada à agricultura a nossa produçao agricola seria 10 vezes superior à actual, e como nos tamos na UE la teria tudo de ir para o lixo...
Conclusão, deixem la construir o raio de centro comercial, afinal de contas nao temos nada do genero, e hoje em dia é isso q atrai pessoas, nao sao museus, nem centros de negocios nem nada do genero.. Só e pena o sr. Belmiro nao querer fazer nenhum em Ourem pra ver se a cidade deixava de parecer fantasma e passava a ter algum movimento aos fins de semana e à noite.. Parabens pelo Blog!

Tiago, um esclarecimento e um facto:

1. O leito de cheia é calculado pela maior cheia dos últimos 100 anos; nada me diz que na altura da última cheia a ribeira não estivesse limpa...

2. Foi a Cãmara Municipal de Ourém (CMO) que elababorou (encomendou a uma agência especializada) o PDM (de parto muito difícil, diga-se) que estabelece regras de ordenamento para toda a gente; se eu não posso, o Intermarché não pode, a CMO não pode, e nem mesmo o Santuário ou o Papa não podem... a isto chama-se igualdade de direitos e deveres perante a lei, que ao existir é (deveria ser) para TODOS. Como esperará a CMO, ou a República Portuguesa, ou a União Europeia, ou a Associação do Pinheiro e da Cabiçalva se, quando elaboram um instrumento normativo, são elas próprias a não o cumprir, ou a favorcer alguém permitindo-lhe que não cumpram as normas, que as restantes pessoas cumpram o estipulado? Poder-se-á esperar isso?

está construido...! e agora? vao deita-lo abaixo nao? precisamos é d uma cidade em crescimento...
ate smpr.

esse negócio é um coco

Existe algum site onde posso consultar o PDM de Ourém?

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38